ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Instituto Crescer lança quinta edição do programa Aprender em Rede e estimula aprendizado colaborativo online

Compartilhe:

O projeto, que já conta com uma versão em português e outra em espanhol, estimulará que mais países ingressem na iniciativa e que escolas brasileiras interajam com instituições do idioma hispânico.

O projeto, que já conta com uma versão em português e outra em espanhol, estimulará que mais países ingressem na iniciativa e que escolas brasileiras interajam com instituições do idioma hispânico.



Inscrições vão até o dia 18 de abril.

O Instituto Crescer (www.institutocrescer.org.br) acaba de lançar a quinta edição do Programa Aprender em Rede, iniciativa educacional que visa fomentar a prática de projetos colaborativos online para troca de experiências regionais e culturais entre alunos de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental.

O programa possui uma versão em português e outra em espanhol. Além do Brasil, participam dos projetos Paraguai, Argentina, Honduras, Colômbia, Chile, Peru e Espanha. Nesta edição, o objetivo é incentivar o ingresso de outros países que tenham o português como língua materna, como Portugal e Moçambique.

A iniciativa tem como base incentivar práticas pedagógicas inovadoras, por meio de projetos intraescolares, que levem ao desenvolvimento de competências básicas para o século XXI, além do conhecimento de outras realidades, culturas e pessoas.

Dois macrotemas fazem parte desta edição: Projeto Contadores de Histórias, voltado ao Ensino Fundamental II, e Projeto Conhecer para Preservar: Animais em Extinção – Educação Básica Primária, para o Ensino Fundamental I. Cada projeto contará com comunidades específicas em português e espanhol, organizadas por meio de grupos fechados no Facebook, administrados pelo Instituto Crescer e exclusivos aos professores inscritos, para o intercâmbio das atividades de seus alunos.

Haverá também momentos de videoconferência entre as escolas, para que os estudantes explorem os materiais compartilhados e avaliem a experiência de participar do programa. As inscrições, tanto para os grupos em português quanto para os em espanhol, estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de abril, data de início das atividades. O cadastro e participação nas comunidades do Aprender em Rede são exclusivos aos professores, que devem ter o aval da escola e autorização dos pais para a troca e compartilhamento de informações online.

O programa concede certificados de participação de 40 horas aos docentes que concluírem os projetos. Os interessados podem se inscrever no link http://blogaprenderemrede.wordpress.com/. Saiba mais

Conversamos com a Diretora do Instituto Crescer, Dra. Luciana Allan a respeito deste programa, segue abaixo a entrevista na íntegra.

1) Como surgiu a ideia do programa? A ideia é uma inspiração dos programas PenPal que antes da internet, utilizava cartas para comunicação entre jovens de áreas bem distantes, para troca de cultura. 

2) Quais foram as experiências mais interessantes das edições anteriores? A inserção de videoconfeências entre escolas participantes, onde os alunos de escolas de diferentes regiões, puderam se comunicar instantaneamente e trocarem os resultados dos trabalhos desenvolvidos dentro da mesma temática de projeto. 

3) Quais foram as maiores surpresas que tiveram nas quatro primeiras edições do programa? Ver a reação dos alunos que participaram pela primeira vez em uma videoconferencia e a curiosidade que tiveram em ver o trabalho de outras escolas.

4) Quais são as expectativas para esta quinta edição? A participação de outros países de língua portuguesa e o intercâmbio entre escolas de países onde se fala espanhol e português.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Instituto Crescer lança quinta edição do programa Aprender em Rede e estimula aprendizado colaborativo online
Instituto Crescer lança quinta edição do programa Aprender em Rede e estimula aprendizado colaborativo online
O projeto, que já conta com uma versão em português e outra em espanhol, estimulará que mais países ingressem na iniciativa e que escolas brasileiras interajam com instituições do idioma hispânico.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjd2tJF7ZiRTIaaOvAX-oAQn9nk7j7uwpBhYSCXlVVNuvyxv3tYOVVJVMs0hr1iVIXQtvKsauh4M9Xsxk35IPk2pTHrVci2I7icVIX44gI-wfBIM3cxayLJUGQOSmIAm1vyeYPQfJrg1E7T/s320/marca_ic_logo_institutocrescer.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjd2tJF7ZiRTIaaOvAX-oAQn9nk7j7uwpBhYSCXlVVNuvyxv3tYOVVJVMs0hr1iVIXQtvKsauh4M9Xsxk35IPk2pTHrVci2I7icVIX44gI-wfBIM3cxayLJUGQOSmIAm1vyeYPQfJrg1E7T/s72-c/marca_ic_logo_institutocrescer.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2016/04/instituto-crescer-lanca-quinta-edicao-aprendizado-colaborativo-rede.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2016/04/instituto-crescer-lanca-quinta-edicao-aprendizado-colaborativo-rede.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar