Mudando a forma e mantendo o volume?!

Apresentamos a vocês um projeto interdisciplinar com embalagens para o ensino de Geometria Espacial. Trata-se uma proposta educacional em formato de projeto, que tem por objetivo principal trabalhar conceitos e competências de Geometria utilizando, para isto, embalagens de produtos encontrados no dia-a-dia. Este trabalho inclui uma sequência didática detalhada (incluindo sugestões de distribuição das atividades ao longo do ano e de formas de avaliação) e relatos de prática colhidos ao longo dos mais de 7 anos em que a proposta tem sido aplicada com alunos do segundo ano do Ensino Médio. O presente trabalho é Produto Educacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT da Universidade Federal Fluminense cujo autor é o Prof. Msc. Ricardo Viz Quadrat*.

<a href="http://www.freepik.com/free-vector/packaging-on-gray-background_985160.htm">Designed by Freepik</a>
Imagem: Freepik


Geometria Espacial no dia a dia

Quem nunca se deixou levar pela aparência? Na correria do dia a dia, quem nunca comprou um produto por sua embalagem chamativa? Muitas vezes, a embalagem seduz mais que o sabor, e por isso, nós consumidores, levamos gatos por lebres. Os rótulos das embalagens podem esconder informações importantes sobre os ingredientes (podendo, inclusive ser prejudicial à saúde), e sobre o real volume. Nos atentaremos a este último detalhe.

Desta forma, esse trabalho tem como objetivo modificar a forma de algumas embalagens originais, sem alterar o seu volume, mas tentando melhorar ou corrigir alguma funcionalidade da embalagem. 

Leve este produto educacional para a sua sala de aula

A proposta fomenta relações dentro da própria Matemática (isto é, ela permite estabelecer conexões com geometria plana, máximos e mínimos de funções e porcentagem) e, também, com outras áreas do conhecimento: Química, Biologia, Línguas, Marketing, Economia e Geografia. Ela motiva os alunos a estudar, desenvolve a socialização (uma vez que, em se tratando de um trabalho em grupo, as tarefas são distribuídas e, depois, discutidas por todos) e promove outras habilidades como a escrita e a criatividade.

Esperamos, assim, que esta sequência didática seja mais uma alternativa para os professores ensinarem a Geometria Espacial de forma curiosa e divertida, aguçando o interesse dos alunos em aprender, e principalmente, para que ele veja e entenda a aplicação daquilo que aprende na escola em seu cotidiano. 

Download

Este Produto Educacional está disponível para download gratuito neste link 


Tem um produto educacional? Publique com a gente!


Se você leitor(a) tem um produto educacional relacionado à Matemática e gostaria de publicar neste espaço entre em contato conosco pelo formulário de contato aqui do blog ou do e-mail contato@laboratoriosustentaveldematematica.com



Imagem: Arquivo de Internet
*Ricardo Viz Quadrat tem Mestrado em Matemática pela UFF (PROFMAT), é Orientador de Matemática do Colégio Gay Lussac e vencedor do Prêmio Professor Ensino Médio na categoria Práticas Pedagógicas Diferenciadas.

SOBRE O AUTOR

Rosi Quintanilha Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica(Unigranrio). Graduada em Matemática (Unigranrio). Especializações em Ensino de Matemática (Unigranrio), Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF), Gestão, Supervisão e Orientação Escolar (Faculdade de Educação Sao Luís - cursando) e Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial (Faculdade de Educação Sao Luís - cursando). Atuo como Professora de Matemática/ Gestora na Rede Estadual de Educaçao do Rio de Janeiro. Colaboradora do projeto Laboratório Sustentável de Matemática
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Produto Educacional 8921728356254605734

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item