Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,41,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Primeiro Colóquio de Educação Matemática da baixada fluminense
Primeiro Colóquio de Educação Matemática da baixada fluminense
Faz-se necessário compreender a Matemática como uma disciplina de investigação e não de conteúdo pronto e acabado. Ela é um espaço de ação e criatividade. A Matemática que deve ser ensinada e estudada, de alguma forma, deve ser útil para os alunos, ajudando-os na compreensão, explicação ou organização da realidade e possibilitando, desta forma, que os alunos tenham condições de refletir sobre o seu fazer para construir o saber.
Para isso, é necessário que ensino da disciplina exija do professor que ele não saiba apenas o que ensinar, mas também a quem ensinar e como ensinar, levando em consideração as diferenças e especificidades de cada turma.
Deste modo, o LABEM (Laboratório de Ensino de Matemática do IFRJ/Nilópolis), o LSM (Laboratório Sustentável de Matemática do CEHC- SEEDUC/RJ) e o LAC (Laboratório Aplicações Computacionais do IFRJ/Nilópolis) procuraram desenvolver o Colóquio de Educação Matemática da Baixada Fluminense como forma de contemplar uma concepção de ensino mais ampla, possibilitando a promoção do conhecimento matemático e da habilidade em utilizá-lo.
Pretendemos, com esta atividade, desenvolver debates e discussões com o objetivo de trazer à comunidade da Baixada Fluminense as tendências do ensino na Educação Matemática, gerando benefícios aos participantes em geral e em particular aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRJ, campus Nilópolis por ser o local sede do evento.
Procuramos trazer para a este espaço uma discussão pertinente, além de proporcionar uma atividade extracurricular e o intercâmbio com outras instituições de ensino. Os realizadores propõem esta atividade porque se comprometem com a ampliação do conhecimento e a qualificação profissional.
https://3.bp.blogspot.com/-j1BzbjMKY78/WAKDRsKvywI/AAAAAAAAXpU/83B61PGObh0MOcJslqiDl1po1uiJIizPgCLcB/s640/DSC05005.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-j1BzbjMKY78/WAKDRsKvywI/AAAAAAAAXpU/83B61PGObh0MOcJslqiDl1po1uiJIizPgCLcB/s72-c/DSC05005.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2016/10/primeiro-coloquio-de-educacao.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2016/10/primeiro-coloquio-de-educacao.html
4201978470979352032
UTF-8