II Jornada de Educação Matemática DO CIEP 111

No último dia 5 deste mês ocorreu a II Jornada de Educação Matemática do CIEP 111 Gelson Freitas, é um projeto coordenado pelos professores da unidade Darling Domingos Arquieres, Marcio André Gomes, Danielle Duarte Ribeiro e Isabel Cristina Lemos de Souza, além dos professores do C.E. Hebe Camargo Daniela Mendes e Willian Menezes Oliveira. 

Biênio da Matemática


Este projeto faz parte das ações do Biênio da Matemática no Brasil 2017/2018 instituído por lei federal, que se iniciou no mês de maio devido à instituição do dia 6 de maio como dia da matemática em homenagem a Malba Tahan. A intenção desse projeto veio com intuito de promover um momento de reflexão entre os professores participantes para tornar a matemática mais compreensível e acessível aos alunos.

O evento

Oficinas para alunos

No turno da manhã os alunos da unidade escolar participaram de oficinas ministradas por alunos secundaristas, professores visitantes e  universitários de várias instituições públicas tais como:
  •  Jogos Digitais para Aprender Matemática, 
  • Descomplicando Conjuntos, 
  • Biblioteca de Jogos, 
  • Consumo de Energia, 
  • Avatar do Consumo x Jedi Financeiro, 
  • Função ou não? Eis a questão.

Biblioteca de jogos


Palestra e oficina  para professores e licenciandos


No turno da tarde ocorreram palestra e oficina para um público interessado e que fizeram inscrição prévia via email composto por professores de matemática da rede estadual ou de outras instituições e graduandos. A Palestra Que MATEMÁTICAS precisamos? e a Oficina Por uma Educação Matemática Insubordinada e Criativa foram ministradas pelos professores Marco Aurélio Kistemann Júnior e Neil Da Rocha Canedo Junior da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF de Minas Gerais. 

Palestra e oficina com os professores Marco Aurélio Kistemann Jr. e Neil Canedo Jr.


Um dia pleno de aprendizado


A  II Jornada de Educação Matemática DO CIEP 111 foi repleta de aprendizado para todos os seus participantes, já deixamos aqui o convite para a terceira jornada que acontecerá em dezembro, fiquem atentos!


Álbum de fotos do evento

Para mais fotos do evento Clique aqui


Agradecimentos

Deixamos nossos agradecimentos aos parceiros que tornaram essa jornada possível:

  • Direção do CIEP 111: Jupiaciara Dos Santos Matto e Luciene Nogueira de Mendonça e Direção do C.E. Hebe Camargo: Luíza Helena Fraga Gouveia.
  • Apoio logístico: João Pedro Ferreira e Rafael Moraes- Secundaristas do Hebe
  • Oficina: Jogos Digitais para Aprender Matemática: Professores Willian Menezes Oliveira e Thuenny e secundaristas: Brendon, Thiago, Angel, Elica, Leonardo, Pedro - CE Hebe Camargo.
  • Oficina: Descomplicado Conjuntos: Professoras Águida Cristina Dias Lucena, Fernanda Lemos Fonseca - Rede Particular
  • Oficina: Biblioteca de Jogos: Professores Luiz Felipe Lins e Mônica Ferreira Ayres SME-RJ
  • Oficina: Consumo de Energia: Prof. Marcelo Silva Bastos, José Henrique da Silva Oliveira, Verônica Viana de Souza Silva- LABEM /IFRJ
  • Oficina: Avatar do Consumo x Jedi Financeiro, Prof. David Braga Pires da Silva; Laiane Camões da Silva; Valéria dos Santos Viégas; Andresa de Oliveira Mendes; Carlos Alberto Lobo Ribeiro- IFRJ-Paracambi.
  • Oficina: Função ou não? Eis a questão. Professores Jefferson Araújo dos Santos-PEMAT/UFRJ e Laiane Camões da Silva IFRJ-Paracambi.
  • Palestra/Oficina: Precisamos de Matemática? Professores Marco Aurélio Kistemann Jr e Neil Canedo Jr-Grupo de pesquisa de ponta UFJF.


SOBRE O AUTOR

Darling Domingos Sou Graduada em Licenciatura e Bacharel em Matemática pela UFRRJ (2001), Especialista em Educação Matemática pela PUC-RJ (2002), Especialista em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Desde 2005 sou professora da rede estadual do RJ. Tenho experiência na área de Educação, ministrando aulas no Ensino Fundamental 2º Segmento e no Ensino Médio. Colaboradora do projeto Laboratório Sustentável de Matemática
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Eventos 2378217346790272734

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item