ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Bingo de logaritmos. Por Darling Domingos.

Compartilhe:

O bingo de logaritmos é uma atividade apropriada pra fazer uma revisão da primeira parte do conteúdo de logaritmos. Onde é aplicada a definição pra determinar os resultados dos logaritmos.

O bingo de logaritmos é uma atividade apropriada pra fazer uma revisão da primeira parte do conteúdo de logaritmos. Onde é aplicada a definição pra determinar os resultados dos logaritmos. Esse jogo é uma ideia da professora regente em matemática Sueli Pina que ministra suas aulas no ensino médio Colégio Estadual Vila Bela situado em Mesquita, município da Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.

Bingo de logaritmos


O jogo

O jogo consiste de cartelas e fichas confeccionadas com canetinhas e cartolina conforme o modelo da Figura 1, e além de marcadores de emborrachados ou cartolina e uma sacola com as fichas. Nas fichas constam os logaritmos a serem calculados, e essas foram baseadas numa lista de 20 logaritmos. As 40 cartelas foram compostas por combinações de 9 resultados.


Como jogar

São distribuídas para os alunos as cartelas. Sorteia-se uma ficha da sacola falando alto para turma e registrando no quadro. Com auxílio de toda a turma foram realizados os cálculos no quadro aplicando a definição de logaritmo, conforme abaixo:

$a^{x}=b\Leftrightarrow x=log_{a}^{b}$ sendo $b>0$, $a>0$ e $a\neq 1$

Na igualdade $x=log_{a}^{b}$ temos:

$a$: base do logaritmo
$b$: logaritmando
$x$: logaritmo

O resultado de cada logaritmo compõe as cartelas que os alunos recebem. E em cada cartela há 9 resultados. Em cerca de 30 minutos, surge o primeiro ganhador. Aquele que completa a sua cartela por inteiro. E grita BINGO!


Depoimento de quem aplicou

Fala da professora Sueli “Mas continuamos até que todos completem a cartela. E todos ganham o brinde. Que neste mês foi o bombom. Os alunos costumam não demonstrar muito interesse por esse conteúdo (LOGARITMOS), por isso pensei numa maneira de tornar o conteúdo mais atrativo. E eles me disseram hoje:" hoje aprendemos muito mais brincando"! Isso é muito gratificante!”


Relato feito pela professora

Sueli Maria de Souza Pina. Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999). É professora Doc 1, no Colégio Estadual Vila Bela desde 2002. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Atua em turmas do Ensino Médio.

Professora Sueli e seus alunos

Publique sua prática no LSM!

Professor(a): Tem uma prática diferenciada e interessante que gostaria de ver publicada neste espaço? Entre em contato conosco pelo formulário de contato aqui do blog ou pelo email contato@laboratoriosustentaveldematematica.com.

Este é um artigo convidado. Foi escrito e enviado por Darling Domingos, coordenadora do LSM e professora da SEEDUCRJ e docente convidada da Pós Graduação UCB.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Bingo de logaritmos. Por Darling Domingos.
Bingo de logaritmos. Por Darling Domingos.
O bingo de logaritmos é uma atividade apropriada pra fazer uma revisão da primeira parte do conteúdo de logaritmos. Onde é aplicada a definição pra determinar os resultados dos logaritmos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8ZVh3EWNmKftDeMpPsnZjmmjLQFTe9fDsgDtLpWMzIcIShyphenhyphenXXuewg6iF2w0_FKAZoTiKQvWlOCDDmcOfNHEDZPRzQOLZWgVYxAcr46iSxRCwoh_AO68u2D4SQSCX0RyUYKphgdeHEWkE/s1600/bingo-de-logaritmo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8ZVh3EWNmKftDeMpPsnZjmmjLQFTe9fDsgDtLpWMzIcIShyphenhyphenXXuewg6iF2w0_FKAZoTiKQvWlOCDDmcOfNHEDZPRzQOLZWgVYxAcr46iSxRCwoh_AO68u2D4SQSCX0RyUYKphgdeHEWkE/s72-c/bingo-de-logaritmo.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2017/02/bingo-de-logaritmos.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2017/02/bingo-de-logaritmos.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar