Nesse período de confinamento, os professores das redes privadas e públicas que atuam na Educação Básica encontram-se em uma nova rotina, ministrando as aulas num sistema de ensino à distância.
Nesse período de confinamento, os professores das redes privadas e públicas que atuam na Educação Básica encontram-se em uma nova rotina, ministrando as aulas num sistema de ensino à distância.
O relato
Segue o relato da professora Cátia Toledo, regente na rede pública e privada no município de Mesquita no Rio de Janeiro, referente a sua produção caseira de vídeo aula:
“Olá, sou a professora Cátia de matemática, trabalho na rede pública e particular. Devido a essa crise pela corona vírus, nós educadores não paramos de trabalhar e tivemos que aprender de forma súbita a nos adaptar com a nova modalidade de educação a distância. Tive o desafio de gravar aulas explicativas e de correção. A princípio fiz as correções das atividades dadas em sala de aula, nisso me
apresentaram o aplicativo gravador de tela, X recorder (Gravador de Tela que capturar vídeos de tela, gravar vídeo tutorial em HD, chamadas de vídeo e vídeos bloqueados. Disponível no Play Store) onde eu coloco a voz na tela e leio a matéria e confesso que não gostei pois em matemática prefiro explicar fazendo.
Celular sobre um vidro
Não estando satisfeita, uma amiga também de matemática Valeska Silva, me apresentou uma outra forma de gravar minhas aulas, colocando o celular sobre um vidro (Figura 1) e assim eu consegui explicar a aula fazendo os exemplos e preservando minha imagem, pois só aparece minhas mãos. Gostei muito do resultado e quero compartilhar aqui com os colegas.”
![]() |
Figura 1: Celular sobre o vidro Fonte: A autora |
A professora enviou um vídeo mostrando seu gravador de vídeo adaptado, celular sobre um
vidro (para assistí-lo clique aqui). Para assistir a um trecho de uma aula da professora Cátia para o 6º ano clique aqui.
Acertos e erros
Assim que sua colega sugeriu de adaptar o celular a um vídeo, a professora Cátia pensou em usar a prateleira da geladeira. Chegou pegar, mas faria falta para organização dos alimentos na geladeira. Até que, veio em sua mente, o quadro pendurado na parede com sua fotografia de formatura. Esse quadro tem um vidro protegendo a fotografia. Agora, ela está usando esse vidro como suporte do celular e guardou a foto na gaveta.
Coordenadora responsável pelo artigo: Darling Domingos Arquieres.
Este é um artigo convidado, a sua autora é a professora Catia Cristina Silva de Toledo (Licenciada em Matemática pela UNIABEU com Pós graduação em Educação Inclusiva com ênfase em múltiplas deficiências (em fase de conclusão). Faça como a professora Cátia e publique conosco, entre em contato no nosso formulário de contato aqui do blog.