Você se preocupa com o destino do seu lixo eletrônico?

Olá pessoal! Tudo bem? Hoje vou falar de uma iniciativa muito bacana de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, o Ginásio Experimental Carioca Orsina da Fonseca, na Tijuca, que criou o Blog Orsina Digital que faz um trabalho de conscientização muito consistente em relação ao lixo eletrônico. 
Com a palavra, a professora Maria Cristina Zamith Cunha, que me apresentou essa iniciativa fantástica!
 "O blog é mantido por alunos e ex-alunos. Vale a pena conferir, pois usamos o blog como ferramenta de aprendizagem, no eixo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, tratando da reciclagem do lixo eletrônico". Compartilho aqui  um excelente artigo deste blog que promove uma reflexão importante acerca deste tema tão delicado, vale muito a leitura!

Revista Ciência Hoje faz incrível publicação sobre o e-lixo/ Science magazine Today does amazing publication about e-waste

O crescimento acelerado do uso e a constante substituição de produtos como celulares, computadores e televisores tem gerado uma quantidade de lixo eletrônico de proporções cada vez mais dramáticas - um enorme desafio para o meio ambiente que pode ter, inclusive, graves consequências para saúde humana.

Da produção ao descarte

O que fazer com eletroeletrônicos antigos? A atualização operacional (upgrade) e a doação a organizações não governamentais para fins de inclusão digital são meritórias, mas apenas adiam o problema: um dia o aparelho antigo vai virar lixo...

Deixamos aqui o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe, vocês fazem a diferença! Parabéns e um abraço!

Imagem: Getty images

SOBRE O AUTOR

Daniela Mendes Coordenadora do projeto colaborativo Laboratório Sustentável de Matemática. Mestra em Educação em Ciências e Matemática-PPGEduCIMAT/UFRRJ, Doutoranda em Ensino de Matemática-PEMAT-UFRJ. Professora Regente de Matemática na SEEDUCRJ- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro- Programa dupla escola CEHC. Tutora nas Licenciaturas em Matemática e Física do consórcio CEDERJ.
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Eco-notícias 7331743489563524082

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item