Conversando sobre o LSM na Universidade Federal Fluminense

Na última terça feira, 18 de abril de 2017, estive na UFF a convite do programa Dá Licença para conversar com os licenciandos em Matemática sobre a aprendizagem de Matemática no laboratório. Foi muito legal e emocionante voltar à Universidade da minha primeira graduação. Foi uma oportunidade de encontrar amigos e antigos professores. Agradeço em especial ao professor Wanderley Rezende pelo convite, aos professores Leonardo e Abigail pela acolhida e a Ion Moutinho pelo apoio de sempre.

Créditos da imagem: Programa Dá Licença-UFF

A palestra

Nesta palestra fizemos uma reflexão acerca da fundamentação teórica do Laboratório Sustentável de Matemática (LSM) e também apresentamos a constituição e utilização deste espaço que se apoia em três eixos: Pesquisa, prática e formação. 

Nele a aprendizagem de Matemática é construída com o auxílio de multimeios dentro da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e que, além da pesquisa e da prática em laboratório, este também se ocupa da formação em serviço de professores que ensinam Matemática. 

Apresentamos também o trabalho no LSM como resultado da união entre pesquisa bibliográfica e vivência diária.

Foi um prazer enorme trocar ideias com essa moçada!



SOBRE O AUTOR

Daniela Mendes Coordenadora do projeto colaborativo Laboratório Sustentável de Matemática. Mestra em Educação em Ciências e Matemática-PPGEduCIMAT/UFRRJ, Doutoranda em Ensino de Matemática-PEMAT-UFRJ. Professora Regente de Matemática na SEEDUCRJ- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro- Programa dupla escola CEHC. Tutora nas Licenciaturas em Matemática e Física do consórcio CEDERJ.
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Palestras/Seminarios/MiniCursos 8356046646643045250

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item