ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Investigando a lei de formação de uma função com o construtor de funções do PHET

Compartilhe:

Que tal discutir com sua turma a lei de formação de uma função com o PHET?

Hoje vou dividir com vocês o uso que fiz, para trabalhar o conceito de lei de formação de uma função, junto a duas turmas de segundo ano do ensino médio, de um simulador do PHET, o simulador Construtor de Funções (ele pode ser acessado neste link).


Explorando o simulador

Este simulador tem um campo de entrada e um campo de saída e ligando o campo de entrada ao campo de saída tem um tubo no qual você insere o que deseja que aconteça com cada elemento do campo de entrada inserido no tubo. 

Comecei discutindo com minhas turmas, na aula ao vivo no Meet,  o que aconteceria na saída do tubo para cada elemento colocado na entrada do tubo, quando eu colocava o comando +1 no tubo.


Continuei a discussão, reiniciando o simulador, e colocando um novo comando no tubo, desta vez +2:


Continuei reiniciando o simulador e mudando os comandos no tubo, sempre destacando que o valor de saída dependia do valor de entrada e do comando que eu colocasse no tubo.

Descobrindo a lei de formação com entradas e saídas

Este simulador tem a funcionalidade de encobrir o comando que foi dado no tubo, e eu usei esta funcionalidade para que os estudantes descobrissem, relacionando as entradas às suas respectivas saídas, qual era a lei de formação em cada caso. 

Para começar esta etapa, escolhi (sem mostrar para eles) x2 como comando e cliquei em ocultar, mostrando a eles a tela inseri um a um os valores de entrada 0, 1, 2 e 3 e pedi para que, analisando os respectivos valores de saída, eles me dissessem qual era o comando que eu tinha inserido. Não demorou muito para que percebessem que o comando era x2.



Ocultei a tela mais uma vez deles e coloquei, como comando +1, ocultei o comando e voltei a mostrar a tela aos estudantes. Inseri novamente, um a um os valores de entrada 0, 1, 2 e 3 e perguntei a eles qual era o comando dado. Eles perceberam rapidamente que o comando dado era +1.

Repeti mais algumas vezes esta dinâmica até que todos os envolvidos compreendessem a ideia em foco.

Formalizando

Após as investigações feitas, foi momento de formalizar os conhecimentos trabalhados. Expliquei a eles que os comandos que utilizamos são conhecidos como lei de formação de uma função. Que os valores de entrada são os valores do domínio, aos quais normalmente associamos a letra x, que os valores de saída são os valores da imagem, e que a eles normalmente associamos a letra y. Eles também perceberam que cada valor de saída estava atrelado ao seu respectivo valor de entrada e que estes valores eram relacionados pela lei de formação. 

Conclusão

Foi muito proveitoso utilizar este simulador com meus estudantes, ele é muito útil e fácil de usar. Percebi que meus estudantes realmente entenderam os conceitos trabalhados. Experimente este simulador em sua sala de aula, você com certeza vai gostar.

Autora deste artigo

Daniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, leciona Matemática no Ensino Médio e instrumentação para o ensino de Matemática no Ensino Superior. É também professora dos cursos de formação continuada da Fundação CECIERJ para  professores de Matemática.  Coordena, desde 2014, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Investigando a lei de formação de uma função com o construtor de funções do PHET
Investigando a lei de formação de uma função com o construtor de funções do PHET
Que tal discutir com sua turma a lei de formação de uma função com o PHET?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOZj6RyJuERcY06HG9bLwdNHJ3PaiBkaIaCSj-gFTOXDxkM_LleTv34fZUB1N1fVBvjC6b6RpqN4gd2SPWfjwnTmK2ggsxUJ-v15RtB0QaJ7YjDGOt3A_R-lLc_1wDm2xZm0NDpwrqNbdO/w640-h462/1.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOZj6RyJuERcY06HG9bLwdNHJ3PaiBkaIaCSj-gFTOXDxkM_LleTv34fZUB1N1fVBvjC6b6RpqN4gd2SPWfjwnTmK2ggsxUJ-v15RtB0QaJ7YjDGOt3A_R-lLc_1wDm2xZm0NDpwrqNbdO/s72-w640-c-h462/1.png
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2021/04/lei-formacao-funcao-phet.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2021/04/lei-formacao-funcao-phet.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar