Práticas Docentes Compartilhadas: Reconhecendo o Espaço da Escola na Licenciatura em Matemática

Disponibilizamos o Relato de experiência (PDC - Práticas Docentes Compartilhadas) que destaca a importância da prática docente da Educação Básica à formação inicial de professores.




Título

Práticas Docentes Compartilhadas: Reconhecendo o Espaço da Escola na Licenciatura em Matemática

Autor(es)

Integrantes do LaPraME (Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino), um grupo colaborativo vinculado à UFRJ, fundado e liderado pelo professor Victor Giraldo e que tem como colaboradores professores e pesquisadores vinculados à Educação Básica e Superior, são os autores deste artigo.

Palavras-chave

Conhecimento Matemático para o Ensino. Formação de Professores de Matemática. Prática como Componente Curricular.

Data do documento

Abril de 2016.


Resumo

A necessidade de integrar a prática docente da Educação Básica à formação inicial de professores tem sido amplamente reconhecida tanto pela literatura de pesquisa em educação matemática brasileira e internacional, como pela legislação brasileira. Neste trabalho, apresentamos um modelo em implantação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no qual a condução da aula em disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática é compartilhada por um professor da Universidade e um professor da Educação Básica. Uma etapa piloto foi aplicada durante o 1º semestre letivo de 2015, e o modelo está sendo ampliado a partir do 2º semestre do mesmo ano. Descrevemos a estrutura utilizada no modelo e discutimos as perspectivas para sua ampliação. Resultados da etapa piloto sugerem que se estabeleceu na disciplina um ambiente em que todos os atores envolvidos – professor da Universidade, professor da escola e alunos de Licenciatura – assumiram, em certo sentido, um papel de aprendizes.


Download

Clique no link para ler e/ou baixar esse artigo (a partir da pág.52)



SOBRE O AUTOR

Fabio Menezes Graduado em Licenciatura em Matemática - UFRJ. Especialista em Gestão e Avaliação - UFJF, Mestrando do PEMAT-UFRJ. Professor do Ensino Médio e Fundamental II há 20 anos. Integrante do LSM e do LaPraME (Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino - UFRJ). Colaborador do projeto Laboratório Sustentável de Matemática
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Ensaios 444944110712472451

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item