ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Dedução dos cálculos das áreas de figuras planas com o GeoGebra.

Compartilhe:

Calcular a área de figuras planas é muito mais do que aplicar um receituário de fórmulas prontas.

Calcular a área de figuras planas é muito mais do que aplicar um receituário de fórmulas prontas. Neste post vamos utilizar o GeoGebra para deduzir o cálculo da área de quaisquer polígonos convexos. Para todos os cálculos usaremos unidades de superfície quadradas de medida um², tendo estas unidades de superfície como referência.

Polígono convexo e polígono não convexo

 

Para começar, vamos relembrar a diferença entre polígonos convexos e não convexos.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/poligonos-convexos.htm

Área do quadrado

Para deduzir o cálculo da área do quadrado, proponho aqui a exploração do apllet, de autoria de Jorge Cássio, abaixo:

Nele é possível deduzir o cálculo da área do quadrado com a ideia de ladrilhamento com unidades de superfície quadradas e que se perceba que não é necessário contar quadradinho por quadradinho para obter a área total e sim que basta multiplicar a quantidade de quadradinhos da base pela quantidade de quadradinhos da altura, e como os quadradinhos tem medidas unitárias de lado, chegamos ao cálculo da área do quadrado igual a base x altura, o que pode ser estendido para o retângulo, o qual segue a mesma lógica. Link para o applet  aqui.

Área do paralelogramo 

Para deduzir o cálculo da área do paralelogramo proponho aqui a exploração do apllet abaixo:


Nele é possível calcular a área do paralelogramo por meio da manipulação de pedaços dele, formando um retângulo. Neste aplicativo é possível reposicionar partes do paralelogramo em uma moldura retangular, mostrando que a área do paralelogramo pode ser calculada pela multiplicação de base x altura. O link para o applet pode ser acessado aqui.

Área do Trapézio

Para deduzir a área do trapézio proponho a exploração do applet abaixo:

 


Nele é possível calcular a área do trapézio por meio da manipulação de dois trapézios congruentes que juntos formam um retângulo. Neste aplicativo é possível reposicionar dois trapézios congruentes em uma moldura retangular, de forma a que a base do retângulo passe a ser dada pela soma da base maior mais a base menor do trapézio e a altura do retângulo é exatamente a mesma altura do trapézio. Assim sendo, a área do retângulo da moldura passa a ser calculada por (base maior+base menor) x altura e como queremos a área de apenas um trapézio, e o retângulo tem 2 iguais, iremos dividir esta área por 2, chegando à àrea do trapézio que pode ser calculada por (base maior+base menor) x altura/2. O link para o applet pode ser acessado aqui.

Área do losango

 Para deduzir a área do losango proponho a exploração do applet abaixo:


Nele é possível calcular a área do losango por meio da manipulação de dois losangos congruentes que juntos formam um retângulo. Neste aplicativo é possível reposicionar um losango e partes de um segundo losango, sendo ambos losangos congruentes, em uma moldura retangular, de forma a que a base do retângulo passe a ser dada pela diagonal 2 e a altura do retângulo seja dada pela diagonal 1. Assim sendo, a área do retângulo da moldura passa a ser calculada por (diagonal 2) x (diagonal 1) e como queremos a área de apenas um losango, e o retângulo tem 2 iguais, iremos dividir esta área por 2, chegando à àrea do losango que pode ser calculada por (diagonal 2) x (diagonal 1)/2. O link para o applet pode ser acessado aqui.

Área do triângulo

 Para deduzir a área do triângulo proponho a exploração do applet abaixo:


 
Nele é possível calcular a área do triângulo por meio da manipulação de dois triângulos congruentes que juntos formam um retângulo. Neste aplicativo é possível reposicionar dois triângulos congruentes em uma moldura retangular. Como queremos a área de apenas um triângulo, e o retângulo tem 2 iguais, iremos dividir esta área por 2, chegando à àrea do triângulo que pode ser calculada por base x altura/2. O link para o applet pode ser acessado aqui.
 

Área de qualquer polígono convexo

 
Qualquer polígono convexo pode ser decomposto em triângulos, portanto, basta, para calcular as áreas de quaisquer polígonos, decompô-los em triângulos e calcular suas áreas somando as áreas dos triângulos neles contidos. 

Área do círculo

Veja que para que se obtenha a área do círculo sem que se conheça o valor de pi, é possível utilizar o método da exaustão de Arquimedes e Euclides (pi não existia na sua época). Veja que quanto maior o número de lados do polígono, mais a sua área se aproxima da área do círculo. Para que o método da exaustão forneça a área exata do círculo, o polígono deveria ter um número infinito de lados. Veja que interessante, uma forma com área finita e um número infinito de lados!!!

Fonte: Cálculo para quem não é CDF


Mas hoje, como temos conhecimento do valor de pi, para deduzir a área do círculo proponho a exploração do applet, de autoria de Jorge Cássio, abaixo:

Nele é possível calcular a área do círculo fatiando-o em vários pedaços passando pelo centro do círculo, estas fatias são colocadas lado a lado, uma para cima e outra para baixo, e quanto mais fatias temos, mais próxima de um retângulo essa figura rearranjada fica. Veja que a altura é o raio r do círculo e a base é o semiperímetro da circunferência Pi.r. Fazendo o cálculo da área deste retângulo, isto nos leva ao cálculo da área do círculo que é Pi x r². Este applet pode ser acessado aqui

Considerações finais

Por meio desta atividade é possível deduzir com seus alunos o cálculo das áreas de quaisquer polígonos, até mesmo do polígono de infinitos lados (o círculo). Trata-se de uma atividade muito interessante e que vai auxiliar o seu aluno a construir o conceito de cálculo de áreas de polígonos. Experimente!!!

Autora deste artigo

Daniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, leciona Matemática no Ensino Médio e instrumentação para o ensino de Matemática no Ensino Superior. É também professora dos cursos de formação continuada da Fundação CECIERJ para  professores de Matemática.  Coordena, desde 2014, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática.


Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Dedução dos cálculos das áreas de figuras planas com o GeoGebra.
Dedução dos cálculos das áreas de figuras planas com o GeoGebra.
Calcular a área de figuras planas é muito mais do que aplicar um receituário de fórmulas prontas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEheNc0gZ_QO0lsiVovpuJn8BmHeznO5W6RlAHLLxjaDnLmi17XyT6G4DE7ustVsTqtOO3OS9xAqDF3qJpZURrtFNF_CPIB3PaQUOvEHVgQ7jbvGa6kxe1QGzYggDS65rzx8rqb8_6iP0Fre/w640-h350/convexo+e+n%25C3%25A3o+convexo.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEheNc0gZ_QO0lsiVovpuJn8BmHeznO5W6RlAHLLxjaDnLmi17XyT6G4DE7ustVsTqtOO3OS9xAqDF3qJpZURrtFNF_CPIB3PaQUOvEHVgQ7jbvGa6kxe1QGzYggDS65rzx8rqb8_6iP0Fre/s72-w640-c-h350/convexo+e+n%25C3%25A3o+convexo.png
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2020/12/deducao-das-formulas-das-areas-de.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2020/12/deducao-das-formulas-das-areas-de.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar