Como montar um LSM na minha escola?

Muitas pessoas nos perguntam sobre o que é necessário para montar um laboratório sustentável em suas instituições. Para responder a esta pergunta montamos uma lista de perguntas e respostas frequentes:

1. Como um Laboratório sustentável de Matemática  - LSM é montado?

Um LSM é montado ao longo de aplicações de oficinas para o trabalho com os temas matemáticos abordados pelos professores interessados em montá-lo. Portanto, não existe um acervo inicial, mas sim um acervo em permanente elaboração e renovação.

2. Qual é o principal elemento do LSM, o que é mais importante no laboratório?

O principal elemento do LSM são os professores, seus alunos e a sua interação com outros professores e alunos na busca da melhoria do aprendizado de matemática. Enfim, as pessoas são o que há de mais importante num LSM.

3. Quais são os principais materiais necessários para montar um LSM?

O  que existe de mais necessário, em termos de subsídios,  em um LSM são os materiais recicláveis tais como: garrafas pet, papelão, jornal, espumas e isopor de embalagens,  caixas de leite,  arames, embalagens de alimentos diversas...

A boa notícia é que este material não só é grátis, como também é conhecido, errôneamente, por muitas pessoas como lixo. Desta maneira você não terá nenhuma dificuldade em coletar estes subsídios para o seu laboratório.

4. Eu preciso comprar materiais para montar o meu LSM?

Para o trabalho corrente no laboratório você precisa, para começar, de: 40 compassos, réguas, esquadros, 100 tesouras, 1 cola 1000ml por mês, 2 fitas adesivas grossas por mês, fita dupla face, canudos, porcas, parafusos e materiais de papelaria tais como pacotes de cartolina, papel cartão, perfurador, grampeador e etc. 

Mas não se preocupe, pois sempre é possível começar o trabalho com muito pouco material, como por exemplo: uma fita adesiva grossa, um pacote de papéis coloridos,  cartolinas, canudinhos e muito material reciclado.

Uma dica valiosa é deixar o laboratório sempre aberto à doação de compassos, esquadros réguas e afins (velhos), uma vez que normalmente ao fim do ano sobra aquele material gasto que viraria lixo (poluindo o meio ambiente) e que ao invés de ser descartado, pode ser doado e servir de subsídio para o aprendizado de muitas pessoas.

5. Como eu posso armazenar os materiais construídos? Eu preciso de uma sala específica para o LSM?

È Melhor ter uma sala disponível para o laboratório, mas caso não seja possível, ele pode funcionar: na sala de recursos da escola, ou até mesmo no laboratório de informática [que pode ser reorganizado para se tornar um laboratório multidisciplinar, por exemplo], caso haja laboratório de ciências na escola ele também pode ser reorganizado para se transformar em um laboratório multidisciplinar, enfim qualquer espaço disponível pode ser utilizado para abrigar um laboratório sustentável [até mesmo um armário na sala dos professores].

Uma vez que um espaço tenha sido assegurado, nós recomendamos que os materiais sejam organizados em 4 categorias: Números e Operações, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma e Tratamento da informação. No LSM-Hebe nós temos caixas identificadas para cada uma destas categorias onde guardamos: materiais concretos, jogos, subsídios para experimentos e artigos impressos sobre a temática da caixa. É possível utilizar caixas de papel A4, .identificadas por categoria, com este fim, Elas podem ser acondicionadas em armários, estantes ou prateleiras de baixo custo elaboradas com caixotes.

6. É possível articular Matemática com outras disciplinas no Laboratório?

Sempre! Uma vez que a matemática é a linguagem de todas as ciências, sempre é possível articulá-la com as demais disciplinas. Aqui no blog você encontra várias propostas neste sentido.

7. Como faço para montar objetos de aprendizagem com material reciclado e onde encontro sugestões de práticas diversificadas para o Ensino de Matemática?

Temos várias sugestões para construção de objetos e para práticas diversas usando materiais reciclados aqui no blog, na fanpage e no grupo do laboratório. Aqui no blog você pode procurar pelo seu tema de interesse na caixa de pesquisa do blog (no alto à direita).

8. Decidi montar o meu LSM, posso me juntar à Rede LSM?

Claro que sim! Entre em contato com a gente que iremos lhe ajudar com a elaboração do projeto do laboratório para inclusão no Projeto Político Pedagógico/Projeto Pedagógico de Curso da instituição, também iremos lhe adicionar ao nosso grupo virtual de colaboradores no qual interagimos, através de um grupo no whatsapp no qual discutimos questões urgentes de nossas salas de aula com vistas ao aprendizado de matemática e da página no Facebook na qual socializamos postagens com a temática do Laboratório e fazemos reuniões bimestrais via ferramenta ao vivo no Facebook.

Estes espaços virtuais são dedicados à interação e à integração dos professores envolvidos com o trabalho em LSM's e com a temática Laboratório na Escola.

Também é possível ver toda esta argumentação gravada em um video que pode ser acessado por professores interessados e também apresentado a gestores das escolas nas quais trabalham.

  • [message]
    • ##warning## Alguma dúvida?
      • Para outras perguntas entre em contato com a gente pelo email: contato@laboratoriosustentaveldematematica.com.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,5,Avaliação diferenciada,6,Clipping LSM,62,Como fazer,14,Didática & Matemática,36,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,17,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Eventos,42,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,11,Jormat,1,Livros LSM,1,Logaritmos,1,LSM ITINERANTE,1,LSM-CIEP 111,3,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática para os anos iniciais,12,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,31,Palestras & Formações,28,Planos de aula,1,pratica,2,práticas de laboratório,56,Práticas Diferenciadas,3,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,3,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,5,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,18,V-LSM,2,Visitação ao LSM,6,
ltr
static_page
Laboratório Sustentável de Matemática: Como montar um LSM na minha escola?
Como montar um LSM na minha escola?
Muitas pessoas nos perguntam sobre o que é necessário para montar um laboratório de matemática em suas instituições. Para responder a esta pergunta montei uma lista de perguntas e respostas frequentes...
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/p/como-montar-um-lsm.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/p/como-montar-um-lsm.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar