Projeto de Modelagem: Bicicletário Sustentável

Nesta nova categoria, o Laboratório Sustentável de Matemática apresenta uma seleção de projetos de modelagem matemática realizados por alunos secundaristas do Colégio Estadual Hebe Camargo durante o ano de 2016.

Pesquisando e refletindo no laboratório

Logo no início de cada ano letivo os alunos, divididos em grupos, são convidados pela Professora Daniela Mendes a elaborar projetos que usem a Matemática para mudar a sua comunidade. Após a definição do tema a ser pesquisado ao longo do ano um cronograma é estabelecido. Nele, o ano letivo é dividido em: 1) Pesquisa Bibliográfica; 2) Pesquisa de Campo; 3) Análise de dados; 4) Conclusões; 5) Escrita de artigo científico sobre a pesquisa e 6) Defesa. O primeiro passo do cronograma se inicia em fevereiro e o sexto passo ocorre em Dezembro sendo que os passos 2 a 5 acontecem dentro de divisões regulares a este intervalo.

Mão na massa para aprender Matemática e mudar a realidade

Desde a escolha do tema até a escrita do artigo  tudo é desenvolvido pelos próprios alunos. Assim, as pesquisas se desenrolam ao longo do ano e com o apoio da professora, que atua como orientadora do processo. Ao no final do ano letivo é apresentado um artigo com o resultado da pesquisa bibliográfica e de campo, contendo as considerações finais e conclusões.

Inaugurando esta seção

O primeiro artigo para a seção tem como título “Projeto de Modelagem: Bicicletário Sustentável".


Autores

Priscila Fernanda Silva Oliveira (priscila.olivera1520@gmail.com), Matheus Camargo de Souza Santos (matheus.loveanimes@gmail.com), Raquel Pinto Resende (raquelresende_@outlook.com), Julia Mendes da Silva (juliamendesds@gmail.com), Isabel Carvalho Linhares (linharesabel@gmail.com) e João Vitor de Lima Pacheco (witor110@hotmail.com).

Palavras Chave

Palavras Chave: Bicicletário sustentável; Palet; Construção.

Resumo

Este documento apresenta o Projeto de Modelagem de um bicicletário sustentável proposto pelo grupo, visando a melhor segurança das bicicletas dos funcionários, alunos e professores do Colégio Estadual Hebe Camargo, além de impulsionar dentro do ambiente escolar, o uso de meios de transportes mais agradáveis ao meio ambiente. Como sustentável, o bicicletário foi construído a partir de materiais de baixo custo, em sua maior parte doados. Pronto no final do ano, o mesmo provavelmente terá seu uso efetivado a partir de 2017.

Leia o artigo na íntegra ou faça o download neste link


SOBRE O AUTOR

Isabela Alcantara Isabela Alcântara é licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)-Campus Paracambi, participou por dois anos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e é colaboradora do projeto Laboratório Sustentável de Matemática.
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Matemática e sustentabilidade 1318702233754834946

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item