Olá pessoal! Hoje gostaria de apresentar a vocês um material concreto, elaborado no laboratório, que apresenta uma alternativa concreta para o ensino deste método de endereçamento que são as coordenadas polares. Com o apoio do objeto de aprendizagem de hoje você conseguirá relacionar facilmente as coordenadas polares ao Teorema de Pitágoras(relação fundamental da trigonometria) e às razões trigonométricas seno e cosseno. Então, sem mais delongas, vamos ao material concreto específico de hoje!
Coordenadas polares como sistema de endereçamento
Olá pessoal! Hoje gostaria de apresentar a vocês um material concreto, elaborado no laboratório, que apresenta uma alternativa concreta para o ensino deste método de endereçamento que são as coordenadas polares.
Com o apoio do objeto de aprendizagem de hoje você conseguirá ajudar o seu aluno a relacionar facilmente as coordenadas polares ao Teorema de Pitágoras(relação fundamental da trigonometria) e às razões trigonométricas seno e cosseno.
Então, sem mais delongas, vamos ao material concreto específico de hoje!
Coordenadas polares e teorema de pitágoras!?! Sim!
Visão geral do objeto
1ª Seção: Endereçamento
Observe que o objeto acima é dividido em duas seções, a primeira apresenta as coordenadas polares como um método de endereçamento e apresenta tais coordenadas no plano de Argand-Gauss, observe abaixo um zoom nesta seção:
![]() |
Destaque da seção 1 |
Comparando as coordenadas polares ao endereço da escola
À esquerda você pode observar que há uma comparação entre as coordenadas polares e o endereço da escola onde está sendo desenvolvido o projeto LSM, situando tais coordenadas como um método de endereçamento, observe no zoom abaixo.
![]() |
Destaque da seção 1 à esquerda. |
À direita da seção 1 se pode observar o plano de Argand-Gauss e a marcação neste de um número complexo qualquer (z), ligando este ponto à origem, temos o módulo e medindo o ângulo entre o módulo e o eixo Oa temos o argumento. Observe no desenho abaixo que assim obtemos um triângulo retângulo, onde o módulo nada mais é do que a medida da hipotenusa deste triângulo e o argumento pode ser dado pelo seno e pelo cosseno deste ângulo (observe que o triângulo é destacável, para facilitar o entendimento).
Relação entre coordenadas polares e teorema de Pitágoras
![]() |
Destaque da seção 1 à direita |
2ª seção? Lembretes interativos para reforçar a primeira seção
A segunda seção é dedicada à reforçar a primeira, ela possui dois lembretes destacáveis, o primeiro relacionando o módulo à hipotenusa do triângulo formado e o segundo relacionando o argumento às razões trigonométricas seno e cosseno deste mesmo triângulo, verifique abaixo.
![]() |
Destaque da seção 2 |
Cosiderações finais!?!
Este objeto é muito fácil de fazer e tem um alcance pedagógico muito interessante, com ele podemos auxiliar o nosso aluno a compreender de forma geométrica este assunto tão espinhoso para muitos!
Um abraço a todos e até a próxima!