ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Jogo caminhando (literalmente) com o resto de uma divisão. Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

O jogo caminhando com o resto é um jogo de trilha que se constitui em uma alternativa para ajudar os alunos a construir importantes conceitos ligados à divisão. Aqui propomos uma versão em tamanho natural para que os estudantes possam associar tais conceitos às suas próprias caminhadas sobre uma trilha de números.

O jogo  caminhando com o resto é um jogo de trilha que se constitui em uma alternativa para ajudar os alunos a construir importantes propriedades ligadas à divisão. Aqui propomos uma versão em tamanho natural para que os estudantes possam associar tais propriedades às suas próprias caminhadas sobre uma trilha de números.

<a href="http://br.freepik.com/vetores-gratis/miudos-que-vao-para-uma-caminhada_1019356.htm">Projetado pelo Freepik</a>
Fonte da imagem: Freepik

O jogo

Trata-se de uma trilha de números naturais aleatórios que devem ser divididos por valores de 1 a 6 sorteados em um dado.


Regras

Dois (ou mais participantes jogam); todos os participantes devem posicionar-se sobre o número 25 que inicia a trilha que é composta de números aleatórios e setas indicativas do caminho a ser feito até a chegada.
O jogo se desenvolve em rodadas: a cada rodada cada participante rola o dado e divide o valor da casa onde está pelo valor sorteado (exemplo: um participante está sobre o número 25  sorteia o número 4, neste caso ele andará uma casa pois o resto da divisão 25:4 é 1 e o participante caminhará uma casa, ou seja, até o número 13). O jogo segue até que algum dos participantes cruze a linha de chegada.

Conceitos envolvidos


Aqui as propriedades relativas à divisibilidade são tratadas sem que se discuta diretamente este conceito, como por exemplo:
  • A ideia de que se o número sorteado for um divisor da casa em que o participante está resulta em resto zero e, portanto, em uma rodada perdida pois ele não avançará no jogo;
  • A ideia de que se a casa em que está for um número primo as suas chances de avançar no jogo serão certas pois como todos os números da tilha são maiores que 10 e no dado só temos os primos 2, 3 e 5, não teremos divisores para os números primos das casas e, portanto, nenhuma rodada será perdida não importando o número sorteado;
  • A ideia de que se a casa onde se está tiver um número com muitos divisores, como 12 que tem como divisores os números 1,2,3,4 e 6 (valores de divisores disponíveis para sorteio no dado), a possibilidade de sortear o único número que não divide 12 (o número 5) é baixíssima o que levará muito provavelmente o participante a uma rodada perdida;
  • A ideia de um como divisor de qualquer número, e que portanto, sorteá-lo como divisor também resulta em uma rodada perdida devido ao resto zero para qualquer número dividido.


Como fazer a versão em tamanho natural


Como todos os materiais do LSM também este jogo necessita de subsídios muito baratos  e é muito fácil de fazer (ninguém no nosso laboratório tem talento para artes manuais) e a ideia é essa mesma, a de que qualquer pessoa possa reproduzir nossos materiais com custo praticamente zero ou zero. 
Em nosso caso usamos um resto de tnt que sobrou de um projeto antigo da escola e também caneta de quadro para fazer as marcações no mesmo. Abaixo é possível ver o jogo e observar o quanto é fácil reproduzí-lo. Usamos também um dado qualquer que já tinhamos no laboratório (para aprender como fazer um dado clique aqui). Professor(a) Faça a sua versão e conte para a gente como foi!


Jogo caminhando (literalmente) com o resto!


Novidade!

Update: Temos uma versão do jogo em tabuleiro para download que pode ser baixada neste link, baixe, imprima e jogue com seus alunos e alunas!
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Jogo caminhando (literalmente) com o resto de uma divisão. Por Daniela Mendes.
Jogo caminhando (literalmente) com o resto de uma divisão. Por Daniela Mendes.
O jogo caminhando com o resto é um jogo de trilha que se constitui em uma alternativa para ajudar os alunos a construir importantes conceitos ligados à divisão. Aqui propomos uma versão em tamanho natural para que os estudantes possam associar tais conceitos às suas próprias caminhadas sobre uma trilha de números.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYxNPIj5xi6sZitkgkIEvIWOeSrjaO9yN3_LFX_dhq3fSLgdmLm-gYwYnbaBGEWejRw7uG8umizLshwmG6eHRVQkpniCZhC4fgld2b9QNU_pDIY1vNk86fFOZKR9b7gO17LRx0Jz9sMTzV/s320/OJB28K0.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYxNPIj5xi6sZitkgkIEvIWOeSrjaO9yN3_LFX_dhq3fSLgdmLm-gYwYnbaBGEWejRw7uG8umizLshwmG6eHRVQkpniCZhC4fgld2b9QNU_pDIY1vNk86fFOZKR9b7gO17LRx0Jz9sMTzV/s72-c/OJB28K0.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2017/04/jogo-caminhando-literalmente-com-o-resto-divisao.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2017/04/jogo-caminhando-literalmente-com-o-resto-divisao.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar