O presente artigo traz possibilidades de atividades matemáticas através da utilização da tecnologia que nos rodeia, como celulares e computadores. A quantidade de conteúdos que são possíveis trabalhar utilizando o ensino híbrido são “ilimitadas”, mudando apenas os formatos que desejam aplicar nas turmas diante da vasta gama de opções. Essa atividade já foi aplicada em diversas turmas nas prefeituras do Rio de Janeiro, abrangendo assuntos como operações com naturais, inteiros e potências. Essa atividade gerou interesse do programa Rede Escola do canal TV escola que foi até nossa escola gravar a atividade em uma programação em comemoração ao mês da Matemática (maio). As atividades podem ser elaboradas separadamente aplicando um tipo de modalidade de ensino híbrído de cada vez. (link com vídeo da atividade) Diversos amigos professores, já mergulharam na ideia e também aplicaram em suas turmas obtendo bastante êxito nas aplicações.
ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home
O presente artigo traz possibilidades de atividades matemáticas através da utilização da tecnologia que nos rodeia, como celulares e computadores. A quantidade de conteúdos que são possíveis trabalhar utilizando o ensino híbrido são “ilimitadas”, mudando apenas os formatos que desejam aplicar nas turmas diante da vasta gama de opções.
Essa atividade já foi aplicada em diversas turmas nas prefeituras do Rio de Janeiro, abrangendo assuntos como operações com naturais, inteiros e potências.
Essa atividade gerou interesse do programa Rede Escola do canal TV escola que foi até nossa escola gravar a atividade em uma programação em comemoração ao mês da Matemática (maio). As atividades podem ser elaboradas separadamente aplicando um tipo de modalidade de ensino híbrído de cada vez. (link com vídeo da atividade)
Diversos amigos professores, já mergulharam na ideia e também aplicaram em suas turmas obtendo bastante êxito nas aplicações.
Fazer aulas diferenciadas onde a construção do conhecimento seja feita em equipes (Team Based Learning – TBL), utilizandoa tecnologia que os alunos estão habituados a utilizar, criando uma competição sadia entre eles, aumentando seu interesse e motivação para a participação nas atividades e resolução de tarefas.
Figura 1 Alunos e equipe de reportagem
O trabalho busca não só a aprendizagem matemática, mas sim o bom relacionamento entre os alunos, a aceitação de opiniões divergentes, e a busca por um resultado comum entre eles.
A ideia foi a criação de uma atividade em que alguns tipos de aulas que são categorias do Ensino Híbrido fossem utilizadas, como a aula invertida através de vídeo aulas, a aprendizagem em equipes (TBL) e a utilização da rotação por estações.
A aula invertida foi utilizada através do meu canal no Youtube (Prof Rafael Costa), uma vez que gravei duas vídeo-aulas para que os alunos assistissem préviamente as aulas presenciais, fazendo a aula sair do modelo expositivo, ficando em um modelo de troca de pontos de vista sobre o assunto e contrução do conhecimento entre eles.
Após essa troca e contrução de conhecimento fizemos alguns exercícios de treinamento e fixação de conteúdo marcando assim a data para nossa atividade.
Para a utilização do modelo de rotação por estações criei seis estações fixas, três na sala de informática da escola e três no auditório junto com seis grupos de seisalunos em média, assim cada grupo começaria resolvendo as atividades em uma das estações, rodando ao término do tempo de 10 minutos para a estação seguinte. Na sala de informática coloquei 2 estações utilizando os computadores da escola e uma utilizando o smarphone( poderiamos utilizar tudo através do celular ou tudo através dos computadores).
Fig 2 Tarefas divididas nas seis estações
Os desafios da sala de informática foram criados no programa free Socrative teacher (https://b.socrative.com/login/teacher/), que fornece a plataforma para colocar as questões no modelo que você quiser, escolhi a opção de questões de multipla escolha. O programa oferece gerenciamento automático das respostas do aluno em tempo real. Em cada estação tinha o login e senha de acesso a sala de desafios no site socrative student (https://b.socrative.com/login/student/).
Fig3 Tela do Socrative com um dos desafios
Fig 4 Tela de acompanhamento de resultados
As estações pares ficaram para o laboratório de informática e as ímpares para os desafios em 3 QR codes espalhados nos 3 andares da escola, um QR code por andar (link com a atividade do QR code).
Fig 5 Estação um no auditório (QR codes)
Fig 6 Estação três auditório (QR Codes)
Fig 7 Estação cinco auditório (QR codes)
Fig 8 Estação no laboratório de informática
Fig 9 Estação no laboratório de informática
As equipes após terminarem o desafio da estação aguardavam o comando de troca das estações indo para a estação subsequente, como intercalamos as estações, ora a equipe estaria resolvendo desafios no Socrative e na próxima seria a procura pelo QR code (saiba mais sobre a procura pelo QR Code neste link) e o desafio atrás dele.
Fig10 Resolução do desafio de um QR code
Após rodarem por todas as estações as equipes deveriam ter anotado todos os resultados encontrados. Foram 3 desafios em cada estação no laboratório e 1 desafio por QR code. Fazendo um total de 12 desafios para cada equipe.
Fig11 Tentativa de resolução dos desafios
Depois de resolver todos os desafios os alunos deveriam somar os resultados encontrados, achando um número de três algarismos que deveria ser testado em uma caixa com um cadeado de senha, essa atividade feita com outra intenção já foi utilizada em outras atividades que já postamos nas mídias.
Fig12 Tentativa da senha correta
Caso acertassem levavam o prêmio dentro da caixa, caso não acertassem o professor mostrava onde estava o possível erro abrindo precedente para outro grupo tentar ganhar o desafio.
Fig 13 Grupo campeão
Os alunos mostraram muito interesse em participar da atividade, por envolver o uso da tecnologia que eles gostam de utilizar, além de terem possibilidade de jogar e competir em equipes.
Os grupos mostraram muita união e comprometimento na resolução dos exercícios, tentando auxiliar na aprendizagem dos componentes dos grupos, promovendo a monitoria da turma.
As outras turmastem perguntando quando teremos a oportunidade de fazer algo semelhante com eles, já que presenciaram todo aquele ambiente de alegria e aprendizado.
Fig14 Depoimento dos alunos sobre a atividade
Fig 15 Comemorando o dia agradável de muita competição
Este é um artigo convidado. Foi escrito e enviado por Rafael Costa, professor da SMERJ e UNISUAM.

CATEGORIAS
Atividades Matemáticas
Avaliação diferenciada
Como fazer
Didática & Matemática
Educação Matemática Crítica
Ensaios
Ensino Fundamental Anos Finais
Ensino Médio
Ensino Remoto
Eventos
Experimentos
Galeria de Vídeos
Jogos
Livros LSM
Objetos de aprendizagem
práticas de laboratório
Práticas Diferenciadas
Prêmios
Produções dos alunos
Produto Educacional
Tic's Na Matemática
Tratamento da Informação
Vídeo Aulas