Olá queridos leitores, Hoje vou compartilhar com vocês a 3ª oficina do IICOMEC (2º ciclo de oficinas matemática é ciência) com práticas de laboratório que visaram investigar esta função em três momentos, para vivê-los foram necessários 4 tempos (200 minutos) divididos em 2 dias. O primeiro dia comportando as práticas 1 e 2, e o segundo dia comportando as práticas 3 e 4...
Olá queridos leitores, Hoje vou compartilhar com vocês a 3ª oficina do IICOMEC (2º ciclo de oficinas matemática é ciência) com práticas de laboratório que visaram investigar esta função.
Parte 1:
Prática 1:Jogo da reescrita numérica, onde os alunos receberam 4 estrelas como as retratadas abaixo, com um número representado em seu centro:
O objetivo do jogo foi o de completar as pétalas de cada estrela com 5 representações diferentes em forma de potência calculadas com estratégias diferentes para cada pétala.
Este jogo foi um sucesso!!! Foi muito legal e os alunos puderam se divertir enquanto recordavam os fundamentos matemáticos necessários às práticas vindouras.
Parte 2:
Prática 2: A partir de cinco gráficos recebidos, identificar a lei de formação de cada função
exponencial dada. Aqui, através de discussões, alcançamos a lei genérica y=a^x.
Prática 3: Utilizando o suporte plano cartesiano, plotar as funções abaixo e analisar suas correspondências e
similaridades.
a)f(x)=3x
b)f(x)=(1/3)x
c)f(x)= 3-x
d)f(x)=
(1/3)-x
e)
f(x)= (1)x
Parte 3:
Prática 4:Elaboração do jogo da pirâmide pela turma 1002 e vivência deste jogo pela turma 1001, o Jogo da pirâmide foi construído nos mesmos moldes do jogo da estrela, neste jogo, a partir de uma função exponencial localizada em sua base quadrada, os alunos deveriam preencher as quatro pétalas que compõe a sua área lateral com informações relativas à sua função grafada na base, a saber:
a) se a função era crescente ou decrescente;
b) plotar o gráfico da função;
Turma 1002 elaborando o jogo, a primeira equipe a terminar ganhou um brinde de valor afetivo.
Turma 1001 vivenciando o jogo:
Primeira equipe a terminar, seus integrantes ganharam um brinde de valor afetivo.
A elaboração e vivência deste jogo foi uma forma divertida de encerrar o tema da oficina.
Um abraço e até a próxima!