Jogo Memoriação- brincando com multi representações para frações! Download gratuito!

Aqui no LSM trabalhamos com a perspectiva de que é necessário oferecer ao estudante diversas representações de um objeto matemático  para facilitar a sua compreensão do tema estudado. Com essa ideia em vista elaborei reaproveitando alguns discos de EVA, que tinham sido utilizados em outra atividade, um jogo da memória um pouco diferente. No decorrer deste texto apresentarei esta diferença e a sua relação com as multi representações de um objeto matemático.

Regras


Trata-se de um jogo da memória com suas regras clássicas, ou seja, é um jogo que necessita de dois jogadores, no mínimo, onde há inicialmente uma disputa no par ou ímpar para decidir quem começa o jogo que consiste em deixar as peças  com um lado em branco que deve estar virado para cima e o outro lado preenchido consequentemente voltado para baixo. Cada jogador deve escolher uma peça virar o lado escrito para cima e tentar descobrir qual seria o seu par dentre as peças com a parte escrita voltada para baixo. Quem fizer o par fica com ele e quem descobrir mais pares ganha o jogo.

Um jogo igual e diferente

Se as regras são as mesmas do jogo tradicional, o que combinamos para formar pares é que é bem diferente do usual, uma vez que utilizamos (figura) frações equivalentes representadas de várias formas: porcentagem, número decimal, fração decimal (quando existir) e representação figural.


Jogo Memoriação- brincando com multirepresentações para frações para download!
Figura: Exemplo de par do jogo memoriação


 Essa escolha por representar o mesmo objeto de diferentes maneiras tem o objetivo direto de evitar a confusão entre objeto matemático e representação, uma vez que este é um erro recorrente em matemática e limita as opções de nossos estudantes na hora de tomar decisões relativas ao próprio uso da disciplina em si.  Ou seja, brincando o estudante vai compreendendo que é possível representar um mesmo conceito de diferentes maneiras o que permite que ele possa melhorar sua compreensão global da matemática uma vez que é fundamental para a compreensão desta ciência que se diferencie objeto de representação (Para um aprofundamento maior sobre a importância de diferenciar objeto e representação remeto à minha dissertação de mestrado).


Download

Se interessou pelo jogo desta postagem? Ele está disponível para download neste link! Você pode imprimí-lo ou fazer suas peças em qualquer material disponível (além do EVA sugerimos o uso de papelão ou cds antigos sem uso). Leve esse jogo para a sua sala de aula e conte pra nós como foi!


SOBRE O AUTOR

Daniela Mendes Coordenadora do projeto colaborativo Laboratório Sustentável de Matemática. Doutoranda em Ensino de Matemática (UFRJ), Mestra em Educação em Ciências e Matemática-PPGEduCIMAT/UFRRJ. Professora Regente de Matemática na SEEDUCRJ- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro- Programa dupla escola CEHC. Professora Tutora nas Licenciaturas em Matemática e Física do consórcio CEDERJ.
Facebook Twitter Instagram

Relacionados

Objetos de aprendizagem 8951479383103122394

Postar um comentário

Vencedor na Categoria Ensino Médio

Vencedor do 2º Prêmio de Educação Científica

Recente

Popular

Destaque

Caixas misteriosas para abrir o ano letivo

Nada melhor do que começar o ano letivo despertando a curiosidade dos nossos alunos, uma vez que, segundo Rubem Alves, educar é a arte de ...


item