Biênio da Matemática em Niterói!

O pesquisador titular e diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), bolsista de Produtividade 1A do CNPq, prof. Dr. Marcelo Viana, esteve presente ao Teatro Abel, na manhã do último sábado (11/03), para ministrar uma palestra sobre “O que faz um matemático?”. A vinda do premiado pesquisador, que já recebeu diversas distinções acadêmicas nacionais e internacionais, incluindo, em 2016, o Grand Prix Scientifique Louis D. do Institut de France e o Prêmio Anísio Teixeira da Educação Básica, a nossa cidade marcou a abertura oficial do evento Matemática em Niterói, que contribui, com uma programação própria, para o Biênio da Matemática Brasil 2017 – 2018, criado para fomentar o desenvolvimento da educação no país, colocando a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação.

bieniodamatematicaniteroi.com.br
Imagem: bieniodamatematicaniteroi.com.br


O biênio

“O Biênio da Matemática ambiciona mudar de maneira significativa o quadro paradoxal da Matemática no nosso país: ao mesmo tempo que somos capazes de alcançar a Medalha Fields, amargamos desempenho muito ruim nas avaliações da educação básica. A estratégia é aproximar a Matemática da sociedade, apresentá-la de forma inovadora às escolas e às famílias, pondo em evidência o seu caráter lúdico, a sua importância para o crescimento do ser humano e do cidadão, e a sua relevância para o desenvolvimento econômico e social do país”, destacou Viana.

Quem promove

O evento niteroiense, apoiado pelo IMPA e pelo Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME-UFF), e chancelado pelo Biênio da Matemática Brasil 2017 – 2018, é fruto de uma parceria entre quatro escolas de excelência da cidade: Associação Educacional Miraflores, Colégio La Salle Abel, Colégio Pedro II – Campus Niterói e Fórum Cultural CELART.

“Por meio da parceria entre algumas instituições de ensino niteroienses, objetivamos popularizar a Matemática na cidade, com eventos no decorrer de 2017 e de 2018. Matemática em Niterói tem como público-alvo alunos, dos Ensinos Fundamental e Médio, responsáveis e professores. Serão oferecidas palestras, olimpíadas, gincanas, laboratórios e oficinas”, explicou a coordenadora do evento na cidade, prof.ª Paula Monteiro Baptista. A comissão organizadora é composta ainda pelos docentes Katia Regina Ashton Nunes, Ricardo Viz Quadrat e Vladimir Thiengo. Leia esta matéria na íntegra clicando neste link.


O LSM estará presente no Biênio

No dia 23 setembro, as escolas parceiras abrirão suas portas ao público para oferecer atividades gratuitas à comunidade em geral como oficinas, sessões de Cineclube, palestras, além do Museu Interativo de Educação Matemática do Laboratório de Ensino de Geometria – LEG (prof.ª Ana Kaleff) e do Laboratório Sustentável de Matemática (prof.ª Daniela Mendes). Mais informações sobre essas atividades também serão divulgadas futuramente.

Para saber mais sobre o Biênio da Matemática de Nitérói visite o site desta iniciativa clicando aqui.



SOBRE O AUTOR

Daniela Mendes Coordenadora do projeto colaborativo Laboratório Sustentável de Matemática. Doutoranda em Ensino de Matemática (UFRJ), Mestra em Educação em Ciências e Matemática-PPGEduCIMAT/UFRRJ. Professora Regente de Matemática na SEEDUCRJ- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro- Programa dupla escola CEHC. Professora Tutora nas Licenciaturas em Matemática e Física do consórcio CEDERJ.
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Eventos 7159048487184622360

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item