ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Criando uma Escape Room com o Google Forms! Crie uma história e engaje seus alunos com Matemática! Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

A Escape Room pode ser feita gratuitamente no Google Forms e basicamente pode ser descrita como uma história contada em partes.

Olá professor! Olá professora! Há algum tempo eu venho ouvindo falar sobre Escape Room, como uma alternativa para gerar engajamento! A Escape Room pode ser feita gratuitamente no Google Forms e basicamente pode ser descrita como uma história contada em partes das quais o aluno só consegue sair se ele resolver desafios, e no nosso caso, desafios de Matemática. Vamos a um exemplo prático, vou compartilhar com vocês uma escape room que fiz para as minhas turmas. 


Uma viagem no tempo e no espaço

A aventura começa com o participante entrando em contato com o pontapé inicial da história e com um campo para que ele coloque seu nome.


Após clicar em next, o participante é levado ao seu primeiro desafio. Lhe é informado que ele está preso em um compartimento de cargas e que deve resolver um desafio para sair de lá o quanto antes. O seguinte desafio aparece para ele, que só sairá deste compartimento se acertá-lo. Caso erre, permanece no compartimento e recebe a seguinte mensagem.


Caso ele acerte, um novo cenário surge e com ele com um novo desafio. Assim:


Caso o participante acerte, ele vai para a próxima etapa da aventura, caso ele erre, ele pode continuar tentando até acertar e fica aparecendo para ele uma mensagem de erro enquanto ele não acertar. Esta dinâmica persiste até o fim do jogo. Mas vamos sair da teoria e vamos à prática.... Você está convidado a vivenciar esta atividade clicando aqui.

Como criar meu Escape Room?

Vá em Google Forms, entre com a sua conta Google e clique em +



Dê um título para a sua aventura e inicie a história. Coloque também um campo para o nome do seu estudante e outro campo para a turma. Clique em separar seção, para que apareça o botão next que levará o seu estudante ao primeiro desafio. Não esqueça de clicar em required em todas as etapas para que seu aluno não possa pular etapas na escape room.



Dê um título para a próxima seção. Sugiro que o título tenha a ver com o momento da aventura. Coloque o momento da aventura em que o estudante está e que ele deverá ter que resolver um desafio para dar prosseguimento à mesma.


Agora é hora de determinar o desafio, para isto clique em +.


Crie agora o seu desafio para o estudante aventureiro. Para isto use short answer. Coloque a sua pergunta, ex. "Quanto é 2+2?". Clique em response validation para que a resposta do seu estudante seja verificada. Coloque no tipo de resposta "number" "equal to" e a resposta 4. Há também um campo para que você coloque a resposta que retorna em caso de erro "Não desista, continue tentando". Você também poderia escolher text e fazer uma pergunta que retornasse uma palavra (atenção, o sistema é sensível à letras maiúsculas e minúsculas).


Clique em separar seção e crie uma nova etapa da aventura.


Clique em + para propor um novo desafio, desafio esse que pode ser em imagem, para isso clique em imagem.


Você pode selecionar, para a imagem, imagens do seu computador, da própria rede mundial de computadores e etc,  a sua imagem vai ficar abaixo da abertura da seção.


Clique em + e escolha short answer para validar a resposta do seu aluno aventureiro. Repetindo os passos que usamos para validar a nossa primeira questão.


Clique em nova seção e faça tantas etapas quantas forem necessárias para completar a sua história. Eu sugiro 6 etapas para não cansar o estudante da brincadeira. 

Para dar a mensagem final da aventura vá em configurações


Em configurações vá em presentation, marque show progress bar para o seu aluno ter noção de quanto falta completar na aventura e clique em show link to submit another response se quiser que seu aluno possa brincar de novo, caso não queira é só desmarcar esta opção. Em confirmation message coloque a mensagem final da aventura congratulando o seu aluno aventureiro por ter sido vencedor na aventura. Depois clique em save. 


Agora sua escape room está pronta e você pode compartilhá-la com seus estudantes. Vá em send.


O jeito mais fácil de compartilhar é por hiperlink, clique em hiperlink e depois em copiar. Pronto! Agora basta passar o hiperlink para os seus alunos e eles poderão se aventurar pela escape room que você criou!



Considerações finais

Uma escape room é uma opção para engajar os seus alunos em atividades remotas e também uma oportunidade para você avaliar o aprendizado deles, basta propor desafios condizentes com a matéria dada em sala. Eu já utilizei com meus alunos e o resultado foi muito positivo, experimente você também e conte para a gente no formulário de contato do Blog!
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Criando uma Escape Room com o Google Forms! Crie uma história e engaje seus alunos com Matemática! Por Daniela Mendes.
Criando uma Escape Room com o Google Forms! Crie uma história e engaje seus alunos com Matemática! Por Daniela Mendes.
A Escape Room pode ser feita gratuitamente no Google Forms e basicamente pode ser descrita como uma história contada em partes.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiHWaSUKSXNMYRF7QB7ad1V2AkXCecryjIWDAVaDycK3G0ozwRBB4qKD-xaa1w6_2yZnFncENwfdINJmR2VaZBENs7aygtA3sx3aYSwo0403Gw4o9di2vI9dGRjsE1LbXtIbt87Qa_prNp/s640/1.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiHWaSUKSXNMYRF7QB7ad1V2AkXCecryjIWDAVaDycK3G0ozwRBB4qKD-xaa1w6_2yZnFncENwfdINJmR2VaZBENs7aygtA3sx3aYSwo0403Gw4o9di2vI9dGRjsE1LbXtIbt87Qa_prNp/s72-c/1.png
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2020/08/criando-um-escape-room-com-o-google.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2020/08/criando-um-escape-room-com-o-google.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar