ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Números Inteiros em Ação. Por Cátia Cristina e Valeska Cristian

Compartilhe:

Esta semana as professoras Cátia Cristina Silva de Toledo e Valeska Cristian Ferreira da Silva realizaram atividades criativas com seus alunos do 6º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, do Colégio Senhora Aparecida, situado em Mesquita, município da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. As atividades usaram material reciclagem para produção de dois jogos envolvendo operações com Números Inteiros relatados a seguir:

Números Inteiros em Ação


Esta semana as professoras Cátia Cristina Silva de Toledo e Valeska Cristian Ferreira da Silva realizaram atividades criativas com seus alunos do 6º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, do Colégio Senhora Aparecida, situado em Mesquita, município da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. As atividades usaram material reciclagem para produção de dois jogos envolvendo operações com Números Inteiros, que relatamos a seguir:

Pião de Tabuada

Construção: 

1 CD usado, 1 bola de gude, 1 tampinha de garrafa pet, cola quente e etiquetas autoadesivas (Figura 1).

Foto 1: Pião de Tabuada

Regras: 

Formam-se duplas, entre os alunos um coloca o pião (Foto 2) para girar e ao pará-lo com o dedo, o adversário responde a tabuada, se acertar ele marca ponto e se errar, fica uma rodada sem jogar e outro joga 2 vezes seguidas. O jogo acaba quando a dupla determinar quantos perguntas serão feitas. Geralmente fazemos 5 perguntas para cada um.  Esse pião pode ser adaptado também, para resolver raízes, potências e outras operações matemáticas.



Figura 2: Alunos Jogando


Com a palavra, a professora que aplicou a atividade


Cátia: Então...o sexto ano com pião, adorou a atividade, primeiro eles se encantaram construindo o pião, depois quando começaram a jogar não quiseram mais parar, até aqueles que não sabiam muito bem a tabuada na ponta da língua se interessara em aprender, para não perderem no jogo.

Jogo Ganhos e Perdas


Construção: 

1 tabuleiro circular de papelão; 5 cores de tinta guache; 1 compasso. Compasso faz-se 3 círculos concêntricos, e o 4º círculo é a borda. Pinta-se cada círculo de uma cor. Para finalizar, escreva de branco em cada círculo os sinais, de dentro para fora, (-), (+), (-) e (+), figura 3. 

Figura 3: Jogo ganhos e perdas

Público alvo: 


alunos do 7º ano, pois auxilia a introdução de expressões numéricas no conjunto dos números inteiros.


Objetivo: 

Desenvolver habilidade de atenção, concentração e raciocínio lógico. Compreender a regra dos sinais.


Desenvolvimento: 


O Jogo Ganhos e Perdas (Figura 4) joga-se em dupla. Cada dupla recebe a mesma quantidade x de feijões, que representam os números. Um de cada vez lança na bandeja os feijões. Após de lançar, faz-se as anotações da quantidade de feijões que caiu na parte positiva e na parte negativa, realizar o cálculo para verificar o saldo. Enquanto a outra dupla joga os seus feijões. Tem 5 rodadas. No final, cada dupla realiza o somatório de seus saldos, e ganha que tiver o saldo total mais vantajoso (maiores números de pontos positivos).



Figura 4: Alunos Jogando

Com a palavra, a professora que aplicou a atividade


Valeska: No 7 ano...o jogo de perdas e ganhos, eles puderam realizar as operações com os números inteiros, associando os positivos aos ganhos e os negativos as perdas, daí na hora do cálculo ficou bem mais fácil, alguns até falaram assim "pra que aprender aquela regrinha chata, se por aqui é bem mais fácil".


Um Convite

Professor (a) faça como as docentes Kátia e Valesca e mande suas atividades diferenciadas para a gente! Teremos o máximo prazer em publicá-las! Entre em contato conosco no email: contato@laboratoriosustentaveldematematica.com

Este é um artigo convidado. Foi escrito e enviado por Darling Domingos, coordenadora do LSM e professora da SEEDUCRJ e docente convidada da Pós Graduação UCB.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Números Inteiros em Ação. Por Cátia Cristina e Valeska Cristian
Números Inteiros em Ação. Por Cátia Cristina e Valeska Cristian
Esta semana as professoras Cátia Cristina Silva de Toledo e Valeska Cristian Ferreira da Silva realizaram atividades criativas com seus alunos do 6º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, do Colégio Senhora Aparecida, situado em Mesquita, município da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. As atividades usaram material reciclagem para produção de dois jogos envolvendo operações com Números Inteiros relatados a seguir:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0tYaqFz1bPUfLBFs77oDzP_ijQLcqRQUy-J5otDQTuLUSyAsbUbnFRvmHS4jEKQNRWeYYec86rz3r1vopIutKKWdqqeN5GV9eGMDbKxVj8lKflbL9SXQQ2a6DKsMZUzU79RQjIzYtpgY/s640/Fotos+Catia1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0tYaqFz1bPUfLBFs77oDzP_ijQLcqRQUy-J5otDQTuLUSyAsbUbnFRvmHS4jEKQNRWeYYec86rz3r1vopIutKKWdqqeN5GV9eGMDbKxVj8lKflbL9SXQQ2a6DKsMZUzU79RQjIzYtpgY/s72-c/Fotos+Catia1.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/03/numeros-inteiros-em-acao.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/03/numeros-inteiros-em-acao.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar