Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de produzir fome de conhecimento, e será que existe fome maior do que a curiosidade?

Caixas Misteriosas

Estive recentemente no Science Museum em uma visita guiada, onde uma das atividades foi a vivência da experiência das caixas misteriosas cujo objetivo é permitir aos participantes uma imersão no método científico uma vez que tal atividade se constitui de, para cada uma das 6 caixas misteriosas:

1 - Um problema (qual é o conteúdo da caixa analisada) que deve ser solucionado por investigação com os recursos existentes. 

2 - Uma investigação: Os participantes devem analisar em grupos , sem abrirem as caixas, o som que elas fazem ao serem agitadas, peso, se o conteúdo rola ou não... para cada caixa cada grupo deverá anotar o que observa e ao fim de determinado tempo devem levantar uma hipótese.

Uma investigação

Uma investigação

3 - Uma conferência na qual cada grupo deverá apresentar suas hipóteses e  defender os motivos que os levaram a levantá-las.

Conferência

4 - Caso haja concordância entre os grupos para alguma das hipóteses levantadas temos uma teoria.

concordância

Ao exercitar as etapas do método científico, pavimentamos o caminho para o estudo de matemática por investigação o que se configura em um cenário muito interessante para o aprendizado desta disciplina.

Fica aqui o convite para você professor, que tal levar as caixas misteriosas para sua sala de aula? Para fazê-las é muito simples!

Basta pegar 6 caixas opacas e colocar um objeto em cada uma delas e fechá-las com fita adesiva, numerando-as de 1 a 6, depois é só levá-las com você para suas turmas.

Conte nos comentários como foi a sua experiência.

SOBRE O AUTOR

Daniela Mendes Coordenadora do projeto colaborativo Laboratório Sustentável de Matemática. Doutoranda em Ensino de Matemática (UFRJ), Mestra em Educação em Ciências e Matemática-PPGEduCIMAT/UFRRJ. Professora Regente de Matemática na SEEDUCRJ- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro- Programa dupla escola CEHC. Professora Tutora nas Licenciaturas em Matemática e Física do consórcio CEDERJ.
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

práticas de laboratório 4032191494760499619

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item