ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Casos de Matemática: Zero é natural, não é e talvez seja! Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

Hoje é dia de lançarmos uma treta tretosa aqui no blog! Zero é natural, não é e talvez seja! Você deve estar se perguntando caro leitor ou cara leitora, como uma coisa pode ser, não ser e talvez ser em matemática? Calma!!!! Ainda não é momento de cantar "Meu mundo caiu... " com Maysa! Nesta postagem vamos explicar como isto pode acontecer!


Hoje é dia de lançarmos uma treta tretosa aqui no blog! Zero é natural, não é e talvez seja! Você deve estar se perguntando caro leitor ou cara leitora, como uma coisa pode ser, não ser e talvez ser em matemática? Calma!!!! Ainda não é momento de cantar "Meu mundo caiu... " com Maysa! Nesta postagem vamos explicar como isto pode acontecer!


Em matemática, atualmente, os padrões de rigor exigem que teoremas sejam provados, a partir de verdades fundantes, as quais chamamos de axiomas. A matemática é um edifício que se constrói sobre e a partir de si mesmo, e este edifício é construído com axiomas e teoremas.

Matemática formal em termos simples

Em matemática formal,  os números naturais podem ser construídos através da axiomática de Peano. Discutirei aqui as ideias que estão por trás desta construção:

  • O primeiro axioma  de Peano pode ser entendido como: Existe um número a menor que todos os outros em uma sequência de números e esse número não é sucessor de ninguém (ou seja, nada existe antes dele);
  • O segundo axioma de Peano pode ser entendido como: Todo número desta sequência tem um sucessor (ou seja, não importa quão grande seja o número pensado, sempre é possível somar +1 a este número e obter um número maior que o anterior);
  • O terceiro axioma de Peano pode ser entendido como: Se um conjunto possui o número a, o seu sucessor s(a), o sucessor do seu sucessor s(s(a)) e assim por diante... Esse conjunto é chamado de Conjunto dos Números Naturais.

Ilustrando...

Zero é natural

Veja que X={0,1,2,3,4,5,6,7...}, atende à axiomática de Peano, pois o conjunto X contém o 0 que não é sucessor de ninguém e também o sucessor de zero, o sucessor de 1 e assim por diante, logo este conjunto pode ser entendido como o conjunto dos números naturais N.

Zero NÃO é natural

Veja que Y={1,2,3,4,5,6,7...}, também atende à axiomática de Peano, pois o conjunto Y contém o 1  que não é sucessor de ninguém e também o sucessor de 1, o sucessor de 2 e assim por diante, logo este conjunto TAMBÉM pode ser entendido como o conjunto dos números naturais N.

Respondendo à nossa pergunta com Sim, Não e Talvez!

Na verdade, é possível construir o conjunto dos naturais partindo do zero ou do um; portanto trata-se de uma questão de gosto ou de necessidade. Para as minhas aulas eu faço a opção de partir do zero, uma vez que os livros didáticos em geral apresentam esta opção para os naturais. Portanto, o zero ser natural é uma questão de escolha, uma vez que o conjunto dos naturais pode começar por ele ou não. Por este motivo, a resposta à pergunta: "Zero é natural?" é: Sim, Não e Talvez!
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Casos de Matemática: Zero é natural, não é e talvez seja! Por Daniela Mendes.
Casos de Matemática: Zero é natural, não é e talvez seja! Por Daniela Mendes.
Hoje é dia de lançarmos uma treta tretosa aqui no blog! Zero é natural, não é e talvez seja! Você deve estar se perguntando caro leitor ou cara leitora, como uma coisa pode ser, não ser e talvez ser em matemática? Calma!!!! Ainda não é momento de cantar "Meu mundo caiu... " com Maysa! Nesta postagem vamos explicar como isto pode acontecer!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiymfwEFmHTuUBlundg0jDEGInj2hoolznf_K4BcPZ0pTGGgb2hg-JeG6ilViLLzy4C3I7GCMSYuvZ4kX6H78rJCu8h14DoABKmQYt7J1s-H8Q-8OUfRTLoWox0-YETyG7KMkIOLvle8DFs/s640/download.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiymfwEFmHTuUBlundg0jDEGInj2hoolznf_K4BcPZ0pTGGgb2hg-JeG6ilViLLzy4C3I7GCMSYuvZ4kX6H78rJCu8h14DoABKmQYt7J1s-H8Q-8OUfRTLoWox0-YETyG7KMkIOLvle8DFs/s72-c/download.png
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2019/03/zeronaturalsimnaotalvez.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2019/03/zeronaturalsimnaotalvez.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar