ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Calculadora rudimentar de logaritmos. Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

Olá queridos leitores, hoje, apresento a vocês a calculadora rudimentar de logaritmos, com ela é possível entender a praticidade dos logaritmos ao entender que eles transformam multiplicações em somas e que esta relação tem tudo a ver com as bases, vejamos:

Apresento a vocês a calculadora rudimentar de logaritmos, com ela é possível entender a praticidade destes ao compreender que eles transformam multiplicações em somas, pois na verdade estamos operando com expoentes de potências de mesma base onde na multiplicação de potências somamos os expoentes e na divisão de potências diminuímos os expoentes. Observe o objeto abaixo:



Ele é dividido em linhas, em uma pa que começa com zero e tem razão 1, uma P.G. que começa com 1 e tem razão 2. 

Observe que o termo da P.A. que é igual a 2 está na mesma linha do termo da P.G. que é igual a 4 (4=2²). Agora, observe que o termo da P.A. que é igual a 3 está na mesma linha do termo da P.G. que é igual a 8 (8=2³). 

Veja que o termo da P.A. que é igual a 5 está na mesma linha que o termo da P.G. que é igual a 32. Agora observe que 2+3 é igual a 5 e que 4x8=32.

Veja que ao multiplicarmos 4 x 8 estamos multiplicando 2²x2³ e que esta multiplicação pode ser facilitada apenas com a soma dos expoentes 2+3.

É isto que o logaritmo faz, ele transforma multiplicações em soma. Analogamente, ele também transforma divisões em multiplicações.

Como suas paletas (em amarelo) são móveis, você pode mostrar a relação entre a P.A. e a P.G. utilizando diversas linhas (sempre dá certo).

Neste ponto, seus alunos vão perguntar se isso vale somente para a PA e a PG apresentadas, é claro que não e é justamente na diversidade das PA's e PG's e suas relações que nós encontramos a famosa base dos logarítmos! 

Crédito da imagem: Tutor Brasil


Pois se logarítmo é o expoente que precisamos para que a base elevada a ele seja igual ao logaritmando e logaritmos transformam multiplicações em somas... os logaritmos são os termos da PA e os termos da PG são os logaritmandos! Assim, uma base de uma potência qualquer elevada ao termo da PA da linha x é igual ao Logaritmando da mesma linha x. Vamos a um exemplo numérico para clarear as ideias..

Vamos à linha 5, por exemplo, uma base b elevada a 4 é igual a 16, ora, número que elevado a 4 é 16 é o 2, assim para esta PA e esta PG específicas temos a base igual a 2!! É por este motivo que a base de um logaritmo se chama base, é porque é a base de uma potência!

Uma última observação, por que a minha PA precisa começar com zero e a minha P.G. começar com 1?
Na verdade o motivo é bem simples, é porque como os termos da P.A. são os expoentes e os termos da P.G. são o resultado de uma base elevada a estes expoentes temos que, neste caso, b elevado a zero=1 e isso vale para qualquer logaritmo.

Após a utilização deste instrumento os alunos conseguem compreender que a divisão dos termos da P.G. também estão relacionados com a subtração dos termos da P.A. e estão prontos para inferir, sem decorar, as propriedades dos logaritmos.

Espero que este objeto seja tão útil a vocês quanto é para mim, um abraço e até a próxima!

Créditos: Só passei a ver logaritmos assim após a leitura da matéria da Revista Cálculo: A coisa sem sentido faz sentido há séculos(Eu amo essa revista).

Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Calculadora rudimentar de logaritmos. Por Daniela Mendes.
Calculadora rudimentar de logaritmos. Por Daniela Mendes.
Olá queridos leitores, hoje, apresento a vocês a calculadora rudimentar de logaritmos, com ela é possível entender a praticidade dos logaritmos ao entender que eles transformam multiplicações em somas e que esta relação tem tudo a ver com as bases, vejamos:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigD86zNf2JswNI9c6LT4NXOG0PLUGLrToYj88EW3Ob5BzCpiC1ry9H23OgZ0lKZ1aePed_vvgsR72jA8OaSHO908T0RyJ-VkdCAmGTgBY4tQEUqx9lEcp_0gMDgt6XKy-9EbN0kHzMpwls/s1600/SAM_1006.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigD86zNf2JswNI9c6LT4NXOG0PLUGLrToYj88EW3Ob5BzCpiC1ry9H23OgZ0lKZ1aePed_vvgsR72jA8OaSHO908T0RyJ-VkdCAmGTgBY4tQEUqx9lEcp_0gMDgt6XKy-9EbN0kHzMpwls/s72-c/SAM_1006.JPG
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/02/calculadora-rudimentar-de-logaritmos.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/02/calculadora-rudimentar-de-logaritmos.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar