ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Homotetia e Simetria. Por Darling Domingos e colaboradores!

Compartilhe:

Olá queridos professores!!! Hoje apresento a vocês duas práticas pedagógicas para serem trabalhadas no Ensino Fundamental (EF).

Olá queridos professores!!! Hoje apresento a vocês duas práticas pedagógicas para serem trabalhadas no Ensino Fundamental (EF). Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a simetria de reflexão é mencionada a partir do 4º ano do EF, recomendando que o aluno possa “reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria” (BNCC, 2017, p 293). E no 5º ano do EF solicita que seja trabalhado com os discentes a ampliação e redução de figuras poligonais no intuito deles reconhecerem “a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais” (BNCC, 2017, p 297). Esse documento refere que o docente use variados recursos didáticos e materiais, como os softwares de geometria dinâmica para despertar o interesse do alunado em aprender Matemática. Por isso, fui procurada por alguns colegas professores do primeiro segmento do EF solicitando atividades de Homotetia realizadas em algum aplicativo matemático. Então, pensei numa tarefa construída no GeoGebra e requisitei o auxílio do colega Gabriel Muniz para construção da atividade conforme a demonstração no vídeo a seguir:

Construindo Atividade de Homotetia no GeoGebra

   


Nós preferirmos não utilizar figuras geométricas, e sim um desenho animado que chama a atenção das crianças e que possa propiciar a eles um momento prazeroso, para além do conhecimento matemático. Nesse vídeo, Gabriel explica como o docente pode construir a atividade, como salvar no site do GeoGebra e como disponibilizar para os alunos no Google Sala de Aula. 

Cortando os Nomes 

Agora, referente a simetria, cito a experiência que passei com meu filho Heitor que cursa o 7º ano do EF em que a professora de matemática, Cátia Toledo, pediu um trabalho manual, conforme as instruções: num papel ofício dobrado ao meio para que escreva seu nome; que recorte em volta do nome; que abra a folha; que veja o eixo de simetria; que veja o que ocorreu nos lados direito e esquerdo; que com a folha aberta desenhe um bichinho com olhos, boca etc. 

Observe a construção da tarefa no vídeo e nas fotos a seguir:


   








Essa atividade foi aprazível para mim e para meus filhos, em uma participação da família. A atividade pode ser trabalhada com alunos a partir do 4º EF com auxílio do docente e pais, nesse momento de ensino remoto. 


Considerações Finais 


Esperamos que as atividades mencionadas nessa reportagem contribuam aos colegas docentes de matemática em suas aulas referentes a Simetria e a Homotetia. Que nesse momento de ensino remoto, novidade imposta a todos, possamos compartilhar práticas pedagógicas para auxiliar a todos. 


Os autores


GABRIEL DOS SANTOS MUNIZ 

Docente regente em matemática na rede privada em Seropédica/RJ 

Graduado em Licenciatura em Matemática – UFRRJ 



Catia Cristina Silva de Toledo 

Docente regente em matemática da SEEDUC/RJ e rede privada Mesquita/RJ 

Graduada em Licenciatura em Matemática UNIABEU 

Pós Graduação em Educação Inclusiva com ênfase em múltiplas deficiências (em conclusão) FAVENI 



Darling Domingos 

Docente regente em matemática da SEEDUC/RJ 

Docente convidada na Pós Graduação Lato Sensu em Educação Matemática e suas Aplicações no Ensino (UCB) 

Mestre em Educação em Ciências e Matemática – UFRRJ 

Especialista em Novas Tecnologias no Ensino em Matemática – UFF 

Especialista em Educação Matemática – PUC Rio 

Graduada em Licenciatura e Bacharel em Matemática - UFRRJ 

Publique com a gente


Seja o próximo a publicar conosco compartilhando sua experiência docente!! 

Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Homotetia e Simetria. Por Darling Domingos e colaboradores!
Homotetia e Simetria. Por Darling Domingos e colaboradores!
Olá queridos professores!!! Hoje apresento a vocês duas práticas pedagógicas para serem trabalhadas no Ensino Fundamental (EF).
https://i.ytimg.com/vi/lIEvlqBBoPo/hqdefault.jpg
https://i.ytimg.com/vi/lIEvlqBBoPo/default.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2020/08/homotetia-e-simetria-por-darling.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2020/08/homotetia-e-simetria-por-darling.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar