Produto Educacional - A Família DezMedida

Inauguramos aqui uma nova seção do blog dedicada à divulgação de produtos educacionais. Hoje trazemos o produto de minha dissertação que se constitui em um livreto que aborda questões da matemática financeira no cotidiano de forma leve e descontraída.

<a href="http://br.freepik.com/fotos-gratis/dolares-pelo-ralo-rua_1025245.htm">Projetado pelo Freepik</a>
Créditos da Imagem:Freepik

Matemática como meio para entender melhor a vida

Desde muito cedo, temos contato com as finanças, seja na escola, no ambiente familiar, ou profissional. Em virtude disso, faz-se necessária uma Educação Financeira, para aprendermos a lidar com os recursos de forma responsável e equilibrada. Para tanto, devemos promover uma reflexão, frente a situações cotidianas, para a tomada de decisões conscientes.

Os professores que almejam melhorar sua prática educativa e buscando planejar aulas agradáveis e de fácil entendimento podem fazer uso dos livros paradidáticos, que são ótimas ferramentas para fugir do tradicionalismo predominante em algumas aulas, que são resumidas à fala do professor e alguns exercícios extraídos de livros didáticos. 


Leve este produto educacional para a sua sala de aula

Este livreto narra a história da “Família Dezmedida”, que se depara em situações de cunho financeiro; propõe dez problemas que acontecem no dia a dia de uma família, ao final de cada capítulo, e o leitor deverá solucioná-los matematicamente, utilizando seus conhecimentos de Educação Financeira.

O livro é voltado para alunos do Ensino Fundamental II, e o professor pode trabalhar um capítulo da cada vez, ao final de cada aula, com o objetivo de entreter o aluno a partir de dez situações que ocorrem com esta família e situá-lo em várias situações fictícias, porém, possíveis de ocorrer no cotidiano.

Esperamos, assim, que este livreto seja mais uma alternativa para os professores que buscam “saídas” para suas inquietações didáticas e prática profissional diferenciada, divertida e curiosa, já que, sob o ponto de vista da Educação Financeira, o documento da ENEF orienta a “ampliar a compreensão dos cidadãos para que possam fazer escolhas bem informadas sobre a gestão de seus recursos” (BRASIL, 2011, p.11).


Saiba mais


Para conhecer melhor este produto educacional leia o artigo A Família Dezmedida na prática das finanças, que escrevi para a Revista de Educação, Ciências e Matemática v.6 n.3 set/dez 2016 - ISSN 2238-2380, que está disponível na íntegra neste link.


Tem um produto educacional? Publique com a gente!


Se você leitor(a) tem um produto educacional relacionado à Matemática e gostaria de publicar neste espaço entre em contato conosco pelo formulário de contato aqui do blog ou pelo e-mail contato@laboratoriosustentaveldematematica.com

SOBRE O AUTOR

Rosi Quintanilha Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica(Unigranrio). Graduada em Matemática (Unigranrio). Especializações em Ensino de Matemática (Unigranrio), Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF), Gestão, Supervisão e Orientação Escolar (Faculdade de Educação Sao Luís - cursando) e Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial (Faculdade de Educação Sao Luís - cursando). Atuo como Professora de Matemática/ Gestora na Rede Estadual de Educaçao do Rio de Janeiro. Colaboradora do projeto Laboratório Sustentável de Matemática
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Produto Educacional 3813762155299501664

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item