O bingo é um jogo com vários participantes que gera muita emoção quando um sortudo consegue completar a sua cartela. Então, aproveitei essa ideia para trabalhar funções.
Alegria da criançada!!! O bingo é um jogo com vários participantes que gera muita emoção quando um sortudo consegue completar a sua cartela. Então, aproveitei essa ideia para trabalhar funções. Bingo das Funções é uma colaboração do colega Adelson Madruga que disponibilizou aos internautas do grupo Rede Colaborativa: Laboratório Sustentável de Matemática sediado no Facebook.
O jogo
O jogo consiste de cartelas impressas conforme o modelo da Figura 1, feijões ou milhos para marcar, folha de rascunho para realização dos cálculos, lápis e uma sacola com bolinhas ou quadrados de papeis com as numerações de 1 a 20. Vence o jogo quem completar toda a cartela e gritar a palavra BINGO!!!!!
![]() |
Figura 1: Cartela do Bingo das funções |
A intenção é que através de um momento de descontração e lúdico de um jogo proporcionar ao aluno agilidade de raciocínio ao substituir o valor dos números na função e descobrir quais as possíveis imagens da função dada, além de trabalhar com expressões numéricas, aprimorando assim o conceito de domínio e imagem de funções.
Como jogamos?
Distribui para os alunos as cartelas. Cada aluno recebeu sua cartela com função e numerações diferentes dos outros colegas. Como eu apliquei em turmas de 1º ano do ensino médio que têm normalmente de 35 a 40 alunos, eu realizei esse jogo em duplas. Sorteei um número da sacola, falei alto para turma e registrei no quadro. Esse número x foi sendo substituído na função dada na cartela. Os alunos efetuaram a operação na folha de rascunho (Figura 2) e verificaram o valor da imagem da função para o número sorteado. O valor dessa imagem foi o número que eles procuraram em sua cartela e marcaram com feijão, milho ou apenas um x com lápis.
![]() |
Figura 2:Folha de rascunho |
Observações importantes
Um ponto interessante de termos feito o jogo em dupla, foi que um aluno ajudava o outro para agilizar as contas e também pra conferir os resultados, isso se mostrou muito importante na construção do aprendizado de forma colaborativa.
Outro ponto interessante é que para este bingo o professor pode formular suas próprias cartelas, escolhendo o tipo de funções, e realizando os cálculos com os 20 números, registrando na cartela 14 resultados escolhidos aleatoriamente.
Em meu entendimento esta atividade foi muito proveitosa para os alunos participantes e contribuiu para a aprendizagem significativa do tema.
Este é um artigo convidado. Foi escrito e enviado por Darling Domingos, coordenadora do LSM e professora da SEEDUCRJ e docente convidada da Pós Graduação UCB.