ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

A importância do ambiente para o aprendizado de matemática. Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

Matemática é algo que se faz apenas com papel e caneta disso não há dúvidas, correto? Trata-se de uma verdade incontestável para alguns, é verdade para matemáticos, astrônomos e tantos outros, só que o que vale para alguns não vale para todos e infelizmente esta abordagem abstrata da matemática tem sido tomada como regra geral no planeta. Esta minha opinião é corroborada pelo péssimo desempenho em matemática não só no Brasil, mas no mundo todo[1].

A importância do ambiente para o aprendizado de matemática. v.1.


Daniela Mendes Vieira da Silva 1


Alunos do CEHC investigando logaritmos e suas propriedades no LSM 


       Matemática é algo que se faz apenas com papel e caneta, disso não há dúvidas, correto? Trata-se de uma verdade incontestável para alguns. É verdade para matemáticos, astrônomos e tantos outros. Só que o que vale para alguns não vale para todos e infelizmente esta abordagem abstrata da matemática tem sido tomada como regra geral no planeta. Esta minha opinião é corroborada pelo péssimo desempenho em matemática não só no Brasil, mas no mundo todo[1].


      Se fosse apenas o péssimo desempenho, já seria ruim. Mas como o que é ruim pode sempre piorar, também em termos planetários o medo da matemática segue galopante[2]. Alguns motivos: 1º desde tempos imemoriais a ciência matemática tem sido reservada a uns poucos eleitos, reforçando relações de poder. 2º tal reserva persiste até os tempos atuais onde a matemática continua acessível a uma elite privilegiada, devido à abordagem imaterial e pasteurizada da qual já falamos aqui. 


      Basta observar e comparar uma sala de aula do século 19 e uma sala de aula do moderno século 21 e verificar que elas são basicamente iguais. Em ambas há uma lousa e carteiras dispostas em fileiras. Tal ambiente sempre favoreceu e continua favorecendo o ensino imaterial da matemática. Tal ensino era justificado até meados do século 20, quando o ensino mecânico preconizado por Skinner[3] era pedagogicamente dominante. Mas após a revolução cognitivista que aflorou nesta época, através dos trabalhos de Bruner,  Piaget e outros[3] tal situação se mostra insustentável.


      Se com o ensino abstrato de matemática em um ambiente neutro não temos conseguido fomentar o aprendizado de todos os nossos alunos, é forçoso aceitar que o ambiente homogeneizante que criticamos aqui, e no qual temos vivido enquanto classe, também faz parte do problema. 

      Pesquisas[4] indicam que nenhum de nossos alunos do ensino fundamental anos iniciais e grande parte de nossos educandos dos posteriores níveis de ensino não conseguem compreender conceitos que não estejam ancorados em objetos e situações concretas[5]. Isso nos leva à primeira necessidade do ambiente: materiais manipuláveis que os auxiliem a atravessar a ponte entre o concreto e o abstrato. Mas será que somente tais materiais são suficientes?

      Aprendi com as vivências do projeto LSM[6] que estes materiais concretos devem ser muito bonitos e coloridos, pois é necessário criar todo um ambiente que evoque a beleza da matemática. Isto pode ser conseguido com bonitos pôsteres relacionando esta ciência à vida real, cartazes, materiais imantados dispostos em paredes com pintura metalizada, lindos poliedros feitos de canudinhos e fixados no teto com nylon, parecendo voar pela sala. 

      Além da beleza das paredes é necessário cativar os alunos com pequenas surpresas. Ou seja, nesta sala dedicada à rainha das ciências, devem estar presentes experimentos com a participação de personagens curiosos. Eu, por exemplo, utilizo minions, smurfs e alienígenas em experimentos que envolvem a compreensão e o cálculo de volumes e que estão sempre expostos neste espaço.


     Uma vez que a matemática está bem representada por materiais e experimentos interessantes é hora de pensar em outras maneiras de cativar o aluno para este espaço. Uma forma muito interessante, é a utilização de fragrâncias perfumadas, daquelas encontradas no supermercado. Este é um ponto interessante, pois a memória olfativa desempenha um grande papel em nossa vida[7]. Também é interessante a utilização de música ambiente, pois ela facilita a concentração e diminui a conversa paralela. Essa eu aprendi com a escola da Ponte[8].


     Enfim, estudar em um ambiente pensado para nos envolver, certamente facilita o aprendizado. Implantar tal ambiente não é tarefa fácil, para tanto, é necessário fazer o que Beratriz D’Ambósio chama, muito apropriadamente, de insubordinação criativa[9]. Isto significa que temos que quebrar paradigmas.

       Entretanto, é importante perceber que tanto a sala ambiente quanto o uso de materiais concretos específicos devem se somar à tantas outras iniciativas didáticas pois nada deve ser tomado como solução milagrosa para o ensino de nenhuma disciplina.

       Portanto, foi pensando em atender a todas estas condições que o espaço do projeto LSM[6] foi concebido. Aliás, não tem sido bom apenas para os alunos conviver neste lugar tão especial, tenho vivido nele há mais de um ano e posso dizer que, para o professor, é gratificante atuar em um lugar com tantas possibilidades pedagógicas. 


     Fica aqui um convite para que você professor/gestor implante este ambiente em sua escola! Vamos juntos! Contem comigo!


Abraços e até a próxima!


Referências e Bibliografia consultada

[5]BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais:ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. 4v. 


[5]CASTELNUOVO, E. Didatica de la Matemática Moderna. México: Trillas, 1970.


[9]D’AMBRÓSIO, B. LOPES, C.E. MODOS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA NARRAR AS SUAS AÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA. Disponível em: http://vicipariodejaneiro.com.br/wp-content/uploads/2013/08/6.pdf. Acesso em 18 nov. 2014.


[5]FIORENTINI, D. MIORIN, M.A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Disponível em: http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=C,. Acesso em 04 nov. 2014.


[3]LEFRANÇOIS, G. R. Teorias de aprendizagem. São paulo. Cengage Learning. 2008. 

[8]NOVA ESCOLA. José Pacheco e a escola da ponte. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jose-pacheco-escola-ponte-479055.shtml, acesso em 28 fev. 2015.


[5]PIAGET, J. (1983) A Epistemologia Genética. Piaget. Coleção Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural. 1-64.

[4]REVISTA EXAME. Mais de 90% saem do ensino médio sem aprender bem matemática. Disponível em: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/mais-de-90-saem-do-ensino-medio-sem-aprender-bem-matematica. Acesso em 07, jan. 2015. 


[6]SILVA, D.M.V. A construção do saber e do laboratório sustentável de matemática através da implementação do 1º ciclo de oficinas matemática é ciência no 1º ano do ensino médio do colégio estadual Hebe Camargo. Disponível em < http://eemat.sbemrj.com.br/wp-content/uploads/2014/10/RE15_DanielaMendes.pdf>, acesso em 28 fev. 2015.


[7]SUPERINTERESSANTE. Olfato: o sentido da vida. Disponível em < http://super.abril.com.br/cotidiano/olfato-sentido-vida-438456.shtml>, acesso em 28 fev. 2015.



[2]UNIVERSIA. Brasil é o 3º no ranking de países onde os estudantes têm mais medo de matemática. Disponível em < http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/05/19/1097046/brasil-3-ranking-paises-onde-estudantes-medo-matematica.html>, acesso em 28 fev. 2015.

[1]UOL EDUCAÇÃO. Pisa: desempenho do Brasil piora em leitura e 'empaca' em ciências. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03/pisa-desempenho-do-brasil-piora-em-leitura-e-empaca-em-ciencias.htm. >, acesso em 13 jun. 2014.


Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: A importância do ambiente para o aprendizado de matemática. Por Daniela Mendes.
A importância do ambiente para o aprendizado de matemática. Por Daniela Mendes.
Matemática é algo que se faz apenas com papel e caneta disso não há dúvidas, correto? Trata-se de uma verdade incontestável para alguns, é verdade para matemáticos, astrônomos e tantos outros, só que o que vale para alguns não vale para todos e infelizmente esta abordagem abstrata da matemática tem sido tomada como regra geral no planeta. Esta minha opinião é corroborada pelo péssimo desempenho em matemática não só no Brasil, mas no mundo todo[1].
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiO7zj6LyXPxaa0my23Ll_DAsv0JOKzDUfI3PJfQ9btVk2Jl7kU0jZ8dDit2Ubnu83b8SL8ncFxEnC7jve7x_-XthglT3LP_7LGsxwmt-du9nsrg5jhQC1Buf31nOLwr7oz4OjzTxPwyiq/s1600/10924791_818894614849629_5050874937092488691_n.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiO7zj6LyXPxaa0my23Ll_DAsv0JOKzDUfI3PJfQ9btVk2Jl7kU0jZ8dDit2Ubnu83b8SL8ncFxEnC7jve7x_-XthglT3LP_7LGsxwmt-du9nsrg5jhQC1Buf31nOLwr7oz4OjzTxPwyiq/s72-c/10924791_818894614849629_5050874937092488691_n.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/02/a-importancia-do-ambiente-para-o-aprendizado-de-matematica.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/02/a-importancia-do-ambiente-para-o-aprendizado-de-matematica.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar