Sobre o LSM

Nossa história

O Projeto LSM começou em 2014 como um projeto da professora Daniela Mendes Vieira da Silva (Lattes: http://lattes.cnpq.br/4617961312604985) apoiada, principalmente, por seus alunos e pela direção da escola onde trabalha – Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, bairro da Zona Oeste carioca.

Ela acreditou que objetos de aprendizagem mediadores do aprendizado seriam úteis para o desenvolvimento do ensino de Matemática.

Mais ainda, com a dificuldade financeira inerente a muitas realidades escolares (principalmente na públicas), os materiais para a confecção desses objetos manipuláveis foram escolhidos dentre os reutilizáveis, reaproveitáveis ou recicláveis doados pela comunidade escolar. O complemento feito pela escola era feito apenas com materiais que não possuíam essa natureza. 

O LSM foi crescendo, se transformando e hoje trabalha com multimeios e abordagens diversificadas para o aprendizado de Matemática além de ter passado a contar com a colaboração externa de outros professores e licenciandos através da divulgação deste projeto em mídias digitais (blog laboratóriosustentaveldematematica.com e suas redes sociais).

A professora Daniela e seu grupo de colaboradores passaram então a, além de divulgar atividades diferenciadas de ensino aprendizagem pela internet, também a promover diversos encontros de educação matemática visando a troca de saberes com diversos atores da educação com aquilo que consideramos fundamental como um amálgama que nos mantém conectados como grupo: nestes encontros as atitudes e motivações de pesquisa dos professores que tem se inserido nesta rede de mútua colaboração nascem da sala de aula da educação básica.

Nossa marca

Nosso blog, estrutura, reformulação, logotipo e tudo mais, foi criado pelo professor Edigley Alexandre.

A institucionalização do grupo de colaboradores e da Rede 

Este grupo de colaboradores se organizou ao longo do tempo em uma comunidade presencial de prática, à qual denominamos N-LSM; este grupo nasceu no coração da Escola Básica, mais precisamente no Colégio Estadual Hebe Camargo, que foi o primeiro espaço-físico do projeto LSM.

Este grupo cresceu e atualmente é denominado  V-LSM e atualmente é constituído de professores domiciliados em diversos estados brasileiros e que se reúne virtualmente em Jornadas de Educação Matemática para discutir o papel dos multimeios na aprendizagem de matemática via redes sociais. O N-LSM e o V-LSM – tem sido espaços de discussão no qual compartilhamos e articulamos nossas práticas para o ensino de matemática em nossas salas de aula. 

A partir das nossas comunidades de prática fundamos (em 2016): Outra sede física do LSM no CIEP 111 Gelson Freitas (LSM-111) – em Mesquita; município da Baixada Fluminense, coordenado pela professora Darling Arquieres.

Atualmente estamos apoiando a criação de outras sedes físicas do LSM, em fase de implantação, a saber:
  • No Instituto Federal Tecnológico Mineiro (LSM-Patos), na cidade de Patos de Minas,  cuja implantação está sendo coordenada pela professora Eleide.

Também estarmos apoiando a criação de novos laboratórios de matemática em institutos, escolas e universidades localizados em diversos estados do Brasil e na cidade de Malveira em Portugal. Hoje já podemos nos apresentar como Projeto REDE-LSM.

Seja membro da REDE-LSM!

Aqui você vai descobrir que a produção dos objetos de aprendizagem pode ser feita a partir de materiais de baixíssimo custo ou até custo zero, o que torna viável inclusive a construção de um espaço ecológico dedicado ao aprendizado de Matemática na sua escola, professor(a)!

E então? Vamos juntos? Para ter um LSM na sua escola só é necessário boa vontade, apoio mútuo e lixo! Entre em contato com a gente!

  • [message]
    • ##warning## Atente:
      • Todas as práticas e materiais aqui recomendados são rotineiramente utilizados em nossas salas de aula, e são vistos como auxiliares na mediação do processo de ensino aprendizagem, facilitando a descoberta da Matemática enquanto campo de saber.

        O direito de imagem dos alunos aqui presentes no blog são  para fins pedagógicos, único objetivo, e  estão cedidos ao colégio Estadual Hebe Camargo-sede do LSM.

        Este blog tem apenas fins educacionais, portanto todo o material aqui apresentado tem o único objetivo de compartilhar conhecimentos. Uma parte deste acervo é fruto de pesquisa e quando isto ocorrer os créditos estarão nas postagens.

        Equipe V-LSM.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,5,Avaliação diferenciada,6,Clipping LSM,39,Como fazer,14,Didática & Matemática,35,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,17,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Eventos,42,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,9,Jormat,1,Livros LSM,1,Logaritmos,1,LSM ITINERANTE,1,LSM-CIEP 111,3,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática para os anos iniciais,12,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,31,Palestras & Formações,28,Planos de aula,1,pratica,2,práticas de laboratório,55,Práticas Diferenciadas,3,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,3,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,5,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,18,V-LSM,2,Visitação ao LSM,6,
ltr
static_page
Laboratório Sustentável de Matemática: Sobre o LSM
Sobre o LSM
Apresentação do projeto LSM. Quem somos?
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/p/sobre-o-lsm.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/p/sobre-o-lsm.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar