Hoje quem escreve aqui para a gente é o
Rafael Costa*. Trata-se de um professor incrível que faz atividades interessantíssimas em suas salas de aula, atividades estas amplamente divulgadas pela grande mídia. Com a palavra o professor Rafael:
O presente artigo traz possibilidades de atividades matemáticas através da utilização da tecnologia que nos rodeia, como celulares.A quantidade de conteúdos que são possíveis trabalhar utilizando os QR Codes são “ilimitadas”, mudando apenas qual o software a ser utilizado de acordo com a gama de informações a serem inseridas no QR code.
Essa atividade já foi aplicada em diversas turmas nas prefeituras do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, abrangendo assuntos como operações com naturais, inteiros e racionais, equações do primeiro e do segundo grau, potências, ângulos formados entre retas paralelas cortadas por uma transversal, entre outros. Diversos amigos professores, já mergulharam na ideia e também aplicaram em suas turmas obtendo bastante êxito nas aplicações.
 |
Professor Rafael e seus alunos |
Metodologia
A atividade
Este trabalho busca a utilização de uma forma Híbrida de aula, onde a aprendizagem é baseada em equipes (TBL – Team Based Learning), separando os alunos em equipes de 5 a 6 alunos para a construção e debate da atividade.
Os códigos foram construídos através da internet, existem diversos sites que podem ser utilizados, para conteúdos de simples linguagem foi usado o site
Gerador de QR Code de texto e para linguagens mais complexas o site
gerador de QR Code, onde você pode atrelar o QR CODE a uma foto, assim ampliando a possibilidade de conteúdos a serem trabalhados. Na atividade exemplificada o conteúdo foram as equações.
Foram construídos e espalhados por toda a escola 8 QR CODES para serem encontrados pelos grupos de alunos, cada QR CODE possuia um desafio envolvendo equações do primeiro grau com distribuíção.
 |
QR Codes impressos |
A leitura dos QR Codes foram executadas por um celular de um dos alunos do grupo, que baixaram previamente o software (QR CODE READER) através do playstore. O arquivo é bem leve (1,5 mb), sendo baixado em casa por um representando do grupo ou até mesmo pelo roteamento de uma internet.
 |
Internet roteada pelo professor |
Vivenciando a atividade
Os alunos saíram de uma base (sala de aula) em busca dos QR, anotando os desafios encontrados para possível resolução. O simples encontrar dos QR e fazer a leitura não garante a vitória do grupo, mas sim resolver corretamente os desafios e em menor tempo.
 |
Alunos participando da atividade |
Os alunos mostraram total empenho em buscar os desafios, “suando a camisa” para procurar e capturar os códigos.
 |
Caçando códigos |
A medida em que os grupos capturavam os 8 desafios, corriam até a base para tentar resolver. Foi um momento de treinamento do psicológico, pois tiramos eles do conforto físico para realizar as atividades, logo tinham que mediar seu cansaço físico com os conflitos de resolução dentro dos grupos.
A medida em que os grupos acabavam as tarefas vinham até a mim para computar suas respostas. Sem o feedback ainda de que estavam certos ou errados. Isso gerou um conflito interessante: entregar rápido e correr o risco de errar questões, ou demorar um pouco mais na análise e ter certeza das respostas.
Considerações Finais
Os alunos mostraram muito interesse em participar da atividade, por ser algo que traz uma motivação de competição sadia e por ter componentes que desconheciam, como a utilização do celular e dos códigos que eles já tinham visto no dia-a-dia.
O feedback recebido foi muito bom, os grupos mostraram muita união e comprometimento na resolução dos exercícios tentando alcançar a vitória. As outras turmas já estão reivindicando a atividade nas suas turmas, visto o sucesso que a atividades fez, repercutindo pelos próprios alunos das turmas participantes e até mesmo entre os amigos professores que pediram dicas para também implementar em suas escolas, enriquecendo suas aulas e tornando o trabalho realmente válido.
Este é um artigo convidado. Foi escrito e enviado por Rafael Costa, professor da SMERJ e UNISUAM.