ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

JORMAT CEHC 2018!!!

Compartilhe:

Dia 24 de abril faremos um encontro para discutir a Educação Matemática em todos os níveis da Educação Básica. Se você é professor dos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental, professor do Ensino Médio, Estudante de Pedagogia ou Licenciatura em Matemática, esse encontro é para você! E o melhor de tudo, a inscrição é totalmente gratuita e ainda damos certificados de participação! Venham passar um dia com a gente! Esperamos por vocês!

Dia 24 de abril fizemos um encontro para discutir a Educação Matemática em todos os níveis da Educação Básica, com uma super palestra sobre Jogos para aprender Matemática apresentada por Luiz Felipe Lins, oficinas incríveis com a temática do ensino diferenciado desta disciplina e uma opção de imersão no LSM.


Galeria de fotos



(Galeria de fotos disponível neste link)


Programação do Evento


Inscrições abertas para a JORMAT CEHC!!!

Público Alvo


Professores dos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Estudantes de Pedagogia ou Licenciatura em Matemática.

Programação



8-9h Credenciamento

9-11:30h Palestra de Abertura

11:30-12h Mini Workshop de Avaliação

12-13h: Almoço

13-15h: Oficinas (Acontecerão concomitantemente- o participante deverá optar por uma das 7 opções disponíveis)

15-16h (opcional): Visita guiada ao Laboratório Sustentável de Matemática

Horários e Resumos das Atividades


(9h) Palestra: Jogos para Aprender Matemática

Público alvo: Alunos Secundaristas, Professores das séries iniciais do EF, professores de Matemática das séries finais do EF e Licenciandos de Matemática e Pedagogia.

Palestrante: Prof. MSc. Luiz Felipe Lins

Prof. MSc. Luiz Felipe Lins

(11:30h) Mini WorkShop sobre avaliação

Público Alvo: Professores da Educação Básica

Oficineiro: Prof. MSc. Rafael Filipe Novoa

(13h) Oficinas 


Opção 1: A REPRESENTAÇÃO PICTÓRICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: EXPLORANDO O MÉTODO DE SINGAPURA


Público alvo: Professores das séries iniciais do EF, professores de Matemática das séries finais do EF e Licenciandos de Matemática e Pedagogia.


Resumo da Oficina:


O Projeto Fundão Matemática, visando ao desenvolvimento profissional permanente do professor e ao ensino da disciplina, atua investigando e repensando modelos e práticas de ensino de matemática nas diferentes etapas da Educação Básica. Como uma das linhas de trabalho, o Grupo de Tecnologia do Projeto Fundão Matemática vem investigando o potencial do Modelo de Barras (também conhecido como Método de Singapura) como estratégia de resolução de problemas (QUEIROZ, 2016; BALDIN, 2013; FORSTEN, 2010, GINSBURG et al, 2005). São objetivos da oficina proposta: (i) Apresentar, aplicar e discutir o Modelo de Barras como estratégia para a resolução de problemas próprios do Ensino Fundamental e (ii) Explorar e discutir o uso de recursos tecnológicos que amparem a aplicação desse método. Desde 2016, o assunto que vem mobilizando o estudo dos integrantes do grupo e que caracteriza esta oficina é frações. Esse tema foi escolhido por incorporar diversos aspectos (tais como representações e operações) comumente reconhecidos por professores da Educação Básica por envolverem obstáculos de aprendizagem e dificuldades com metodologias de ensino (STREEFLAND, 1991; BERTONI, 2008). Palavras-chave: Método de Singapura, Modelo de Barras, Resolução de Problemas, Ensino de Frações. 

Oficineiros:

Camila Sajnin (Licenciatura em Matemática UFRJ / bolsista PROFAEX) Igor de Melo (Licenciatura em Matemática UFRJ) Leticia Rangel (CAp-UFRJ) Luiz Felipe Lins (SME/RJ) Miane Moura (Licenciatura em Matemática UFRJ) Mônica Ferreira Ayres (SME/RJ) Raquel Cupolillo (CAp-UFRJ) Rita Meirelles (CAp-UFRJ) Sandra Maria Ayrosa Farias Moreira (SME/RJ)

Opção 2: GAMIFICAÇÃO ATRAVÉS DO GEOGEBRA


Público alvo: Professores das séries iniciais do EF, professores de Matemática das séries do EF e Licenciandos de Matemática e Pedagogia.


Resumo da oficina:

A presente oficina pretende apresentar uma nova visão para o uso do Geogebra. Apresentaremos algumas opções para a construção de jogos no software, mostrando diversos jogos já prontos e posteriormente dando um passo-a-passo breve para a construção de um deles. O objetivo é que o participante consiga construir seus próprios jogos para assim darmos prosseguimento a esse projeto.


Oficineiros


Rafael Ferreira da Costa Leite: Foi sargento da aeronáutica durante 7 anos, decidiu seguir o magistério após passar em concursos na área. Possui graduação em matemática , especialização em Matemática aplicada e Mestrado pela Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO). Já lecionou na rede estadual e preparatórios militares. Hoje atua nas prefeituras do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e no ensino superior na Unisuam atendendo os cursos de Engenharia , Administração e Contabilidade. Autor do Livro: Atividades Matemáticas no Geogebra para a Educação Básica. 

Leandro Mendonça Nascimento: Licenciado e Bacharel em Matemática pela Rural, Especialização em Ensino da Matemática pela UFRJ, Mestrado em Matemática pela UNIRIO, professor da Prefeitura de Duque de Caxias, Colaborador do Site Questão Pensada e autor do Livro: Atividades Matemáticas no Geogebra para a Educação Básica.


Opção 3: FUNÇÃO OU NÃO?! EIS A QUESTÃO!


Público Alvo: Professores de Matemática do Ensino Médio e licenciandos de Matemática.


Resumo da oficina:

A ideia conceitual do que é uma função vem se modificando ao longo dos séculos. Há alguns anos atrás, por exemplo, somente eram consideradas funções expressões analíticas. Atualmente a definição de função é mais ampla, não restringindo a relação entre dois conjuntos a uma expressão, por exemplo. Definida dessa forma, a ideia do que é uma função perpassa muitos outros conceitos dentro e fora da matemática. Mas será que a definição, adotada atualmente, é bem compreendida? É possível encontrar exemplos de funções no cotidiano, que não envolvam cálculos algébricos? Essa oficina, tem por objetivo contribuir com a formação de alunos da escola básica e licenciandos, problematizando e (des)construindo o conceito de função, a partir das ideias que os participantes tem sobre tal assunto.

Oficineiros:

Jefferson Araújo - Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em licenciatura em Matemática, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Tem experiência como tutor no ensino público e privado. 
Laiane Camões - Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2016). Integrante do GEEDUFIN- IFRJ (Grupo de Estudos de Educação Financeira- IFRJ).

Opção 4:  OFICINA DE DISCUSSÃO: CONSTRUINDO E RECONSTRUINDO OS CONCEITOS DE FRAÇÃO


Público alvo:  Professores das séries iniciais do EF, professores de Matemática das séries do EF e Licenciandos de Matemática e Pedagogia.

Resumo da oficina:

Alinhado à Teoria Social da Aprendizagem (WENGER, 1998, 2009, 2012, 2015), onde consideramos a aprendizagem como situada socialmente no tempo e no espaço em que ela ocorre para a produção de conhecimentos, revelamos a importância do que todos falam e não só o que um fala. Assim num processo que é chamado de participação e reificação produzimos aprendizagens, mas intencionalmente com vistas à melhoria de nossas práticas docentes em Matemática. Aplicando uma metodologia inspirada no Concept Study, esta oficina destina-se a construção e reconstrução de conceitos ligados às frações com vistas ao ensino. Desta forma, procuramos estabelecer conexões entre todos os professores do Ensino Básico e até Superior sobre o ensino de frações. Público-alvo: Professores que ensinam Matemática, futuros professores que ensinarão Matemática e alunos curiosos do Ensino Básico.

Oficineiros:

Fabio Menezes: Professor do Ensino Médio na Rede Estadual do Rio de Janeiro e do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Duque de Caxias há quase 20 anos formado pela UFRJ, Mestre em Ensino da Matemática pelo PEMAT-UFRJ, Especialista em Gestão pela UFJF, Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pelo PEMAT-UFRJ.

Victor Augusto Giraldo: Possui graduação em Matemática (1991) e mestrado em Matemática Aplicada (1994) pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ), e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, com tese em Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática (2004), pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), com estágio de doutoramento no Institute of Education, University of Warwick, Reino Unido. Atua em pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em saberes docentes e formação de professores que ensinam matemática. Atualmente é professor associado do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona desde 1995, já tendo atuado como Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática (1997 a 2000) e como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Instituição (2006 a 2011, e 2015 até hoje).


Opção 5: PENSO LOGO DECIDO, SQN!


Público alvo:  Professores do Ensino Médio e Licenciandos de Matemática e alunos do Ensino Médio.

Resumo da Oficina:


Para os economistas o homem racional, homoeconomicus, busca a otimização: maximização dos benefícios e minimização dos malefícios. Apesar da racionalidade ser uma característica intrínseca ao homem, as decisões tomadas pelo indivíduo, frequentemente, não são as mais racionais possíveis. Essa concepção é defendida pela linha da economia que começou a ser desenvolvida nos anos 50 com o desenvolvimento da economia comportamental e foi consolidada a partir dos trabalhos de Amos Tversky e Daniel Kahneman na década de 70. Estes dois pesquisadores criaram a teoria da perspectiva, segundo a qual o homem mesmo inserido em situações propícias à utilização da racionalidade para a tomada de decisão. As pessoas utilizam regras práticas (denominadas heurísticas) para a tomada de decisão: ancoragem, disponibilidade e representatividade. Esta oficina visa apresentar essas ideias de forma lúdica e divertida, promovendo reflexões sobre os vieses e armadilhas que comumente "fisgam" o nosso cérebro.

Oficineiros:

Projeto Fábrica Grupo de Iniciação Científica do IFRJ, campus Paracambi, que há 4 anos promove atividades de pesquisa e extensão com os alunos da Licenciatura em Matemática do IFRJ. Atualmente. o grupo coordenado pelo professor Rafael Vaz, é formado por 6 discentes e 4 docentes.


Opção 6: Luzes, Sombras e Representações em Geometria Espacial


Público alvo: Ensino Médio.


Resumo da oficina:

Nesta oficina, por meio de materiais concretos e digitais, exploraremos representações 2D de objetos 3D que auxiliam na compreensão de como vemos, comunicamos e interagimos com o mundo. Observação: os participantes devem trazer seus celulares que serão usados em uma das atividades. 

Oficineiro:

Humberto José Bortolossi. Licenciatura em Matemática pela UEM, Mestre em Matemática pelo IMPA, Doutor em Matemática pela PUC-Rio. Professor da Universidade Federal Fluminense. Membro do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro e do Projeto "Livro Aberto" de Matemática.





Opção 7: JOGOS & MATEMÁTICA

Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental 1 e 2 e Professores do Ensino Médio.


Resumo da oficina


JOGOS & MATEMÁTICA é um curso de extensão da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), ministrado pelos professores Cristiane de Mello, Loisi Carla Monteiro Pereira, Luzia da Costa Tonon Martarelli e Marcelo Leonardo dos Santos Rainha, do DMAT(Departamento de Matemática). Esse curso nasceu de uma parceria entre os projetos de extensão CURIOSIDADES E PASSATEMPOS: O OUTRO LADO DA MATEMÁTICA, DIVULGANDO JOGOS MATEMÁTICOS NAS MÍDIAS DIGITAIS e JOGOS PARA O ENSINO DE CONTAGEM do DMAT. O trabalho realizado nesse curso visa desmistificar a complexidade e o impressionismo criado em torno da Matemática por aqueles que não se detiveram a observar sua grandiosidade. Procuramos simplificar a iniciação a esta ciência, presente em todas as áreas de nosso conhecimento, e mostrar que por trás de sua genialidade existe sim o encantamento e a indispensabilidade da simplicidade. Nessa oficina aplicaremos alguns jogos abordados no curso JOGOS & MATEMÁTICA com o intuito de observar e discutir os principais conceitos matemáticos que envolvem os mesmos e veremos que esse “outro lado” da Matemática, aparentemente ingênuo e, muitas vezes, anônimo, é importantíssimo e indispensável para o ensino e aprendizagem dessa ciência que é fundamental à nossa evolução.


Oficineiros:

Cristiane de Mello: possui licenciatura em Matemática pela UFSM, mestrado em Matemática pela UFF e doutorado em Matemática pela UFRJ. É professora adjunta do Departamento de Matemática da UNIRIO e coordenadora da disciplina de Cálculo I do curso de Licenciatura em Matemática da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ do Estado do RJ. 

Loisi Carla Monteiro Pereira: possui licenciatura em Matemática pela UFF, mestrado em Matemática pela UFF e é doutoranda em Análise de Sistemas Complexos pelo PPGI-UFRJ. É professora adjunta do Departamento de Matemática da UNIRIO e coordenadora da disciplina de Pré-Cálculo do curso de Licenciatura em Matemática da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ do Estado do RJ. 

Luzia da Costa Tonon Martarelli: possui licenciatura em Matemática pela UFES, mestrado em Matemática pela PUC-RJ e doutorado em Estatística pela UFRJ. É professora adjunta do Departamento de Matemática da UNIRIO. 

Marcelo Leonardo dos Santos Rainha: possui licenciatura em Matemática pela UFF, mestrado em Matemática pela UFRJ e doutorado em Programa de Engenharia pela COPPE - UFRJ. É professor adjunto do Departamento de Matemática da UNIRIO e coordenador da disciplina de Álgebra Linear I do curso de Licenciatura em Matemática da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ do Estado do RJ. 

Helano Jorge Rocha: aluno do curso de Licenciatura em Matemática da UNIRIO e bolsista PROExC/UNIRIO. Rodolfo de Araújo: aluno do curso de Licenciatura em Matemática da UNIRIO e bolsista PROExC/UNIRIO. 

Sônia Maria Pereira da Silva: aluna do curso de Licenciatura em Matemática da UNIRIO e bolsista PROExC/UNIRIO.

(15h) Atividade opcional 

IMERSÃO NO LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA 


Público alvo:  Professores do Ensino Médio e Licenciandos de Matemática e Pedagogia


Resumo da atividade:


Este trabalho tem como objetivo trocar experiência com outros docentes e futuros docentes sobre nossas práticas pedagógicas atuais e refletirmos juntos sobre a sua possível ressignificação. Para isso, iremos apresentar cinco atividades do Laboratório Sustentável de Matemática - LSM, sendo a primeira denominada “Bingo das Funções”, a segunda “Construindo a Trigonometria”, a terceira “Calculando o peso de um "alienígena" com fita métrica e água”, a quarta, será a apresentação de um livreto denominado “A Família Dezmedida” e a quinta será o ensino de Matemática com o Yu Gi Oh. A metodologia está subdividida em três momentos: No primeiro faremos a apresentação dos materiais do LSM, a seguir formaremos quatro grupos com os participantes, de modo que cada grupo participe de uma atividade de cada vez. Os grupos farão rodízios, de modo que todos os grupos participem de todas as atividades propostas. Por último, faremos um momento de reflexão sobre as atividades.

Responsáveis:


Daniela Mendes Vieira da Silva: Doutoranda em Ensino de Matemática (PEMAT-UFRJ)
Coordenadora do projeto colaborativo Laboratório Sustentável de Matemática (SEEDUC-RJ), Integrante do LAPRAME (UFRJ) e Docente das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia e na Pós Graduação Lato Sensu em Educação Matemática e suas Aplicações no Ensino (UCB)

Darling Domingos Arquieres:  Graduada em Licenciatura e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2001), Especialista em Educação Matemática pela PUC-RJ e em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela - UFF, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGEduCIMAT da UFRRJ. Desde 2005 sou professora da rede estadual do Rio de Janeiro. Coordenadora do projeto Laboratório Sustentável de Matemática e do LSM CIEP 111.

Fabio Menezes: Professor do Ensino Médio na Rede Estadual do Rio de Janeiro e do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Duque de Caxias há quase 20 anos formado pela UFRJ, Mestre em Ensino da Matemática pelo PEMAT-UFRJ, Especialista em Gestão pela UFJF, Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pelo PEMAT-UFRJ.

Rosi Nascimento: Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica(Unigranrio). Graduada em Matemática (Unigranrio). Especializações em Ensino de Matemática (Unigranrio), Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF), Gestão, Supervisão e Orientação Escolar (Faculdade de Educação Sao Luís - cursando) e Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial (Faculdade de Educação Sao Luís - cursando). Atuo como Professora de Matemática/ Gestora na Rede Estadual de Educaçao do Rio de Janeiro. Colaboradora do projeto Laboratório Sustentável de Matemática.

Isabela Alcantara: É licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)-Campus Paracambi, participou por dois anos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e é colaboradora do projeto Laboratório Sustentável de Matemática.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: JORMAT CEHC 2018!!!
JORMAT CEHC 2018!!!
Dia 24 de abril faremos um encontro para discutir a Educação Matemática em todos os níveis da Educação Básica. Se você é professor dos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental, professor do Ensino Médio, Estudante de Pedagogia ou Licenciatura em Matemática, esse encontro é para você! E o melhor de tudo, a inscrição é totalmente gratuita e ainda damos certificados de participação! Venham passar um dia com a gente! Esperamos por vocês!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFQ-VXXC_9x9cOS03Y0Jrx2PJgzZFWnPD6wAchYt2_8LDz3591mz6qtmKTgQdLaRIwcJDv5Zhup-5zxfVfbtgqqfhEVt-q65A75PHP29uq_iyXLe1xnwZFFfP_GYBTNqUGNj7vBW3VvpSd/s640/0001.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFQ-VXXC_9x9cOS03Y0Jrx2PJgzZFWnPD6wAchYt2_8LDz3591mz6qtmKTgQdLaRIwcJDv5Zhup-5zxfVfbtgqqfhEVt-q65A75PHP29uq_iyXLe1xnwZFFfP_GYBTNqUGNj7vBW3VvpSd/s72-c/0001.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/03/inscricoes-abertas-para-jormat-cehc.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/03/inscricoes-abertas-para-jormat-cehc.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar