Ao trabalharmos com os alunos sobre Domínio de Funções Reais, costumamos explicar sobre o conjunto do domínio de uma função e que em algum...
Ao trabalharmos com os alunos sobre Domínio de Funções Reais, costumamos explicar sobre o conjunto do domínio de uma função e que em algumas funções há exceções devido a sua regra de existência. Após isso, uma lista interminável de exercícios é explorada pelos alunos. Mas muitas vezes, esse conteúdo não fica claro, aos alunos.
O Jogo, como atividade é sempre desenvolvido em minhas aulas. A seguir apresento uma atividade foi desenvolvida com alunos do 1º ano do curso Técnico Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio na Escola Técnica Estadual (ETEC) Bartolomeu Bueno da Silva Anhanguera em Santana de Parnaíba, São Paulo.
Figura 1: Alunos em contato inicial com o jogo
Metodologia
Antes de aplicar o jogo em sala de aula, os alunos trabalham os aspectos referentes aos domínios de funções reais
Após, os alunos receberam o jogo composto por 32 cartas (16 funções e 16 domínios). A atividade foi desenvolvida em dois momentos:
1º momento: O Jogar
Os alunos foram instruídos a jogar o jogo, de acordo com as regras de um jogo da memória comum
· Todas as cartas viradas para baixo;
· Os alunos escolhem quem começa;
· Cada aluno em sua vez, tem direito a sortear duas cartas, uma de cada vez.
· Caso as cartas sorteadas formem um par (função e seu respectivo domínio), o aluno ganha o par;
· Caso, não faça o par, as cartas devem voltar ao seu respectivo local;
· Ganha, o aluno que fizer mais pares.
2º Momento: Análise.
Após jogar, os alunos recebem uma ficha de trabalho, que são instrumentos de investigação e análise. Essa deve ser preenchida com as funções e seus respectivos domínios. Após, fazemos uma breve discussão em aula para identificar os motivos que levam cada função a ter aquele domínio.
O Jogo
O jogo é composto por trinta e duas cartas (16 cartas com representação de funções e 16 cartas com representação de domínios). Os alunos devem ser divididos em duplas ou trios.
Como jogar:
· Espalhar as cartas com as informações viradas para baixo;
· Os alunos escolhem quem começa;
· Cada aluno em sua vez, tem direito a sortear duas cartas, uma de cada vez.
· Caso as cartas sorteadas formem um par (função e seu respectivo domínio), o aluno ganha o par;
· Caso, não faça o par, as cartas devem voltar ao seu respectivo local;
· Ganha, o aluno que fizer mais pares.
Duração da atividade: 2 aulas de 50 minutos cada
Considerações Finais
Os alunos demonstram muito interesse em participar de atividades com jogos. Os jogos fazem parte do imaginário de todos e se bem utilizados, podem ser ferramentas valiosas no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ao professor planejar bem sua aula e analisar o jogo antes de utilizá-lo, verificando se corresponde às perspectivas do conteúdo e mostrar aos alunos que eles estão utilizando um método “novo” e diferenciado para construir ou fixar o seu conhecimento.
É um processo trabalhoso, mas gratificante pois, contribuir para melhorar a prática docente e a aprendizagem da matemática sempre pode nos proporcionar momentos inesquecíveis.
Download
Para fazer o Download gratuito do material, clique aqui!
Publique com a gente
Professor, se você tem práticas diferenciadas, venha compartilhar. Juntos podemos melhorar o ensino da matemática e fazer com que ela se torne cada vez mais divertida.