ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Jogo Cara a Cara para o estudo de propriedades de objetos matemáticos. Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

Nesta postagem trago algumas sugestões para o uso do jogo Cara a Cara para o estudo de propriedades de objetos matemáticos. Aqui, defendemos que o uso de jogos é um auxiliar interessante para o processo de ensino aprendizagem de Matemática. Os jogos aqui apresentados foram elaborados pelos meus alunos de Instrumentação para o Ensino de Matemática 3, da Universidade Castelo Branco. Eles foram elaborados tendo como subsídios materiais de baixo custo e que podem ser facilmente reproduzidos com materiais cotidianos.

Nesta postagem abordo o uso do jogo Cara a Cara para o estudo de propriedades de objetos matemáticos. Aqui, defendemos que jogos deste tipo são muito versáteis e se constituem em um auxiliar interessante para o processo de ensino aprendizagem de Matemática.

Os jogos aqui apresentados foram elaborados pelos meus alunos de Instrumentação para o Ensino de Matemática 3, da Universidade Castelo Branco. Eles foram elaborados tendo como subsídios materiais de baixo custo e que podem ser facilmente reproduzidos com materiais cotidianos.

O jogo Cara a Cara consiste em dois tabuleiros, com desenhos de pessoas com características diferentes (figura 1)

Jogo Cara a Cara para o estudo de propriedades de objetos matemáticos

As regras do jogo podem ser observadas abaixo:

1 – Retire as peças da caixa e separe-as. A maioria dos jogos lançados nos últimos anos vem pré-montada, de modo que não é preciso juntar as peças antes de usá-las. Contudo, se esse não for o caso, monte o jogo e o tabuleiro de acordo com as instruções no manual que o acompanha.

2 – Depois, encontre um segundo jogador para ser seu adversário.

3 – Embaralhe as cartas de Pessoa Misteriosa.

4 – Pegue uma carta e guarde-a sem deixar o outro jogador ver. Depois, peça para seu adversário fazer o mesmo.

5 – Escolha um tabuleiro. Os dois tabuleiros do jogo contém os mesmos personagens, que devem também estar alinhados na mesma ordem para ambos os jogadores. Assim, a única diferença é a cor — escolha a de sua preferência.

6 – Erga todas as molduras com com os rostos para que você possa ver todas as opções.

7 – Sente de frente para o oponente para que ele não consiga ver os traços faciais ou nome de sua Pessoa Misteriosa. Tentar adivinhar esse nome é o objetivo do jogo, portanto você nunca deve deixar a outra pessoa vê-lo.

8 – Coloque a carta que seu adversário tentará adivinhar no espaço vazio localizado na parte da frente e à direita do tabuleiro.

9 – Dê uma olhada nos traços dos rostos, pois você poderá tentar adivinhar quem é a pessoa de acordo com certas características marcantes, como cor dos olhos ou cabelos, presença ou não de barba, chapéu ou outros acessórios de diferentes tipos e cores, bem como pelo sexo (algumas pessoas são mulheres, outras são homens).

10 – Deixe o adversário fazer perguntas sobre as características de sua pessoa misteriosa. Lembre-se que só é permitido fazer perguntas que possam ser respondidas apenas com “sim” ou “não”.
Faça somente uma pergunta por vez.

11 – Faça perguntas alternadamente entre os dois jogadores.

12 – Abaixe as molduras que não descrevam a pessoa misteriosa (ou que tenham “não” como resposta a uma pergunta).

13 – Quando achar que sabe quem é a pessoa misteriosa, tente adivinhá-la. Se o seu palpite estiver certo ou se o seu adversário errar, você ganha o jogo. Quando alguém tenta adivinha a pessoa misteriosa e erra, o outro jogador deve dizer a resposta certa. (Texto retirado deste site)

Cara a cara para aprender Matemática

O jogo Cara a Cara pode ser adaptado para o estudo de propriedades de objetos matemáticos diversos. Ou seja, ao invés dos jogadores perguntarem por características pessoais em busca de descobrir a pessoa misteriosa no jogo original, eles passarão a perguntar por propriedades matemáticas em busca do objeto matemático misterioso.

Suponha que o Cara a Cara seja adaptado para o ensino de potências. Algumas perguntas possíveis seriam: "A base é par?", "O expoente é inteiro?", "A base é positiva?", a cada resposta negativa ou positiva abaixam-se as molduras correspondentes até o fim do jogo com a descoberta do objeto matemático em foco.

Várias caras para o cara a cara

Meus licenciandos elaboraram variações do jogo Cara a Cara para os seguintes objetos matemáticos: Potências, Logaritmos, Função logarítmica e Sólidos geométricos. Em todos eles a ideia é a mesma, ou seja, que as propriedades dos seus respectivos objetos matemáticos fossem reconhecidas, exploradas e compreendidas.

Todos os jogos foram elaborados com materiais de baixíssimo custo e podem ser facilmente reproduzidos, uma vez que não requerem habilidades especiais para a sua construção. Veja a galeria de fotos abaixo:




Jogo da memória, uma outra opção

O jogo da memória (regras aqui) é uma alternativa para fazer uma abordagem parecida com a que é proporcionada pelo jogo Cara a Cara adaptado, mas que necessita apenas da confecção de um baralho para ser utilizado em sala de aula. Nele, as propriedades de um objeto serão o par do objeto e vice versa. Abaixo você pode ver duas opções de jogos da memória com temas matemáticos, um para matrizes e outro para logaritmos.



LEVE ESTES JOGOS PARA A SUA SALA DE AULA!!!

Qualquer conteúdo do currículo de Matemática para a educação básica pode ser abordado com os jogos aqui apresentados (cara a cara e memória). O seu uso pode se constituir em um momento divertido de reflexão sobre diversos conteúdos da Matemática! Experimente!!

AGRADECIMENTOS

Deixo aqui meus agradecimentos aos criadores dos jogos supracitados:

Adriana Luz Fermiano,  Amanda Santos,  Beatriz Gomes Domingos, Dailane Silva,  Dayana de Carvalho,  Flávio Griffo, Fernanda Sardinha, Gabriella Botelho,  Isadora Velasco,  Jandira Martins, Leandro de Oliveira Silva, Lohany Salucci, Marcelo Gonzalez,  Noah Oliveira Alves, Raylane Prado, Vinícius Accurcio e Vitor Dante.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Jogo Cara a Cara para o estudo de propriedades de objetos matemáticos. Por Daniela Mendes.
Jogo Cara a Cara para o estudo de propriedades de objetos matemáticos. Por Daniela Mendes.
Nesta postagem trago algumas sugestões para o uso do jogo Cara a Cara para o estudo de propriedades de objetos matemáticos. Aqui, defendemos que o uso de jogos é um auxiliar interessante para o processo de ensino aprendizagem de Matemática. Os jogos aqui apresentados foram elaborados pelos meus alunos de Instrumentação para o Ensino de Matemática 3, da Universidade Castelo Branco. Eles foram elaborados tendo como subsídios materiais de baixo custo e que podem ser facilmente reproduzidos com materiais cotidianos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVrlwALfhdBImiG7pGVEZBgJZZ9yk_besrYsYhKxrVUr35y89aQrmiNK6xQFgKdnAVDyJ3xe67sg8-qYjGw1no72TspxiZ0IDFFmOt3GusOtsf98LdYQaRv-GFyS9r7i_6Es82Pv4jXUY1/s1600/jogo_super_cara_a_cara_eletronico_estrela_9906_3_20150612165150.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVrlwALfhdBImiG7pGVEZBgJZZ9yk_besrYsYhKxrVUr35y89aQrmiNK6xQFgKdnAVDyJ3xe67sg8-qYjGw1no72TspxiZ0IDFFmOt3GusOtsf98LdYQaRv-GFyS9r7i_6Es82Pv4jXUY1/s72-c/jogo_super_cara_a_cara_eletronico_estrela_9906_3_20150612165150.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2019/11/jogo-cara-cara-estudo-matematica.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2019/11/jogo-cara-cara-estudo-matematica.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar