Aprendendo razões trigonométricas no triângulo retângulo com tampa de achocolatado, isopor e papelão!

Oficina: Investigando as razões trigonométricas no triângulo retângulo com tampa de achocolatado!


Olá professor, olá professora! Hoje apresento a vocês a oficina 4 do ICOMEC (1º Ciclo de Oficinas Matemática é Ciência!), ocorrida em 29/05, cujo objetivo foi o de investigar as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo, verificando-as na prática ( a ficha de laboratório desta atividade: Investigando as razões trigonométricas, está disponível para download aqui.)


Prática 1:  No grupão com a utilização do software ReC (software gratuito cujodonwload pode ser feito aqui), fizemos um primeiro reconhecimento das razões trigonométricas através de sua projeção na parede:
·       
Oficina: Investigando as razões trigonométricas no triângulo retângulo com tampa de achocolatado!
Visualização da tela do programa ReC, exibindo a construção elaborada para
a investigação das razões trigonométricas seno, cosseno e tangente.

Applet que reproduz o que foi feito em sala de aula disponível para interação aqui

Prática 2 (Trios):  Utilizando os trios de triângulos abaixo, as tampas de achocolatado previamente preparadas, calculadoras e a ficha de laboratório supracitada, verificamos na prática a veracidade das razões trigonométricas em questão.

Oficina: Investigando as razões trigonométricas no triângulo retângulo com tampa de achocolatado!
Material manipulativo para estudo das relações métricas no triângulo retângulo - versão professor

Oficina: Investigando as razões trigonométricas no triângulo retângulo com tampa de achocolatado!
Material manipulativo para estudo das relações métricas no triângulo retângulo - versão aluno




O OA branco é a versão do professor, e os OA's vermelhos
se constituem na versão do aluno.
OA configurado para o ângulo de 45º partindo da origem.




Conheça o 1º Ciclo de oficinas Matemática é ciência! Oficina IV Investigando as razões trigonométricas no triângulo retângulo
Alunos do CEHC realizando a 3ª prática da oficina

Ao final da atividade os alunos foram convidados a anotar as as suas observações, dúvidas e sugestões fazendo a autoavaliação desta vivência. 

Encerramos esta oficina reproduzindo o videoclipe abaixo visando consolidar o aprendizado construído associando-o a um recurso lúdico e divertido, fechando a vivência com música e sorrisos!






Oficina: Investigando as razões trigonométricas no triângulo retângulo com tampa de achocolatado!
Convite ao professor: Nesta atividade seus alunos terão a oportunidade de perceber a proporcionalidade entre as razões trigonométricas estudadas, fazendo as relações entre os ângulos complementares e suas razões. Para atingir tal objetivo os objetos manipuláveis podem ser um auxiliar importante para você mestre! Pois tornam concretos conceitos antes abstratos facilitando a construção do conhecimento! E para isso você precisará de materiais de custo zero no caso dos materiais reciclados e de baixíssimo custo no caso de materiais comprados, por exemplo, para esta oficina utilizamos tampa de achocolatado, embalagem de isopor de pizza, canetinha, porcas, parafusos e canudinhos, ou seja, além de ser uma atividade extremamente interessante do ponto de vista pedagógico, é uma prática sustentável! Vale à pena! Experimente! Você vai se surpreender com a reação de seus alunos!

Imagem: www.photl.com.

Update 1: Uma sugestão de sequência pedagógica para a aplicação desta oficina está disponível aqui.

UPDATE2: BÔNUS!!!

No vídeo abaixo a turma 1001(CEHC) canta em sala de aula, durante a aula de revisão de conceitos, a paródia apresentada ao final da oficina 4, foi um momento muito divertido e pedagogicamente interessante uma vez que o clima descontraído das aulas permite que a criatividade dos alunos aflore, algo que inegavelmente é imprescindível à construção de um aprendizado significativo!


SOBRE O AUTOR

Daniela Mendes Coordenadora do projeto colaborativo Laboratório Sustentável de Matemática. Doutoranda em Ensino de Matemática (UFRJ), Mestra em Educação em Ciências e Matemática-PPGEduCIMAT/UFRRJ. Professora Regente de Matemática na SEEDUCRJ- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro- Programa dupla escola CEHC. Professora Tutora nas Licenciaturas em Matemática e Física do consórcio CEDERJ.
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

práticas de laboratório 2837366435615578518

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item