Destaques Matemática e Sustentabilidade: Projeto sucesso da matemática - Professor GeorgeWashington



Olá professores, tudo bem? Hoje gostaria de apresentar a vocês um educador nota 10, que tem feito um trabalho fantástico, ensinando os pequeninos a amarem a nossa querida matemática.

Daqui por diante, o espaço é dele que irá se apresentar a vocês, conheçam o professor George Washington:


Em minha escola tinha um projeto de xadrez que trabalhava com alunos do 1 ao 9 ano, do primeiro ao quinto ano, uma vez por semana 50 minutos em cada sala, e do sexto ao 9 ano era com uma sexta aula não obrigatória também de 50 minutos, Eu entrei para substituir um professor que aposentou, essa aula era meu tormento, pois muitos não queriam, virava bagunça, e eu sai exausto de cada aula. Cada aula era massacrante.


Trabalhei num Projeto chamado Planeta Educação, eu era mediador de matemática, trabalhávamos com jogos nas escolas municipais com alunos do primeiro ao quinto ano, nós que confeccionávamos os jogos, e aplicavam com os alunos 50 minutos, foram dois anos de experiência, e sempre tive muitas ideias, era o sucesso da criançada, lá vem o tio dos jogos.


Montei o projeto adaptado para minha escola, e o mantenedor da escola adorou, e aprovou, já são 3 anos de projeto, hoje é o sucesso da matemática.

Uma vez por semana eu aplico jogos tempo de 50 minutos, sempre com o apoio das professoras de cada série, ela me passa o conteúdo, eu monto todo o jogo voltado para o que as professoras de cada série esta trabalhando, os alunos adoram, trabalho muito com material reciclado adoro uma tampinha, e dai muitas ideias foram minhas, outros peguei pela internet e adaptei o jogo, em sala de aula aplico o mesmo jogo mais de uma vez, sempre digo aos alunos estamos trabalhando a matemática.

Sou professor de ensino fundamental II, mas esta experiência com alunos de ensino fundamental I só tem me tornado um professor melhor no ensino fundamental II.

Seguem alguns exemplos de atividades vivenciadas com alunos e professores:

Jogo com o sexto ano Tabuada da expressão numérica.






Batalha da tabuada com terceiro ano:




Oficina com professores da rede municipal





Jogo Perde e ganha com alunos educação especial:


Agradeço a colaboração e boa vontade do professor George Washington em compartilhar este projeto tão bacana conosco, e fica aqui o espaço e o convite a você, educador que une a melhoria do ensino de matemática à responsabilidade ecológica, entre em contato com a gente, no formulário ao lado, teremos prazer em divulgar o seu trabalho também! Um abraço!!!


UPDATE (17/10/14) Acabamos de receber a notícia de que o trabalho do professor George Washington foi tema de uma reportagem no G1:  Confira a reportagem clicando aqui



SOBRE O AUTOR

Daniela Mendes Coordenadora do projeto colaborativo Laboratório Sustentável de Matemática. Doutoranda em Ensino de Matemática (UFRJ), Mestra em Educação em Ciências e Matemática-PPGEduCIMAT/UFRRJ. Professora Regente de Matemática na SEEDUCRJ- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro- Programa dupla escola CEHC. Professora Tutora nas Licenciaturas em Matemática e Física do consórcio CEDERJ.
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Didática no ensino da Matemática 2838114821323306783

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item