No dia 5 de maio último estive na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para apresentar a palestra interativa Laboratório Sustentável de Matemática: Fundamentação teórica e funcionamento na construção do conhecimento.
No dia 5 de maio último estive na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no evento Dia da Matemática na Rural: Aprendizagem Universal, para apresentar a palestra interativa Laboratório Sustentável de Matemática: Fundamentação teórica e funcionamento na construção do conhecimento.
Laboratório para aprender Matemática
Falamos de laboratório de matemática e das teorias que embasam seu funcionamento articulando teoria e prática. Esta discussão foi entremeada pelo uso de multimeios para aprender matemática, para isto discutimos dentro da perspectiva do laboratório temas como:
- fundamentos de aritmética modular, caminhando literalmente, com os restos de uma divisão,
- mudança de forma com manutenção do volume com garrafas PET (pré requisito para entender o princípio de Cavalieri, por exemplo),
- logaritmos, investigando coletivamente uma relação entre sequências numéricas.
- e respondemos, usando frações, à pergunta que não quer calar: o que é melhor? Nescau ou Toddy?
![]() |
Apresentando o laboratório |
Alguns momentos
Não parece mas na foto estamos estudando aritmética modular, ou seja, a aritmética dos restos usando o jogo caminhando com o resto de uma divisão.
![]() |
Estudando aritmética modular |
Fizemos também uma análise dos rótulos das duas marcas de achocolatado citadas acima utilizando material concreto como apoio e descobrimos juntos que o primeiro tem 3/4 de açúcares e o segundo 9/10 de açúcares! Impressionante, não?
![]() |
Duelo com frações: Nescau ou Toddy? |
Faça o melhor com o que você tem
A grande discussão do dia e o que ficou para os licenciandos foi a mensagem de que o mais importante para qualquer profissional é a sua formação, são os conhecimentos de que ele dispõe. E que investir no próprio desenvolvimento profissional é muito mais importante do que ter acesso à materiais caríssimos. É claro que quando a boa formação encontra uma boa estrutura física de trabalho o resultado é sempre o sucesso. Mas, que nós enquanto professores, embora devamos lutar por melhores condições das nossas escolas, devemos sempre buscar melhorar as condições de aprendizagem de nossos alunos agora fazendo o nosso melhor com o que temos em mãos!