ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Relacionando pH e logaritmos no PHET

Compartilhe:

Relacionando pH e logarítmos no PHET

 

Levei uma curiosidade que veio diretamente da aula de Química para os meus segundos anos. Trata-se da medição do pH de diferentes substâncias no PHET. Você pode acessar o simulador que utilizei clicando aqui. O cálculo do pH está diretamente ligado aos logaritmos e no site Brasil Escola encontrei as informações de que precisava para integrar a Matemática à Química em minha aula. Você pode acessar a matéria consultada clicando aqui.

Explorando

Iniciei a aula online explorando o aplicativo supracitado e  pedi aos estudantes que observassem o pH medido e o valor da concentração de  H3Oregistrado.

Comecei com a medição do pH do vômito.


Aqui, eles observaram que o valor da concentração de H3Oera 1x 10-2 moL-1 e que o pH medido era 2.

Logo após, mostrei a medição do pH do ácido de bateria.


Aqui, eles observaram que o valor da concentração de H3Oera 1x10-1 moL-1e que o pH medido era 1.

Logo após, mostrei a medição do pH da água.


Aqui, eles observaram que a concentração de H3O+ era 1x10^10-7 moL-1e que o pH medido era 7.

Na sequência, mostrei a medição do pH do café.


Aqui, eles observaram que o valor da concentração de H3O+ era 1x10^10-5 moL-1 e que o pH medido era 5.

A esta altura da exploração eles já haviam percebido que o pH estava ligado ao expoente da base 10, que se o expoente fosse -5 o pH era 5 (café), se o expoente fosse -1 o pH era 1(ácido de bateria), se o expoente fosse -2 0 pH era 2(vômito) e se o pH fosse -7 o pH era 7 (água). Observe que só utilizei valores de pH inteiros.

Atenção!

Se eu utilizasse uma substância cujo pH não fosse inteiro, cálculos adicionais seriam necessários, então, deixei investigações de casos como este para um momento posterior. Adiante você encontra um exemplo de medição de um pH não inteiro e de seu cálculo.  




Desvendando o mistério

Após esta investigação era chegado o momento de mostrar a relação do logaritmo com a medição do pH. Comecei explicando o que era pH.



fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculos-envolvendo-ph-solucoes.htm

Depois, apresentei a fórmula que relaciona pH ao logaritmo.

fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculos-envolvendo-ph-solucoes.htm

A partir desta equação logarítmica chegamos na relação que eles perceberam no simulador PHET.

fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculos-envolvendo-ph-solucoes.htm

Voltando ao café

Após esta intervenção, voltei à medida do pH do café para a tela.




Mostrei então como a fórmula que tínhamos visto era aplicada e os alunos a relacionaram com o que tinham percebido na exploração.

fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculos-envolvendo-ph-solucoes.htm

Considerações finais

Os alunos se interessaram bastante pela exploração no simulador e participaram muito ativamente da exploração. Eles fizeram comentários muito pertinentes acerca das suas observações em relação à acidez do vômito e do café por exemplo, a qual eles observam em seu dia a dia. Foi uma manhã muito produtiva e uma forma muito interessante de mostrar que os logaritmos estão em nosso dia a dia. Experimente! Leve esta atividade para a sua sala de aula e desperte a curiosidade dos seus alunos.

Agradecimentos

Agradeço à estudante do 8º período de Engenharia de Materiais (UFRRJ) Laís Mendes de Carvalho pela revisão e assessoria neste artigo.

Autora deste artigo

Daniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, leciona Matemática no Ensino Médio e instrumentação para o ensino de Matemática no Ensino Superior. É também professora dos cursos de formação continuada da Fundação CECIERJ para  professores de Matemática.  Coordena, desde 2014, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Relacionando pH e logaritmos no PHET
Relacionando pH e logaritmos no PHET
Relacionando pH e logarítmos no PHET
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPGvIwix-_Bx3ER5NreBpfJXSOcfZRBU_bb-gMDlJMg8aUT4V_oe40uffDIx8GS9mfysosP4LjPkkt7vg0RagQpEJkasmJ7M4jFzDRzmQmJzyVRTmtktHmqvCQdYN_HY5TJwG7DD1NST_J/w640-h364/v%25C3%25B4mito.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPGvIwix-_Bx3ER5NreBpfJXSOcfZRBU_bb-gMDlJMg8aUT4V_oe40uffDIx8GS9mfysosP4LjPkkt7vg0RagQpEJkasmJ7M4jFzDRzmQmJzyVRTmtktHmqvCQdYN_HY5TJwG7DD1NST_J/s72-w640-c-h364/v%25C3%25B4mito.png
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2021/05/phelogaritmosnophet.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2021/05/phelogaritmosnophet.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar