A descrença de alguns professores e alunos quanto ao rumo em que o estudo da matemática é seguido, vai de encontro à proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e de alguns pesquisadores de dar significado ao que está sendo visto. Há a necessidade de o educador repensar a maneira que trabalha, com os educandos, os conteúdos matemáticos. A questão tem preocupado vários pesquisadores da área. A matemática deve ter significado não apenas para os educadores, mas também para os alunos. Os jogos em sala de aula têm o papel de agente facilitador da aprendizagem. É um recurso a mais que o professor tem para motivar seus alunos e estimular o gosto pela Matemática.
A descrença de alguns professores e alunos quanto ao rumo em que o estudo da matemática é seguido, vai de encontro à proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e de alguns pesquisadores de dar significado ao que está sendo visto. Há a necessidade de o educador repensar a maneira que trabalha, com os educandos, os conteúdos matemáticos.
A questão tem preocupado vários pesquisadores da área. A matemática deve ter significado não apenas para os educadores, mas também para os alunos.
Os jogos em sala de aula têm o papel de agente facilitador da aprendizagem. É um recurso a mais que o professor tem para motivar seus alunos e estimular o gosto pela Matemática.
Figura 1:Alunos em contato inicial com o jogo
Metodologia
Antes de aplicar o jogo em sala de aula, os alunos trabalham os aspectos referentes as funções polinomiais do 1º grau através de exercícios e fichas de trabalhos.
As fichas de trabalhos são instrumentos de investigação e análise que são utilizadas com a ajuda do software Winplot.
São duas fichas. Na primeira, são traçadas algumas funções no Winplot e é solicitado aos alunos que de acordo com o traçado do gráfico identifiquem as raízes e os coeficientes e classifiquem as funções em crescente ou decrescente.
Na segunda, são traçadas algumas funções no software e os alunos devem analisar as posições relativas entre elas (paralelas, perpendiculares e concorrentes).
Após essas análises, passa-se ao jogo. Mas antes de jogar, os alunos fazem as separações das cartas. Primeiro é solicitado que separem as representações gráficas com as suas respectivas funções e depois, que verifiquem quais das outras informações se enquadram com cada uma das funções.
Figura 2: Alunos jogando
O Jogo
O jogo é composto por trinta e seis cartas (9 cartas com representação gráfica, 9 com funções e 18 com outras informações sobre as funções). Podem jogar de três a quatro alunos e seu objetivo é formar o maior número de quartetos.
Como jogar:
Distribuir, igualmente, as cartas entre os participantes. O participante, que iniciar o jogo, deve colocar uma das cartas na mesa. A seguir, cada participante, na sua vez, aproxima uma de suas cartas abaixo de uma colocada (se a informação for compatível) ou do lado (se a informação não for compatível). Quando o jogador completar um quarteto, ele ganha as cartas que o formaram. O jogo termina quando um dos participantes terminar as suas cartas.
Figuras 3 e 4: Fichas do Jogo
Figuras 5 e 6: Fichas do Jogo
Considerações Finais
Os alunos demonstram muito interesse em participar de atividades com jogos. Os jogos fazem parte do imaginário de todos e se bem utilizados, podem ser ferramentas valiosas no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ao professor planejar bem sua aula e analisar o jogo antes de utilizá-lo, verificando se corresponde às perspectivas do conteúdo e mostrar aos alunos que eles estão utilizando um método “novo” e diferenciado para construir ou fixar o seu conhecimento.
É um processo trabalhoso, mas gratificante pois, contribuir para melhorar a prática docente e a aprendizagem da matemática sempre pode nos proporcionar momentos inesquecíveis.
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