Palestra Interativa: LSM na UFRRJ

No dia 5 de maio último estive na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no evento Dia da Matemática na Rural: Aprendizagem Universal, para apresentar a palestra interativa Laboratório Sustentável de Matemática: Fundamentação teórica e funcionamento na construção do conhecimento.

Laboratório para aprender Matemática


Falamos de laboratório de matemática e das teorias que embasam seu funcionamento articulando teoria e prática. Esta discussão foi entremeada pelo uso de multimeios para aprender matemática, para isto discutimos dentro da perspectiva do laboratório temas como:
Abaixo destaco alguns momentos desta manhã tão divertida e plena de aprendizados!

Apresentando o laboratório

Alguns momentos

Não parece mas na foto estamos estudando aritmética modular, ou seja, a aritmética dos restos usando o jogo caminhando com o resto de uma divisão

Estudando aritmética modular

Fizemos também uma análise dos rótulos das duas marcas de achocolatado citadas acima utilizando material concreto como apoio e descobrimos juntos que o primeiro tem 3/4 de açúcares e o segundo 9/10 de açúcares! Impressionante, não?

Duelo com frações: Nescau ou Toddy?

Faça o melhor com o que você tem

A grande discussão do dia e o que ficou para os licenciandos foi a mensagem de que o mais importante para qualquer profissional é a sua formação, são os conhecimentos de que ele dispõe. E que investir no próprio desenvolvimento profissional é muito mais importante do que ter acesso à materiais caríssimos. É claro que quando a boa formação encontra uma boa estrutura física de trabalho o resultado é sempre o sucesso. Mas, que nós enquanto professores, embora devamos lutar por melhores condições das nossas escolas, devemos sempre buscar melhorar as condições de aprendizagem de nossos alunos agora fazendo o nosso melhor com o que temos em mãos!

Agradecimentos: Agradeço à professora Msc. Gisela Pinto pelo convite e acolhimento,



SOBRE O AUTOR

Daniela Mendes Coordenadora do projeto colaborativo Laboratório Sustentável de Matemática. Mestra em Educação em Ciências e Matemática-PPGEduCIMAT/UFRRJ, Doutoranda em Ensino de Matemática-PEMAT-UFRJ. Professora Regente de Matemática na SEEDUCRJ- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro- Programa dupla escola CEHC. Tutora nas Licenciaturas em Matemática e Física do consórcio CEDERJ.
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Palestras/Seminarios/MiniCursos 3266376808710970485

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item