Aprendizagem mediada por signos e a construção de conceitos em uma perspectiva vigotskiana

A aprendizagem está no centro das discussões atuais sobre educação; neste artigo que aqui divulgamos procuramos compreender a aprendizagem mediada por signos como um processo humano. Ao longo deste trabalho buscamos justificar e embasar essa afirmação, pois nosso objetivo aqui é a discussão do papel dos signos na construção do conhecimento.

Resumo

O presente artigo é subdividido em Introdução: onde a apresentação, justificativas e objetivos e estrutura deste trabalho são feitas; desenvolvimento: onde as relações entre mediação, instrumentos, signos, importância dos signos para comunicação e formação de conceitos são estudadas e conclusão: onde buscamos compreender como a aprendizagem acontece através do uso de sistemas simbólicos com o auxílio do outro.

Palavras Chave

Aprendizagem; Mediação; Construção de Conceitos; Signos.


SOBRE O AUTOR

Daniela Mendes Coordenadora do projeto colaborativo Laboratório Sustentável de Matemática. Mestra em Educação em Ciências e Matemática-PPGEduCIMAT/UFRRJ, Doutoranda em Ensino de Matemática-PEMAT-UFRJ. Professora Regente de Matemática na SEEDUCRJ- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro- Programa dupla escola CEHC. Tutora nas Licenciaturas em Matemática e Física do consórcio CEDERJ.
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Ensaios 1368932159442076682

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item