ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Sugestão de livro: Matemática em Verso e Prosa

Compartilhe:

A arte de escrever, a arte de expressar, como é belo! A poesia é um gênero literário utilizado pela linguagem humana a partir de recursos linguísticos e estéticos como forma de despertar o que é inspirador, comovente e belo. A matemática está presente em tudo em nossa vida. Dependendo do nosso olhar vemos como essa ciência é bela. Essa é a proposta do autor Gilberto Apolonio Barbosado livro Matemática em Verso e Prosa.


A arte de escrever, a arte de se expressar, como é bela! A poesia é um gênero literário utilizado pela linguagem humana a partir de recursos linguísticos e estéticos como forma de despertar o que é inspirador, comovente e belo. A matemática está presente em tudo em nossa vida. Dependendo do nosso olhar vemos como essa ciência é bela. Essa é a proposta do autor Gilberto Apolonio Barbosa no livro Matemática em Verso e Prosa.



Sugestão de livro: Matemática em Verso e Prosa



Nele, o autor relatou que nasceu professor, não pela quantidade de saberes, que segundo ele, lhe é pouca. Mas pela relação de amor com o ensino-aprendizagem. Apenas demorou a descobrir isso tendo que cursar Tecnologia em Construção Civil, Bacharelado em Administração de Empresas e, curiosamente, não ter feito uma faculdade de Matemática. Apesar do 52 anos de idade, ainda se sente jovem!

A ideia do livro surgiu de suas aulas, das quais sempre tentou quebrar a monotonia e surpreender os alunos. Ele descobriu que isso fazia bem às aulas.

Em suas pesquisas percebeu que há poucos estudos sobre o ensino da Matemática através de poesias, até porque parece inconcebível a união de dois componentes curriculares historicamente antagônicos e igualmente imprescindíveis. Mas a experiência se mostrou positiva, tanto utilizando os textos como as próprias exposições, como textos de apoio. Enfim, ele crê ter atingido cem por cento do objetivo.

Matemática em Verso e Prosa, como o subtítulo diz, é um conjunto de propostas interdisciplinares. Uma para cada texto. Propondo que os diversos componentes curriculares deem as mãos e percorram juntos os caminhos do ensino e da aprendizagem. Quiçá também da alegria.


Segue abaixo uma das poesias contidas no livro:




Paródia: Hino Nacional da Geometria


(tente cantar no ritmo do hino nacional brasileiro)



Eu vi um quadrilátero equiângulo,

Tinha noventa graus em cada ângulo,

E lados paralelos congruentes,

Então imaginei em minha mente:



O quadrilátero é o retângulo

Que é parente do quadrado e do losango.

E o trapézio que é seu primo,

Eu conheço lá do circo desde menino.



E a Matemática

é a mãe

da Geometria.



Brasil que tem bandeira Geométrica

Que é de muito bom gosto e estética.

Tem um círculo concêntrico ao losango

E os dois, juntinhos, dentro do retângulo.



Bandeira tão repleta de beleza.

És ouro, és mata e céu maravilhoso.

E cores que refletem a natureza, arborizada.



Árvores mil, de pau-brasil, cedro e peroba.

Feio é o desenho da devastação,

Que dói no coração!



Gilberto Apolonio Barbosa é casado e tem três filhos. Leciona na rede municipal de São Paulo desde 2012, tendo já exercido o magistério em diversas localidades. Por cerca de cinco anos, lecionou na cidade de Itaú de Minas - MG, onde foi condecorado com a Ordem do Mérito Educacional, pelos relevantes serviços prestados à educação naquela cidade, também alcançou excelentes índices nas avaliações externas do MEC.Acredita na interdisciplinaridade e na ludicidade como formas de se atingir os objetivos do ensino.



Quer saber mais sobre o livroMatemática em Verso e Prosa?


Serviço:

Matemática Em Verso e Prosa
Uma Proposta Interdisciplinar
Gilberto Apolonio Barbosa
Scortecci Editora
Matemática
ISBN 978-85-366-2886-8
Formato 14 x 21 cm 
80 páginas
1ª edição - 2012



Adquira o livro entrando em contato com o autor pelo Facebook do autor

Texto elaborado pela professora Darling Domingos: Colaboradora do Projeto LSM

Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Sugestão de livro: Matemática em Verso e Prosa
Sugestão de livro: Matemática em Verso e Prosa
A arte de escrever, a arte de expressar, como é belo! A poesia é um gênero literário utilizado pela linguagem humana a partir de recursos linguísticos e estéticos como forma de despertar o que é inspirador, comovente e belo. A matemática está presente em tudo em nossa vida. Dependendo do nosso olhar vemos como essa ciência é bela. Essa é a proposta do autor Gilberto Apolonio Barbosado livro Matemática em Verso e Prosa.
file:///C:/Users/laism/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgH9UPilGQms43bcD8-yw7DTnri99okyatVUX4TmDeh8_T59hH2FenEIF1wNhPgW7T8zNQ-lxXHgjcVu1wzjEjxiX9pnB4wuA2Be1lyTk1lU2yw4CpvGgqFbQA6eZ7Bw0m6Y2U3DZApXk-o/s72-c/Conhe%25C3%25A7a+o+livro+Matem%25C3%25A1tica+em+Verso+e+Prosa+-+Uma+Proposta+Interdisciplinar..PNG
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2016/12/sugestao-de-livro-matematica-em-verso-e-prosa.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2016/12/sugestao-de-livro-matematica-em-verso-e-prosa.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar