ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Casos de Matemática: Bháskara não criou a Fórmula de Bháskara! Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

Você sabia que a Fórmula de Bháskara só existe no Brasil? Na verdade, esse grande matemático Indiano nunca a criou, uma vez que não se utilizavam fórmulas em sua época . A Fórmula resolutiva da equação quadrática se estabeleceu com o nome de Fórmula de Bháskara por um erro histórico, o qual vem se perpetuando até os dias de hoje (para se aprofundar neste tema clique aqui). Neste artigo iremos discutir a dependência brasileira desta fórmula para o ensino da resolução de equações quadráticas, vamos traçar um panorama de opções para o trabalho com este tema e, por fim vamos chegar à dedução da famosa fórmula de Bháskara (que não é de Bháskara). Vamos nessa?

Você sabia que a Fórmula de Bháskara só existe no Brasil? Na verdade, esse grande matemático Indiano nunca a criou, uma vez que não se utilizavam fórmulas em sua época . A Fórmula resolutiva da equação quadrática se estabeleceu com o nome de Fórmula de Bháskara por um erro histórico, o qual vem se perpetuando até os dias de hoje (para se aprofundar neste tema clique aqui).

Neste artigo iremos discutir a dependência brasileira desta fórmula para o ensino da resolução de equações quadráticas, vamos traçar um panorama de opções para o trabalho com este tema  e, por fim vamos chegar à dedução da famosa fórmula de Bháskara (que não é de Bháskara). Vamos nessa?



Explorando uma equação quadrática

De quantas maneiras diferentes é possível encontrar as raízes de x²+2x+1=0? Se você só consegue pensar na fórmula de "Bháskara" você não está sozinho! Em minhas andanças pelo Brasil e em minha longa estrada como professora, o que tenho visto é uma "Bháskaradependência" da maioria das pessoas que participaram de minhas aulas. Tal dependência é resultado do ensino brasileiro de matemática, o qual é excessivamente centrado em fórmulas. 

Antes de sair calculando loucamente, devemos parar e analisar o que está sendo pedido pelo problema. Veja que o enunciado: "Calcule as raízes de x²+2x+1=0?" pode ser traduzido para: Quais valores de x tornam a minha equação igual a zero? Agora que sabemos o que está sendo pedido e que raízes são os valores que, quando substituídos no lugar das incógnitas, tornam a equação igual a zero, podemos prosseguir.

Primeira parada: Soma e Produto

Uma possibilidade de resolução é nos perguntarmos, em x²+2x+1=0, a qual, generalizada, é do tipo ax²+bx+c=0, quais números somados resultam em 2 (ou seja, b) e quais números multiplicados resultam em 1 (ou seja, c). A resposta é 1 e 1, pois 1+1=2 e 1.1=1.

O que fizemos aqui? Acabamos de fatorar x²+2x+1=0 e obtivemos a expressão (x+1).(x+1)=0

(faça a distributividade e veja que retornaremos à forma inicial x²+2x+1=0,  é esta propriedade que faz com que seja possível resolver uma equação por soma e produto).

Agora estamos prontos para calcular as raízes (números que quando colocados no lugar da incógnita tornam a equação igual a zero). Dito isto, vamos calcular as raízes de (x+1).(x+1)=0. Ora, podemos ver que os únicos valores possíveis para zerar a equação são -1 e -1. Substituindo, temos: ( -1+1).(-1+1)=0.  

(Lembre-se que as raízes são duas devido ao Teorema Fundamental da Álgebra que diz que  o número de  raízes de um polinômio é igual ao seu grau, no caso o grau da equação quadrática é 2 e ela terá, portanto, duas raízes)


Segunda Parada: Montando um quebra cabeça para achar as raízes

Com um material concreto chamado Algeplan é possível resolver equações quadráticas através da montagem de um quebra cabeças.  

Montando as peças do nosso quebra cabeças temos, em termos de áreas, x²=área do quadrado de lado x (em vermelho, abaixo), x= área do retângulo de base=1 e altura=x (em verde, abaixo) e 1= área do quadrado de lado 1 (em rosa, abaixo).

Juntando estas peças, formamos um quadrado de área  x²+2x+1 (somando as áreas das peças vermelha, verde e rosa), de lados (x+1).
É por isso que (x+1)² é um quadrado perfeito! Isto representa literalmente um quadrado!!!
A área do quadrado é lado ao quadrado, logo a área do quadrado colorido também pode ser expressa por (x+1)². Ou seja, acabamos de fatorar a nossa equação e já podemos calcular suas raízes, como anteriormente. Veja:

x²+2x+1=0 = (x+1).(x+1)=0 , os únicos valores que zeram a equação são -1 e -1. Logo, as raízes são -1 e -1 

Terceira Parada: Completando quadrados

Quando temos equações do tipo x²+6x+1=0 não conseguimos "fechar o nosso quebra cabeça", o nosso "quadrado" fica incompleto... veja!


Vemos claramente aqui que faltam 8 peças de área 1 para completar o nosso quebra cabeça. Algebricamente, isto significa que teremos que completar o nosso quadrado, assim.

x²+6x+1 +8 =0 +8

Acrescentamos 8 aos dois lados da equação, porque como uma igualdade ela exige que tudo o que seja feito de um lado, seja também feito do outro.

Simplificando x²+6x+1 +8 =0 +8, temos: x²+6x+9=8.

Fatorando x²+6x+9=8, via algeplan, temos (x+3). (x+3)=8 :

Outro quadrado perfeito, agora de área (x+3)²
Podemos agora reescrever:

x²+6x+9=8 é igual a (x+3). (x+3)=8 que, simplificando fica igual a (x+3)²=8.

Aplicando raiz quadrada dos dois lados da equação, temos:

x+3 = +- raiz quadrada de 8.

Isolando x, chegamos às raízes da equação proposta:

x+3-3 = -3 +- raiz quadrada de 8.

Daí, as respostas finais são:

x'= -3 +-raiz quadrada de 8.
x"= -3 - raiz quadrada de 8.

Mas, e a fórmula de "Bháskara"?

A fórmula de "Bháskara" nasce da idéia de completar quadrados, você pode acompanhar a sua dedução clicando neste link. Encerro este artigo destacando a importância de nos aprofundarmos mais e mais na matemática que ensinamos, ressaltando que este mergulho é fundamental para o aprendizado de nossos alunos
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Casos de Matemática: Bháskara não criou a Fórmula de Bháskara! Por Daniela Mendes.
Casos de Matemática: Bháskara não criou a Fórmula de Bháskara! Por Daniela Mendes.
Você sabia que a Fórmula de Bháskara só existe no Brasil? Na verdade, esse grande matemático Indiano nunca a criou, uma vez que não se utilizavam fórmulas em sua época . A Fórmula resolutiva da equação quadrática se estabeleceu com o nome de Fórmula de Bháskara por um erro histórico, o qual vem se perpetuando até os dias de hoje (para se aprofundar neste tema clique aqui). Neste artigo iremos discutir a dependência brasileira desta fórmula para o ensino da resolução de equações quadráticas, vamos traçar um panorama de opções para o trabalho com este tema e, por fim vamos chegar à dedução da famosa fórmula de Bháskara (que não é de Bháskara). Vamos nessa?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDh7cdA0y5sM-XHu57BEOCNIWSbppS453pNOF75zaPy5IX1lFBGF3QdV_sAQur1_upJ9KIQEV_-DUlpiFCIJ4dMntyAVwyeMGfjIjCCFsbM9ZSeEqQAl9ST4bIfsEo57ShG-m97_ojAhyphenhyphent/s640/2twhnx.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDh7cdA0y5sM-XHu57BEOCNIWSbppS453pNOF75zaPy5IX1lFBGF3QdV_sAQur1_upJ9KIQEV_-DUlpiFCIJ4dMntyAVwyeMGfjIjCCFsbM9ZSeEqQAl9ST4bIfsEo57ShG-m97_ojAhyphenhyphent/s72-c/2twhnx.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2019/02/casos-de-matematica-bhaskara-nao-criou.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2019/02/casos-de-matematica-bhaskara-nao-criou.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar