ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Diversão e aprendizado com o Bingo das funções! Por Darling Domingos.

Compartilhe:

O bingo é um jogo com vários participantes que gera muita emoção quando um sortudo consegue completar a sua cartela. Então, aproveitei essa ideia para trabalhar funções.

Alegria da criançada!!! O bingo é um jogo com vários participantes que gera muita emoção quando um sortudo consegue completar a sua cartela. Então, aproveitei essa ideia para trabalhar funções. Bingo das Funções é uma colaboração do colega Adelson Madruga que disponibilizou aos internautas do grupo Rede Colaborativa: Laboratório Sustentável de Matemática sediado no Facebook.

O jogo

O jogo consiste de cartelas impressas conforme o modelo da Figura 1, feijões ou milhos para marcar, folha de rascunho para realização dos cálculos, lápis e uma sacola com bolinhas ou quadrados de papeis com as numerações de 1 a 20. Vence o jogo quem completar toda a cartela e gritar a palavra BINGO!!!!!

Diversão e aprendizado com o Bingo das funções!
Figura 1: Cartela do Bingo das funções

A intenção é que através de um momento de descontração e lúdico de um jogo proporcionar ao aluno agilidade de raciocínio ao substituir o valor dos números na função e descobrir quais as possíveis imagens da função dada, além de trabalhar com expressões numéricas, aprimorando assim o conceito de domínio e imagem de funções.

Como jogamos?

Distribui para os alunos as cartelas. Cada aluno recebeu sua cartela com função e numerações diferentes dos outros colegas. Como eu apliquei em turmas de 1º ano do ensino médio que têm normalmente de 35 a 40 alunos, eu realizei esse jogo em duplas. Sorteei um número da sacola, falei alto para turma e registrei no quadro. Esse número x foi sendo substituído na função dada na cartela. Os alunos efetuaram a operação na folha de rascunho (Figura 2) e verificaram o valor da imagem da função para o número sorteado. O valor dessa imagem foi o número que eles procuraram em sua cartela e marcaram com feijão, milho ou apenas um x com lápis.

Folha de rascunho
Figura 2:Folha de rascunho

Observações importantes

Um ponto interessante de termos feito o jogo em dupla, foi que um aluno ajudava o outro para agilizar as contas e também pra conferir os resultados, isso se mostrou muito importante na construção do aprendizado de forma colaborativa.

Outro ponto interessante é que para este bingo o professor pode formular suas próprias cartelas, escolhendo o tipo de funções, e realizando os cálculos com os 20 números, registrando na cartela 14 resultados escolhidos aleatoriamente.

Em meu entendimento esta atividade foi muito proveitosa para os alunos participantes e contribuiu para a aprendizagem significativa do tema.


Este é um artigo convidado. Foi escrito e enviado por Darling Domingos, coordenadora do LSM e professora da SEEDUCRJ e docente convidada da Pós Graduação UCB.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Diversão e aprendizado com o Bingo das funções! Por Darling Domingos.
Diversão e aprendizado com o Bingo das funções! Por Darling Domingos.
O bingo é um jogo com vários participantes que gera muita emoção quando um sortudo consegue completar a sua cartela. Então, aproveitei essa ideia para trabalhar funções.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhL9A8mTE8lArYhWv13l9bc-5S4urcWJpULVZGlpruzOrKIOaq7l2-SxlbBSoaqn_gYBeZ-9ni1PJ9KvJ9ipI-kTdSEKYxXBldoXJeZ-zEJpFfg9BHBjR-R18OQCPv7A6OWlBasALlP9Z8Z/s640/Figura+1.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhL9A8mTE8lArYhWv13l9bc-5S4urcWJpULVZGlpruzOrKIOaq7l2-SxlbBSoaqn_gYBeZ-9ni1PJ9KvJ9ipI-kTdSEKYxXBldoXJeZ-zEJpFfg9BHBjR-R18OQCPv7A6OWlBasALlP9Z8Z/s72-c/Figura+1.png
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2016/10/diversao-e-aprendizado-com-bingo-das-funcoes.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2016/10/diversao-e-aprendizado-com-bingo-das-funcoes.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar