ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Oficina de Volumes com embalagens descartadas da sua cozinha! Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

Oficina de jogos e investigação como atividades disparadoras Olá pessoal, para abrir o terceiro bimestre, cujo tema central é Geometria Espacial, uma oficina de volumes que se dividiu em dois momentos:

Oficina de jogos e investigação como atividades disparadoras


Olá pessoal, para abrir o terceiro bimestre, cujo tema central é Geometria Espacial, fizemos uma oficina de volumes que se dividiu em dois momentos:

1º Momento: Jogo, encontre o par correto. 

Material Utilizado:

Coletei embalagens diferentes, utilizadas por mim ao longo de dois meses. Cada vasilhame teve sua indicação de volume removida e também foi numerada sequencialmente, essa indicação de volume foi cuidadosamente anotada em um gabarito ao lado da numeração recebida pela embalagem. Esse gabarito deve ficar guardado com o professor. 

Objetivo:

O objetivo deste jogo é o de relacionar as 5 embalagens cheias de água* que estão sobre a pia a seus pares que estão misturados sobre a mesa. Aqui trabalhamos a conservação de volumes e o conceito de estimativa.

Oficina de Volumes com embalagens descartadas da sua cozinha!
Material pronto para o jogo


Regras:


Com a turma dividida em 4 equipes, nomeadas de 1 a 4 por exemplo, sorteamos com um dado, a primeira equipe a tentar fazer o par, Caso ela faça o aplicador do jogo anota o ponto convertido em uma folha, por exemplo, equipe 1: 1ª rodada ok, e assim por diante. 

É importante destacar que o par encontrado deve ser colocado de lado, dessa forma teremos cada vez menos garrafas sobre a pia, daí a importância do sorteio. Assim, sempre rolando o dado para chamar a próxima equipe, com o cuidado de não repetir equipes, para que todas joguem na primeira rodada com uma tentativa cada, todas joguem na segunda rodada com uma tentativa cada, o que deixa todos em posição de equidade.

Segue-se sorteando a próxima equipe a jogar até que todos os 5 pares tenham sido encontrados, ganha a equipe que converter mais pontos.

Oficina de Volumes com embalagens descartadas da sua cozinha!
Equipe analisando o material para tentar fazer o par

Oficina de Volumes com embalagens descartadas da sua cozinha!
Equipe despejando o conteúdo da embalagem selecionada sobre a pia no vasilhame escolhido como seu par, caso não falte nem sobre líquido, não obstante as formas sejam diferentes, a equipe converte um ponto.



Resultados e discussão: 


Na aplicação desta oficina, é importante salientar que todas as quatro equipes conseguiram fazer seus respectivos pares em suas tentativas na primeira rodada, o que mostrou uma excelente capacidade da turma em fazer estimativas e a relacionar objetos com formatos diferentes e volumes iguais. Mas também é importante deixar claro que cada grupo conjecturou bastante, estando próximos de errar  muitas vezes, mas a discussão entre a equipe sempre os levava à resposta certa, aqui a cooperatividade se mostrou um trunfo para todos.

Uma vez que todas as equipes se empenharam muito em formar seus pares, fazendo comparações e inferências, o jogo foi decidido na sorte, quando, ao iniciar a segunda rodada sorteei a primeira equipe a jogar nesta etapa, equipe essa que, após muita conversa,  converteu o par e venceu este jogo. 


2º Momento: Investigação: Qual é o peso do alienígena?


Material Utilizado:


Coletei e levei para o laboratório, um brinquedo descartado pelo meu filho, um "cilindro" com um "alienígena" dentro. Também utilizei uma balança de braço, gentilmente doada pelo professor de Física do CEHC e uma fita métrica.

Objetivo: 


Descobrir o peso do alienígena através do cálculo do volume de água deslocado no cilindro transparente. Aqui trabalhamos a modelagem matemática relacionando teoria e prática.



Oficina de Volumes com embalagens descartadas da sua cozinha!
Material necessário para o segundo momento

Oficina de Volumes com embalagens descartadas da sua cozinha!
Close do objeto utilizado

Regras:

Apenas água:

Para começar, ainda com a turma dividida em grupos, agora de 4 integrantes,  um voluntário coloca um pouco de água no cilindro transparente vazio e faz algumas medições com a fita métrica (em cm) que devem ser anotadas por um integrante de cada grupo.

  • Altura da coluna d'água;
  • Medida da circunferência do cilindro.
Aqui, utilizando a medida da circunferência calculamos o raio da base do cilindro e, portanto, uma vez que tem-se a altura, calcula-se o volume de água no cilindro através da fórmula clássica de volume desse sólido. Guarda-se esse valor.

O alienígena entra em cena:

Agora é hora de mergulhar o alienígena no cilindro com a mesma quantidade de água do procedimento anterior e anotar a nova altura da coluna d'água, uma vez que as demais medidas permanecem as mesmas. 

Utilizando as mesmas manipulações algébricas anteriores calcula-se o novo volume, agora da água+alienígena.

Qual é o volume do alienígena?

Uma vez que tem-se o volume da água e o volume da água mais alienígena, basta subtrair o segundo do primeiro para saber o volume só do alienígena.

Mas o que volume tem a ver com peso?

Utilizando, uma balança feita de garrafas pet (você pode aprender a fazê-la clicando aqui) relacionamos um litro de água, pesando uma caixa de leite de um litro vazia a um quilograma, deixando clara a igualdade entre litro(de água) e quilograma. E conversando e discutindo, chegamos à relação 1cm³(de água) sendo igual a 1 grama.

Isto posto, pudemos relacionar o volume encontrado em cm³ a gramas encontrando o peso do alienígena.

O valor encontrado foi aferido colocando-se o alienígena na balança de braço.

Resultados e discussão:


As primeiras tentativas de calcular o peso do alienígena foram frustradas, pois não esperamos a coluna de água deixar de se mover para medirmos a nova altura e isso nos levou a erro, também observei alunos estimando o peso do alienígena e modificando a fórmula para alcançar o valor medido, sem o embasamento matemático necessário.

Troquei o alienígena por uma borracha mais pesada que moveu menos a água e nos induziu menos ao erro e nessa tentativa chegamos a um peso calculado para a borracha bem próximo ao peso aferido na balança.

Também, vários alunos conseguiram estimar de cabeça o valor de cada cm de altura da coluna  d'água em gramas demonstrando grande compreensão do tema.

Considerações finais:

Observei que as atividades vivenciadas despertaram a curiosidade dos alunos para o tema do bimestre, o que foi muito positivo, pois a turma como um todo não só se envolveu bastante na atividade como também superou todos os objetivos inicialmente pensados. 

Portanto, deixo aqui a sugestão para que outros professores utilizem essa abordagem, que se mostrou uma alternativa pedagógica interessante.

Também é importante salientar que o trabalho para montar esta atividade se dá uma única vez, sendo que todo o material utilizado cabe em uma caixa e pode ser reutilizado diversas vezes.

Um abraço e até a próxima.

*Ao final das oficinas, que acontecerão em outras turmas, a água limpa utilizada para encher os vasilhames será destinada a regar as plantas da escola.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Oficina de Volumes com embalagens descartadas da sua cozinha! Por Daniela Mendes.
Oficina de Volumes com embalagens descartadas da sua cozinha! Por Daniela Mendes.
Oficina de jogos e investigação como atividades disparadoras Olá pessoal, para abrir o terceiro bimestre, cujo tema central é Geometria Espacial, uma oficina de volumes que se dividiu em dois momentos:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibhr4PkKTH7y6aDFKMvcPujFBoynZlkpsOnR_FwvURoBf6v9Clha39Q7hGvPDWK1T4C4G5Wge-y7oVoULRVKQ4A2jTowio2n8a0muxXnWZBppyAdoUp14ostgc98cugn1GwoTP-ayqRZ1J/s640/IMG-20150803-WA0002.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibhr4PkKTH7y6aDFKMvcPujFBoynZlkpsOnR_FwvURoBf6v9Clha39Q7hGvPDWK1T4C4G5Wge-y7oVoULRVKQ4A2jTowio2n8a0muxXnWZBppyAdoUp14ostgc98cugn1GwoTP-ayqRZ1J/s72-c/IMG-20150803-WA0002.jpeg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/08/oficina-de-volumes-com-embalagens-da-sua-cozinha.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/08/oficina-de-volumes-com-embalagens-da-sua-cozinha.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar