Durante o dia 30 de Agosto, o LSM (Laboratório Sustentável de Matemática - SEEDUC/RJ) esteve presente na I Jornada de Educação Matemática da Escola Municipal Francis Hime. A escola que fica localizada no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, contou com uma rica estrutura, oferendo ao público apresentação cultural, oficinas variadas e mesa redonda. O evento teve como objetivo promover diálogo entre professores que ensinam matemática e despertar a curiosidade nos alunos da escola.
Durante o dia 30 de Agosto, o LSM (Laboratório Sustentável de Matemática - SEEDUC/RJ) esteve presente na I Jornada de Educação Matemática da Escola
Municipal Francis Hime. A escola que fica localizada no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, contou com uma rica estrutura, oferendo ao público apresentação cultural, oficinas variadas e mesa redonda. O evento teve como objetivo promover diálogo entre professores que ensinam matemática e despertar a curiosidade nos alunos da escola.
Oficinas oferecidas pelo LSM
Foram três oficinas disponibilizadas pelo LSM: 1)Uma discussão sobre as quatro operações fundamentais, 2) uma oficina de anagramas e 3) um debate sobre o ensino de frações.
Problematizando as 4 operações fundamentais
Na primeira Daniela Mendes, eu (Isabela Alcantara), juntamente com Vanessa Balbina, discutimos e problematizamos as quatro operações fundamentais com professoras dos anos iniciais, durante esse momento, percebi um grande interesse dos participantes em conhecer algumas justificativas através do conhecimento matemático.
Brincando com Anagramas
Na segunda as companheiras de grupo, Darling Domingos e Rosi Motta fizeram uma linda oficina de Anagramas.
![]() |
Oficina de Anagramas |
Dialogando sobre frações
E na terceira, Fabio Menezes da Silva e Marcela Caetano, dinamizaram uma oficina fantástica sobre frações.
![]() |
Discutindo frações |
Formando professores no chão da escola
O evento foi enriquecedor, ressaltando mais uma vez a importância da formação de professores dentro da escola. Terminamos agradecendo ao professor Luiz Felipe Lins pelo convite.
Quer visitar o projeto LSM? Quer uma visita nossa? Acesse: Política de Visitação e agende sua participação (marcação sujeita à disponibilidade de agenda).
Este artigo Foi escrito e enviado por Isabela Alcantara, coordenadora do LSM e professora do CEDERJ.