ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Aprendendo Equações na balança! Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

Nesta oficina a ideia é a de compreender as operações com equações como sendo feitas de igualdades em uma balança. A principal propriedade abordada é a de equilíbrio na qual ambos os lados da equação representam o mesmo número. O objetivo desta atividade é a de resolver as equações propostas através do equilíbrio da balança de braços, na qual no lado esquerdo temos o 1º membro da equação e no lado direito temos o 2º membro da equação. A principal ideia a ser trabalhada nesta aula é a de equação como equilíbrio e das incógnitas como soluções que levam ao equilíbrio buscado.

Nesta oficina a ideia é a de compreender as operações com equações como sendo feitas de igualdades em uma balança. A principal propriedade abordada é a de equilíbrio na qual ambos os lados da equação representam o mesmo número. 

Material Necessário:

Balança de braços, bolinhas de gude, envelopes pequenos, lista de problemas impressa.

Equilibrando a balança

O objetivo desta atividade é a de resolver as equações propostas através do equilíbrio da balança de 2 braços, na qual no lado esquerdo temos o 1º membro da equação e no lado direito temos o 2º membro da equação. A principal ideia a ser trabalhada nesta aula é a de equação como equilíbrio e das incógnitas como soluções que levam ao equilíbrio buscado.

0=0

a) x+1=2 

Representação:
Uma bolinha dentro de um envelope (que consideraremos tendo peso desprezível e que consideraremos "igual" a zero) marcado com x e uma bolinha fora do envelope no lado esquerdo da balança e duas bolinhas no lado direito da balança. 
x+1=2
Operação:

Retira-se uma bolinha de cada lado (com o objetivo de estabelecer uma relação de igualdade entre o conteúdo do envelope de um lado e o número de bolinhas do outro lado) e a balança continua equilibrada.

x+1-1=-1+2

Solução:
Logo, como do lado esquerdo temos um envelope com bolinha(s) dentro, podemos inferir que o mesmo só pode conter uma única bolinha, caso contrário a balança se desequilibraria. Assim, a solução desta equação é x é igual a 1.
x=1




b) x+3=5 

Representação:
Duas bolinhas dentro de um envelope marcado com x e três bolinhas fora do envelope no lado esquerdo da balança e cinco bolinhas no lado direito da balança. 


x+3=5

Solução:

Retiram-se três bolinhas de cada lado (com o objetivo de estabelecer uma relação de igualdade entre o conteúdo do envelope de um lado e o número de bolinhas do outro lado) e a balança continua equilibrada.

x+3-3=5-3

Solução:

Logo, como do lado esquerdo temos um envelope com bolinha(s) dentro, podemos inferir que o mesmo só pode conter duas bolinhas, caso contrário a balança se desequilibraria. Assim, a solução desta equação é x é igual a 2.
x=2

c) 2x+3=5 

Representação:
Uma bolinha dentro de um envelope marcado com x, outra bolinha dentro de outro envelope marcado com x e três bolinhas fora do envelope no lado esquerdo da balança e cinco bolinhas no lado direito da balança. 

2x+3=5
Operação: 
Retiram-se três bolinhas de cada lado (com o objetivo de estabelecer uma relação de igualdade entre o conteúdo dos envelopes de um lado e o número de bolinhas do outro lado) e a balança continua equilibrada.


2x+3-3=5-3

Solução:
Logo, como do lado esquerdo temos dois envelopes com bolinha(s) dentro, podemos inferir que os dois envelopes contém exatamente uma bolinha cada, caso contrário a balança se desequilibraria. Assim, como são dois envelopes nós temos que distribuir igualmente as duas bolinhas entre eles (propriedade da divisão), logo cada envelope contém uma bolinha e a solução é x=1.

x+x=1+1
d) 3x+2=8 

Representação:
Duas bolinhas dentro de um envelope marcado com x, outras duas bolinhas dentro de um segundo envelope marcado com x e mais duas bolinhas dentro de um terceiro envelope marcado com x e duas bolinhas fora do envelope no lado esquerdo da balança e oito bolinhas no lado direito da balança. 

3x+2=8

Operação:
Retiram-se duas bolinhas de cada lado (com o objetivo de estabelecer uma relação de igualdade entre o conteúdo dos envelopes de um lado e o número de bolinhas do outro lado) e a balança continua equilibrada.

3x+2-2=8-2

Solução:
Logo, como do lado esquerdo temos três envelopes com bolinha(s) dentro, podemos inferir que os mesmos só podem conter duas bolinhas cada, caso contrário a balança se desequilibraria. Assim, a solução desta equação é x é igual a 2.

x+x+x=2+2+2


e) x-1=3 


Operação e Solução:
-1 não é possível de ser representado por materiais concretos no lado esquerdo da balança, desta forma, uma operação envolvendo as propriedades dos números inteiros se torna necessária. Desta maneira a x-1=3 devemos acrescentar +1 de cada lado na equação (pois, para manter o equilíbrio temos que fazer a mesma operação dos dois lados da equação) a fim de eliminar o -1 indesejado (estamos trabalhando com a ideia de números opostos aqui). Assim, obtemos x-1+1=3+1 e chegamos à solução: x=4.

x=4

f) x-2=4 


Operação e Solução:
-2 não é possível de ser representado por materiais concretos no lado esquerdo da balança, desta forma, uma operação envolvendo as propriedades dos números inteiros se torna necessária. Desta maneira a x-2=4 devemos acrescentar +2 de cada lado na equação (pois, para manter o equilíbrio temos que fazer a mesma operação dos dois lados da equação) a fim de eliminar o -2 indesejado (estamos trabalhando com a ideia de números opostos aqui). Assim, obtemos x-2+2=4+2 e chegamos à solução: x=6.

x=6



g) 2x-2=4 


Operação e Solução:
-2 não é possível de ser representado por materiais concretos, desta forma, uma operação envolvendo as propriedades dos números inteiros torna-se necessária. Desta maneira a 2x-2=4 devemos acrescentar +2 de cada lado na equação (pois, para manter o equilíbrio temos que fazer a mesma operação dos dois lados da equação) a fim de eliminar o -2 indesejado (estamos trabalhando com a ideia de números opostos aqui). Assim, obtemos 2x-2+2=4+2 e chegamos à solução: 2x=6. Distribuindo igualmente as 6 bolinhas entre os dois envelopes temos a solução x=3.



x+x=3+3

Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Aprendendo Equações na balança! Por Daniela Mendes.
Aprendendo Equações na balança! Por Daniela Mendes.
Nesta oficina a ideia é a de compreender as operações com equações como sendo feitas de igualdades em uma balança. A principal propriedade abordada é a de equilíbrio na qual ambos os lados da equação representam o mesmo número. O objetivo desta atividade é a de resolver as equações propostas através do equilíbrio da balança de braços, na qual no lado esquerdo temos o 1º membro da equação e no lado direito temos o 2º membro da equação. A principal ideia a ser trabalhada nesta aula é a de equação como equilíbrio e das incógnitas como soluções que levam ao equilíbrio buscado.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgM91xrnxk47RekslMBLreulG3wRZOfdPZDM4m1qPgVwrUk2kj58N45rgXZyT6cVj2O5_QMNoNs4a42yYPgW85pm6suofsONt752jD0OR9l7pRQ5Ly9PqYttrfOeDPOQcaKoGV-Cz6rf_Zt/s640/balanca+em+branco.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgM91xrnxk47RekslMBLreulG3wRZOfdPZDM4m1qPgVwrUk2kj58N45rgXZyT6cVj2O5_QMNoNs4a42yYPgW85pm6suofsONt752jD0OR9l7pRQ5Ly9PqYttrfOeDPOQcaKoGV-Cz6rf_Zt/s72-c/balanca+em+branco.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/03/aprendendo-equacoes-na-balanca-opcoes-plano-aula-download.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/03/aprendendo-equacoes-na-balanca-opcoes-plano-aula-download.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar