ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Educação em tempos de pandemia. Por Felipe Olavo.

Compartilhe:

Educação à distância para a educação básica em tempos de pandemia, pode ser uma vacina?

Educação à distância para a educação básica em tempos de pandemia, pode ser uma vacina? 

<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio">Negócio foto criado por katemangostar - br.freepik.com</a>
Fonte da imagem: Freepik


Estamos vivendo uma pandemia mundial. Os dados são alarmantes e crescentes, governantes por todo o mundo tomaram medidas drásticas e necessárias de isolamento social para barrar o aumento do número de óbitos e o colapso dos sistemas de saúde. Responsabilidade e sensatez são atributos que devem reger decisões de qualquer pessoa que se encontra na posição de liderança. 

Os sistemas educacionais do Brasil não ficaram fora disso, especificamente no Estado do Rio de Janeiro as aulas estão suspensas desde o dia 16 de março por prazo indeterminado. Escolas da rede privada de ensino implementam plataformas digitais para propiciar o ensino à distância. A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro disponibilizou o aplicativo SME Carioca 2020 e a Secretaria Estado de Educação do Rio de Janeiro disponibilizou a plataforma Google Classroom, ambas com o intuito de promover um tipo de educação à distância (EAD) durante o período da pandemia. 

De onde eu falo. Sou professor de matemática da rede municipal do Rio de janeiro e da rede estadual do Rio de janeiro, atuando na educação básica nestas duas redes públicas de ensino com alunos em sua maioria moradores de comunidades carentes. Tenho um canal do Youtube voltado totalmente para a educação que aborda assuntos matemáticos e leva o meu nome, este canal foi criado com o intuito de colaborar com atividades realizadas em sala de aula e disponibilizar o acesso do público em geral à abordagens de conteúdos matemáticos de forma não-convencional. 

É consenso para a comunidade docente que novas tecnologias têm papel importante nos processos de aprendizagem. No Brasil, existem cursos técnicos e superiores de qualidade funcionando na forma EAD, porém trazer esta modalidade para a educação básica de forma abrupta é concebível? Muitas incertezas e dúvidas nos cercam, o que fazer para promover educação aos milhões de crianças, adolescentes e adultos matriculados em instituições de educação básica. 

Aulas virtuais


Muitas aulas virtuais se baseiam na demonstração de teorias e técnicas seguidas de exercícios, uma sala de aula virtual por sua vez em grande número de pessoas conectadas e isolamento social. Este tipo de educação geralmente evita situações que proporcionam o desenvolvimento da criatividade, especulação e inteligência emocional. Para Ubiratan D`Ambrosio, educação é uma estratégia da sociedade para facilitar que cada indivíduo atinja o seu potencial e para estimular cada indivíduo a colaborar com outros em ações comuns na busca do bem comum. 

Outro ponto é que a educação virtual pode colaborar para a aumento desigualdade social. Aulas on-line para a educação pública esbarram em uma série de dificuldades, e a mais notável é a falta de estrutura digital para o estudante. Fica mais evidente neste momento o lugar da escola pública como único ambiente que pode dar a estrutura mínima para o desenvolvimento dos estudantes. 

Segundo Ivo do Rosário, EAD é uma modalidade de ensino que conta com uma metodologia própria. A linguagem da EAD é específica, os instrumentos de avaliação são próprios. Os professores da escola básica, em sua maioria, não são tutores de polos de EAD, e nem têm formação para desempenhar esta função. 

Sendo assim, estes são indícios de que o substituir educação básica presencial por um sistema virtual é uma missão bem complexa e que a educação deve ser promovida no seu ambiente próprio, a escola. Então, se aulas virtuais não constituem uma vacina para o problema da educação, qual seria o melhor remédio? 

Analgésico eficiente


Não há vacina pronta contra o COVID-19, no caso de uma pessoa estar infectada e o quadro de saúde ser bom, os médicos prescrevem remédios analgésicos, entre outras coisas, como paliativos até a sistema imunológico do paciente produzir a cura. A comunidade escolar também pode fazer algo neste sentido. Plataformas digitais de interação e produções virtuais já feitas por professores podem constituir um bom analgésico para amenizar os problemas gerados pela ausência da escola. Quando digo comunidade escolar, quero chamar atenção que todos tem relevância nos processos de aprendizagem. 

Como os alunos estão em casa, os professores têm menos capacidade de gerenciar a rotina de estudos. Então, o primeiro passo é a família criar uma rotina, estipular um horário destinado exclusivamente aos estudos, estar de perto acompanhando aquilo que está sendo feito e colaborar para a retirada de dúvidas. 

As redes sociais podem ser utilizadas para tirar dúvidas com os professores e receber orientações sobre conteúdos virtuais para assistir e atividades para desenvolver. Há poucos dias, postei no meu canal (Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCRObpS6_XT-aDDFo3p5VlIw ) um vídeo com o tutorial para a construção do jogo da translação, atividade disponibilizada aqui neste blog. 

Uma aluna do 7º ano me perguntou: “é para ver o vídeo e fazer?”. Respondi, informando que não era obrigatório, mas que seria uma ótima atividade ela fazer durante a quarentena, disse isso tendo em vista que este jogo contribui para apropriação conceitos matemáticos inerentes à operação de adição no conjunto dos inteiros. Nestes dias, o meu canal tem adquirido a característica de trazer a matemática para a rotina de isolamento social de uma forma lúdica e com significado. 

Os professores podem orientar os estudos de forma remota, indicando vídeos e materiais em sites, e relacionando-os às necessidades de cada ano de escolaridade. A família pode apoiar a execução de atividades e disponibilizar os meios possíveis. E as instituições podem disponibilizar plataformas de comunicação, recursos didáticos e orientar as ações pedagógicas. 

Existem diversos recursos digitais voltados para a matemática que podem ser indicados, dentre eles: 

Canais no Youtube: Matemática Rio, Jogos & Matemática UNIRIO, Equaciona matemática, Felipe Olavo, entre outros; 

Sites e Blogs: Laboratório sustentável de matemática, Rio Educa, Portal OBMEP, entre outros. 

Plataformas e aplicativos de videoconferência: Meet do Google, Zoom, Google classroom, entre outros. 

Considerações Finais


Uma coisa é certa, vamos vencer este vírus. As consequências para a sociedade serão muitas, algumas irreparáveis. Vacina para a educação não há, mas podemos utilizar os recursos digitais como analgésicos neste momento de dor. Cabe à comunidade escolar utilizar o que há disponível para não perder tudo aquilo que foi conquistado na busca de uma escola universal e igualitária. 


Bibliografia: 

Johns Hopkins University & Medicine. Coronavirus Resource Center,. Consulta realizada em 30/03/2020, disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html

D’Ambrosio, U. (2012). Educação Matemática: Da teoria à prática. 23ª edição – Campinas – SP. 

Rosário, I.C. Publicação em rede social, em 27/03/2020. Disponível em: https://www.facebook.com/ivo.rosario/posts/2847858255296587

Coordenadora Responsável pela reportagem: Darling Domingos Arquieres.

Este é um artigo convidado, o seu autor é o professor Felipe Olavo autor do canal do youtube (Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCRObpS6_XT-aDDFo3p5VlIw ). Faça como o professor Felipe e publique conosco, entre em contato no nosso formulário de contato aqui do blog.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Educação em tempos de pandemia. Por Felipe Olavo.
Educação em tempos de pandemia. Por Felipe Olavo.
Educação à distância para a educação básica em tempos de pandemia, pode ser uma vacina?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuU2Gix44lrcSN2K21lG4p0fl_t7Yqs6cg5dxxr0NJwVQXLACf5KWmCRhbHK2vSYS28Sg0rtZrk4sevTHEpqzSg-UCxY-nZoAdw5lrnqRek5430QratvvCiFxWgXwrnq-Ri7tAMr_I3-lg/s640/3196.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuU2Gix44lrcSN2K21lG4p0fl_t7Yqs6cg5dxxr0NJwVQXLACf5KWmCRhbHK2vSYS28Sg0rtZrk4sevTHEpqzSg-UCxY-nZoAdw5lrnqRek5430QratvvCiFxWgXwrnq-Ri7tAMr_I3-lg/s72-c/3196.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2020/04/educacao-em-tempos-de-pandemia.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2020/04/educacao-em-tempos-de-pandemia.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar