Nesta palestra fizemos uma reflexão acerca da fundamentação teórica do Laboratório Sustentável de Matemática (LSM) e também apresenta a constituição e utilização deste espaço. E conversamos com os licenciandos acerca do apoio do em três eixos: Pesquisa, prática e formação.
Na última terça feira, 18 de abril de 2017, estive na UFF a convite do programa Dá Licença para conversar com os licenciandos em Matemática sobre a aprendizagem de Matemática no laboratório. Foi muito legal e emocionante voltar à Universidade da minha primeira graduação. Foi uma oportunidade de encontrar amigos e antigos professores. Agradeço em especial ao professor Wanderley Rezende pelo convite, aos professores Leonardo e Abigail pela acolhida e a Ion Moutinho pelo apoio de sempre.
![]() |
Créditos da imagem: Programa Dá Licença-UFF |
A palestra
Nesta palestra fizemos uma reflexão acerca da fundamentação teórica do Laboratório Sustentável de Matemática (LSM) e também apresentamos a constituição e utilização deste espaço que se apoia em três eixos: Pesquisa, prática e formação.
Nele a aprendizagem de Matemática é construída com o auxílio de multimeios dentro da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e que, além da pesquisa e da prática em laboratório, este também se ocupa da formação em serviço de professores que ensinam Matemática.
Apresentamos também o trabalho no LSM como resultado da união entre pesquisa bibliográfica e vivência diária.
Foi um prazer enorme trocar ideias com essa moçada!