O LSM também atua nos anos iniciais! Muitas vezes professoras dos anos iniciais são invisibilizadas quando se trata do ensino de alguma disciplina ou conteúdo específico, especialmente, Matemática. Não raro também é o processo de culpabilização de segmentos escolares anteriores quando um aluno apresenta algum deficit de aprendizagem que esperávamos ter. Esta postagem vai mostrar que o LSM vai em busca da quebra desse paradigma ao firmar parceria com a CIEP Poeta Fernando Pessoa, da rede municipal do Rio de Janeiro, não com o intuito de dizer o que se deve ou não fazer, mas para ser parceiro e aprender como professores agindo em colaboração, engajados num propósito, produzem conhecimento e saberes em prol dos alunos, da profissão e consequentemente da sociedade. Trazemos um relato de experiência da professoras Aline Regina e Michele Barabani - duas craques -, fruto dessa parceria.
ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home
LSM no CIEP Poeta Fernando Pessoa: "experimentando" Matemática desde os anos iniciais! Por prof. Fábio Menezes
O LSM também atua nos anos iniciais!
Muitas vezes professoras dos anos iniciais são invisibilizadas quando se trata do ensino de alguma disciplina ou conteúdo específico, especialmente, Matemática. Não raro também é o processo de culpabilização de segmentos escolares anteriores quando um aluno apresenta algum deficit de aprendizagem que esperávamos ter.
Esta postagem vai mostrar que o LSM vai em busca da quebra desse paradigma ao firmar parceria com a CIEP Poeta Fernando Pessoa, da rede municipal do Rio de Janeiro, não com o intuito de dizer o que se deve ou não fazer, mas para ser parceiro e aprender como professores agindo em colaboração, engajados num propósito, produzem conhecimento e saberes em prol dos alunos, da profissão e consequentemente da sociedade.
Trazemos um relato de experiência da professoras Aline Regina e Michele Barabani - duas craques -, fruto dessa parceria.
Durante o mês da Matemática deste ano (maio de 2018) eu, a professora Michele Barabani, e a professora Aline Regina propusemos uma atividade em conjunto com nossas duas turmas de 2º ano no mesmo espaço e tempo. Desafio grande! Mas, desde o ano passado exercitamos essa parceria e podemos dizer que nossos alunos curtem bastante.
Como já tínhamos trabalhado a unidade de medida padrão LITRO em outras ocasiões, resolvemos trabalhar a problematização de que tanto fala nosso amigo, o professor Fabio Menezes.
O intuito era conectar conceitos matemáticos de medida com a possibilidade de construir abstrações sobre estimativas.
- Juntamos nossas turmas em uma sala. Levamos três garrafas transparentes de 3L, um regador e um copo-medida de 1L.
- O regador serviu para lembrar do primeiro uso do LITRO quando cuidávamos de nosso jardim e descobrimos que nele cabiam no total 5L. Colocamos um ao lado do outro em cima de uma mesa e perguntamos quanto cabia em cada garrafa.
- As respostas foram diversas, 15L, 10L, 1L, todas com alguma justificativa por parte dos alunos. Mesmo sendo garrafa de um refrigerante do cotidiano deles, apenas um aluno estimou a medida correta.
- As etapas que se seguiram foi de colocar em uma garrafa 1L através do copo-medida, tampar e sacudir. Isto porque colocamos a mesma quantidade de tinta no interior da tampa e assim quando sacudiam a água, “por mágica”, ela ficava colorida.
Este é um artigo convidado. Foi escrito e enviado por Aline Regina e Michele Barrabani, professoras do CIEP Poeta Fernando Pessoa.

CATEGORIAS
Atividades Matemáticas
Avaliação diferenciada
Como fazer
Didática & Matemática
Educação Matemática Crítica
Ensaios
Ensino Fundamental Anos Finais
Ensino Médio
Ensino Remoto
Eventos
Experimentos
Galeria de Vídeos
Jogos
Livros LSM
Objetos de aprendizagem
práticas de laboratório
Práticas Diferenciadas
Prêmios
Produções dos alunos
Produto Educacional
Tic's Na Matemática
Tratamento da Informação
Vídeo Aulas