Olá pessoal! Hoje recebi a visita do professor Willian Oliveira em minhas turmas para ministrar uma oficina bem diferente sobre matrizes, faço abaixo o relato da atividade! Oficina: Matrizes, tecnologia e futebol Objetivo: Apresentar aos alunos o conceito de matrizes de forma diferenciada e de forma lúdica, com o apoio da tecnologia. Metodologia: Atividade 1: Matrizes no cotidiano O professor iniciou uma apresentação do conceito de matrizes relacionadas com o dia a dia dos alunos e já apresentando a questão de raciocínio lógico matemático sobre o tema que abriria a oficina:
Fonte:http://migre.me/rXGSN |
Oficina: Matrizes, tecnologia e futebol
Objetivo:
Apresentar aos alunos o conceito de matrizes de forma diferenciada e de forma lúdica, com o apoio da tecnologia da informação.
Metodologia:
Atividade 1: Matrizes no cotidiano
O professor iniciou uma apresentação do conceito de matrizes relacionando-as com o dia a dia dos alunos e já apresentando a questão de raciocínio lógico matemático sobre o tema que abriria a oficina:
![]() |
Conversando sobre matrizes |
![]() |
Atividade introdutória |
Após 5 minutos o professor Willian interrompeu a turma, explicando que este era o tempo médio de resolução de uma questão do ENEM estabelecendo na sequência uma conversa sobre a necessidade de concentração e treino da capacidade de compreensão dos enunciados através da leitura. Depois deste bate papo a questão foi resolvida em conjunto com a turma, onde tanto os alunos que a tinham resolvido quanto os que não haviam terminando ainda a questão puderam interagir e trocar ideias em um ambiente de camaradagem.
Atividade 2: Matrizes no futebol
Como os alunos participantes já haviam estudado os fundamentos das matrizes em uma aula anterior, o professor apresentou uma aplicação prática para a multiplicação de matrizes utilizando a tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol 2015, onde constam o número de vitórias, empates e derrotas de cada time, ou seja, pode ser organizado em uma matriz 1x3 (uma linha e 3 colunas), na sequência, Willian, explicou aos alunos que não tinham conhecimento das regras do referido campeonato, que o valor para cada resultado pode ser disposto em uma matriz 3x1 (3 linhas e 1 coluna), e que a multiplicação das duas resultaria na pontuação do time, pois em uma multiplicação de matrizes, a matriz resultante tem o número de linhas da primeira e o número de colunas da segunda. Assim, neste caso, temos como resultado uma matriz 1x1 (uma linha e uma coluna) que é justamente a pontuação de qualquer time que dispute o campeonato citado.
Atividade 3: Salvando o vasco!
Uma vez apresentada a forma como calcular a pontuação de cada time com matrizes e mostrar que tais cálculos, assim como a classificação de cada time de acordo com a sua pontuação pode ser feita com facilidade com o uso do computador e que cada mudança na quantidade de vitórias, empates ou derrotas de cada time altera a tabela, foi a hora mostrar esta interatividade na prática de pedindo aos alunos que abrissem em seus computadores o Simulador do Brasileirão série a, onde eles receberam uma missão: buscar uma combinação de resultados que mantivesse o Vasco da Gama na Série a:
![]() |
Simulador do Brasileirão 2015 |
![]() |
Alunos buscando a melhor configuração |
![]() |
Alunos buscando a melhor configuração |
![]() |
Alunos buscando a melhor configuração |
![]() |
Alunos buscando a melhor configuração |
Ao final desta atividade fizemos uma grande discussão onde os alunos colocaram suas descobertas para o grupo, ao final, chegamos a cenários tais como o vasco vencer todos os jogos com placares de 9x0 e com os demais times empatando, para citar um exemplo de possibilidade de permanência na série a. Estas conjecturas levaram os alunos a levantar o tema probabilidade e a querer fazer os cálculos das possibilidades do referido time escapar do rebaixamento. Também a discussão sobre o que seria impossibilidade matemática surgiu entre os participantes. Também os alunos foram além do que foi pedido e calcularam não ser mais possível, matematicamente, o Flamengo ser Campeão, assim como os muitos cenários que o levariam ao G4 (grupo dos primeiros colocados que se classificam para a Taça Libertadores) por exemplo.
Análise e Discussão
Esta foi uma atividade muito proveitosa, uma vez que os alunos foram convidados a investigar com o tema proposto e aceitaram o convite, indo muito além das atividades propostas. Os estudantes demonstraram compreensão do tema através dos debates que se seguiram às atividades, explicitando verbalmente que o computador atuou como um facilitador da multiplicação de matrizes facilitando suas conjecturas, uma vez que calcular tantas possibilidades demandaria tempo e esforço imensos dispendidos em uma atividade mecânica.
Agradecimentos
Gostaria de deixar um agradecimento especial ao professor Willian Oliveira, por ter disponibilizado o seu tempo e conhecimento para nos proporcionar uma atividade tão prazerosa e significativa.
Um abraço a todos e até a próxima!!!
p.s.: É importante destacar que sou vascaína! Espirito esportivo sempre!